Equipes com senso de pertencimento, em ambiente construído por seus superiores, ajudam a consolidar resultados e gerar novos valores para a companhia
No mundo corporativo, um dos principais desafios da liderança estratégica é atrair profissionais para trabalhar em uma causa comum, dotada de propósito. É tarefa dos responsáveis pelos postos de comando coordenar a aplicação dessa filosofia com a cultura organizacional da empresa. Mostrar à sociedade que as atividades da companhia também foram projetadas para beneficiá-la pode ser um bom negócio.
O objetivo, como se percebe, não é só buscar novos talentos e consolidar os resultados planejados. O desenvolvimento de líderes e o aprimoramento da equipe passam pela instituição de uma mentalidade que fortaleça a sensação de pertencimento, e de estar envolvido em um projeto especial, que assume a condição de protagonismo na comunidade.
Uma liderança de impacto precisa estar atenta para saber que esse tema veio para ficar. Números podem jogar luz ao debate: pesquisa global realizada com 500 executivos pela Harvard Business Review Analytic Services e o EY Beacon Institute, apontou que 80% acreditam que a liderança de resultados deve trabalhar pela implantação de uma empresa que possua propósitos claros. E não é só isso.
“A pesquisa detalhou que a postura e as intenções devem ser conhecidas pelos stakeholders, pois assim a empresa reúne condições de obter mais sucesso na satisfação dos funcionários e na garantia de fidelização dos clientes”, observa Clodoaldo Oliveira, diretor-executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, empresa de consultoria parceira da Fundação Dom Cabral (FDC), uma das escolas de negócios mais conceituadas do mundo.
Líderes que possuem um propósito moral na visão de negócios e nas ações de trabalho, segundo o levantamento, reúnem condições mais fortes de manter um alto índice de engajamento de suas equipes. Elas exibirão mais prazer com o trabalho e a própria organização.
Esse comportamento leva à outra conclusão importante da pesquisa. “Há menor chance de os colaboradores deixarem a empresa quando trabalham com superiores que atuam munidos sempre de um propósito ou intenção”, ressalta Clodoaldo Oliveira. Reter talentos que façam a diferença e não sejam atraídos para a os concorrentes é um dos principais resultados dessa nova modalidade de pensar os negócios.
O desafio que se coloca após a conclusão desses estudos é: como criar ações que tornem possível o desenvolvimento de lideranças para atuar com propósitos claros e que se harmonizem aos interesses de mercado da empresa? Uma das respostas pode ser encontrada na mudança de foco, ainda atrelado exclusivamente nos resultados.
“Essa relação do líder com a planilha o pressiona a se preocupar muito consigo mesmo, quando na verdade deveria ampliar sua visão e direcionar forças para impactar na sociedade onde a companhia está inserida”, afirma Oliveira, da JValério. Ou seja, o perfil de líderes preocupados com propósitos deve ultrapassar linhas imaginárias que se resumem apenas ao dia a dia da empresa, limitando-se a monitorar operações e atividades que busquem números financeiros.
A sinergia causada por essa nova forma de movimentação no ambiente de trabalho gera o que qualquer executivo gostaria: agregar novos valores à marca, atraindo mais parceiros (fornecedores e sócios, por exemplo), ampliando o leque de clientes e fortalecendo laços da companhia com seus funcionários, cada vez mais inspirados em se autodesenvolver, contribuir com os propósitos estabelecidos e, portanto, entregar os resultados planejados.
O desenvolvimento de habilidades que permitam criar estímulos em busca de propósitos para a atividade empresarial exige preparo e estudo. O assunto é sério e não pode ser confundido apenas com discursos e palestras motivacionais.
Ferramentas já disponíveis nas áreas educacional e de consultoria empresarial auxiliam o líder a formatar um cronograma para consolidar iniciativas que partam da empresa e mostrem à sociedade intenções verdadeira para construir um mundo melhor.
É o caso, por exemplo, da Pós-Graduação em Gestão de Negócios da FDC e JValério. No curso, as aulas vão mostrar como valorizar a aplicação prática do conhecimento e a descoberta de habilidades que abram novos caminhos de trabalho do líder com propósitos. Tendências de mercado, pesquisas e análises a respeito do tema serão transmitidas para ajudar os executivos e CEOs a implementar, com segurança e fundamentos, essa mentalidade para agregar valor à companhia.
São aulas que abrem entendimentos de como influenciar o ambiente global de negócios para quem quer liderar e empreender, recebendo informações baseadas nos melhores especialistas do mercado de consultoria e análise. A finalidade é criar cenários empresariais inovadores e prósperos por meio de decisões acertadas. As aulas vão mostrar como desenvolver o pensamento criativo para identificar soluções e enxergar oportunidades.
O que se espera com o conhecimento transmitido é que as empresas e os líderes conectados com um propósito fortaleçam o que já é conhecido no meio corporativo por “walking the talk”, algo próximo de como transformar a teoria em prática. Por isso, o desafio dos líderes é agir conforme o discurso. Antes de mais nada, ter atitudes coerentes que vão moldar as ações no cotidiano. Isso garante que a carta de intenções para transformar o meio onde a companhia atua saia do papel.