Os desafios para os Conselheiros aumentaram exponencialmente e os Conselhos de Administração terão papel decisivo no pós-pandemia. Será fundamental consolidar posição no mercado, preservar e avançar os
negócios no curto prazo sem perder a visão de longo prazo, debater a governança, engajar os colaboradores e a cadeia de valor do sistema, além de criar de uma agenda de inovação.
O programa prepara conselheiros de administração para a função e promove a compreensão sobre as responsabilidades do cargo. Proporciona também a reflexão profunda e desenvolvimento de uma base sólida de fundamentos, sem perder a articulação com a aplicação prática. a metodologia utilizada será a do Board Case: simulação prática e instigante das etapas de preparação e execução de uma reunião do conselho de administração.
São quatro grandes grupos que o programa visa atender:
- Membros de empresas familiares e de controle familiar, que já estruturaram ou estão organizando conselhos de administração dos seus negócios;
- Acionistas, executivos ou profissionais com grande experiência que desejam se posicionar como Conselheiros e aproveitar a demanda estratégica que o mercado oferecerá mundialmente;
- Conselheiros que querem e precisam ampliar repertório para melhorar as tomadas de decisão;
- Representantes de fundos e bancos de investimentos.
As intensas transformações do ambiente de negócios refletem diretamente na atuação dos Conselhos de Administração, que mais do que nunca, precisam se adaptar a um novo contexto. Diversidade, inovação, gerenciamento de riscos e ESG (ambiental, social e governança) pautam a nova agenda do órgão que é o guardião da longevidade dos negócios.
O Programa da JValério/FDC promove uma reflexão profunda sobre a função e as responsabilidades do Conselho de Administração e permite que o participante compreenda a relevância, a complexidade e o alcance dos Conselheiros na dinâmica atual das organizações.
DATAS: Próxima turma: 26/09/2022
DURAÇÃO: 106 horas
FORMATO: Presencial em Curitiba – Aulas na Sede JValério
TURMA INÉDITA: aulas presenciais em Curitiba, nas instalações da JValério.
BOARD CASE: metodologia ativa que coloca o participante e sua turma dentro do CAD.
Foco na articulação dos campos da governança e da gestão.
Reflexão profunda e desenvolvimento de uma base sólida de fundamentos sem perder a articulação com a aplicação prática.
Visão ampliada e crítica das necessidades dos stakeholders do negócio.
Professor nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Empresas Familiares, Gestão Estratégica e Administração de Conflitos da Fundação Dom Cabral. Na FDC, foi Diretor Administrativo, das Parcerias Empresariais e da Educação Executiva, tendo sido responsável pelos Programas PGA (junto ao INSEAD) e STC (junto a Kellogg). Coordenou o Núcleo de Governança Corporativa e conduziu pesquisas nos campos de empresas familiares e empresas estatais. Atualmente atua como Orientador Técnico do PDA - Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária. Atua também no EMBA da FDC e no Programa de Governança, Risco e Compliance. Em programas customizados já atuou em empresas como a Petrobras, BB Mapfre, Sebrae, Banco do Nordeste, Assodeere, Loreal, Bradesco, Transpetro, Sicoob, Sicredi, entre outras. Foi executivo no Grupo Gerdau e no Grupo Korf. É PhD em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham e tem Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catariana.
Elismar Álvares é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e detentora de diversos títulos de especialização. Elismar Álvares é professora, palestrante e pesquisadora da Fundação Dom Cabral, especialista em temas relacionados a Empresas Familiares e a Governança Corporativa. Nos últimos 25 anos, atuou como mediadora de conflitos e consultora destas empresas, em trabalhos relacionados a Sucessão Empresarial (Patrimonial e na Gestão), construção e elaboração de Acordos Societários e Protocolos Familiares, estruturação e aperfeiçoamento da Governança Corporativa, tendo atuado como consultora de Conselhos de Administração de várias empresas de médio e de grande porte; além de ter participado como membro de Conselhos de Administração de diversas empresas. Na FDC, é criadora de duas importantes soluções educacionais: o PDA (Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária; e o do PDC (Programa de Desenvolvimento do Conselheiros), além de autora de livros e artigos sobre o tema.
L. Richieri é professor associado e Orientador Técnico nas áreas de estratégia, inovação e transformação digital da Fundação Dom Cabral. Flavio tem mestrado em administração de empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie/SP, em 2007, MBA pela FDC, em 2000 e curso de extensão em Gestão da Inovação, pela Universidade de Stanford em 1999. Ele atua em programas de mestrado, pós-graduação e customizados na FDC. Já atuou em empresas como SSA, IBM e Itautec, entre outras. É professor dos programas de pós-graduação da ESPM, nas áreas de finanças e plataformas digitais desde 2000. Já foi professor convidado do INSPER e Mackenzie. É membro do GEAD (Grupo de Excelência em Gestão Financeira) do CRA/SP, investidor anjo associado à Anjos do Brasil. e autor de livros, trabalhos técnicos e científicos, publicados no Brasil e no exterior
Profissional da área de Desenvolvimento Organizacional e Empresarial, Sócio – Diretor da Lucas & Associados Consultoria Empresarial, com formação superior em Administração de Empresas e especialização em Planejamento e Sistemas de Informação. Nos últimos 50 anos atua como executivo e consultor empresarial nas áreas de desenvolvimento organizacional e condução processos de transformação envolvendo estratégia, processos, organização, sistemas e pessoas. Atua como professor convidado nos cursos de MBA da FDC- MG - Fundação Don Cabral de Minas Gerais, em programas do GV-PEC na FGV- Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e cursos de extensão da UNICAMP, tratando dos temas: Evolução dos Modelos de Organização, Liderança e Gestão Estratégica de Mudanças. Atua como palestrante abordando os temas Liderança, Mudança e Cultura como forma de mobilizar as organizações para a alta performance. É co-autor do Livro A Disciplina e a Arte da Gestão das Mudanças nas Organizações - Como Integrar Estratégias e Pessoas; Ed Campus 264 pág. É autor do “JGM - Gestão Estratégica de Mudança” Business Game utilizado em programas de treinamento com lideranças que conduzem processos de transformação em organizações. (lançamento 2009).
Advogado na área societária, especialmente em projetos estruturadores de governança corporativa para empresas médias e familiares. Advisor jurídico em projetos de M&A e de investimento anjo, venture capital e private equity. Mediador de conflitos societários, podendo atuar como advogado nos processos de mediação. Negociador na venda de participações societárias, joint venture, fusões e aquisições.
Zeca de Mello é professor e palestrante convidado da Fundação Dom Cabral – FDC. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e mestre em Teologia Bíblica, pela PUC-Rio. Fez MBA Executivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela COPPEAD/UFRJ. Prof. Zeca de Mello é palestrante nos seguintes temas: Reaprender a aprender, desafio para pessoas e organizações; Credibilidade e Confiança; Humanidades e os desafios da gestão contemporânea; O que podemos aprender com as crises?; Filosofia e ética da informação; Empatia, prática necessária em tempos inquietos • Valor da Cultura e do Legado; A arte de engajar pessoas e Gratidão: a mais agradável das virtudes. Atua em instituições como Vale, Nestle, Bradesco, BNDES, Sesc, Sebrae, TV Globo, Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, GE Aviation, Petrobras, Itaú, Embrapa, Coca-Cola, Unilever, Vivo e Oi, entre outras. É professor da disciplina “Ética corporativa” no curso de Pós-graduação em Gestão do conhecimento Master on Business and Knowledge Management – MBKM, pela COPPE/ UFRJ. Atua na implementação de Programas de Responsabilidade Social, Mapeamento de Talentos e Desenvolvimento de Lideranças segundo modelo de Gestão do Conhecimento.
Vincent Dubois atua nas áreas de gestão estratégica e mercadológica. Nos últimos 12 anos, coordenou a formulação e execução de planejamentos estratégicos e programas de crescimento em mais de 100 empresas, dos mais diversos setores de atividade. É Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, Master of Business Administration pela Heriot-Watt University – Edimburgo/ Reino Unido e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Bruxelas/ Bélgica. Vincent é professor associado da Fundação Dom Cabral ministrando aulas de estratégias empresariais em programas customizados, PDDs e no MBA. É Orientador Técnico do PAEX, desde 2007, tendo acompanhado empresas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e no Paraguai. Atende como Sponsor e Professor Especialista na PCS e atua como Sponsor no PGA, desde 2017. É fluente em Inglês, Espanhol e Francês, ministrando palestras ou aulas indiscriminadamente nestes três idiomas. Participou ainda de diversos projetos de internacionalização e de cooperação internacional, assim como de processos de preparação para M&A. Participa de Conselhos de Administração como conselheiro independente.
Paulo Alves possui doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública, ambos pela FGV. É formado em Engenharia Elétrica pelo IME. Atualmente é professor tempo integral da Fundação Dom Cabral (FDC). Paulo Alves foi Sub-Secretário de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) de 2007 a 2009. Sua experiência professional abrange os setores governamental, defesa, aeroespacial, educação e energia. Foi também Capitão do Exército Brasileiro de 1990 a 2002. Como professor, Paulo Alves trabalhou para as seguintes instituições de ensino no Brasil: ESPM, FDC, FGV, IBMEC, IME e PUC. Já fez palestras e apresentações na Brown University, CKGSB, HULT, INSEAD, ISB, John Hopkins University, Kellogg, Saint Gallen, Schulich, Skolkovo, UT Dallas, e Vlerick em programas em parceria com a FDC. Fez parte do Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL), da Harvard Business School em 2012. Atuou como consultor para a BAT (British American Tobacco), IADB/BID, Petrobrás, Shell, e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Foi membro da Strategic Planning Society (SPS-UK), e é membro fundador do Strategic Management Forum. É autor do livro eletrônico ‘Emerging Markets Report, publicado pela AVEC Editora, e dos livros ’Jogos de Empresas’ (Pearson/Makron Books), ‘Jogos e simulações de Empresas’ (Alta Books), e ‘Gestão Pública Contemporânea’ (Alta Books). Recebeu o prêmio Publicis Best Marketing Strategy no L’Óreal Marketing Awards 2004, como professor orientador. Foi classificado em 29o. lugar no prêmio Best Business Professor promovido pela The Economist Intelligence Unit em 2012-13.
Participar do programa foi uma experiência extraordinária, pois proporcionou uma visão bem realista e fiel do propósito e do funcionamento de um Conselho de Administração. Além disso, me preparou para as circunstâncias que advêm de uma importante posição como essa. Após o curso, me sinto preparada para a atividade. Parabéns à Fundação Dom Cabral por trazer para a sala de aula problemas atuais e reais, trabalhando em conjunto às soluções, e também pela excelência na escolha dos
profissionais. Fiquei maravilhada com o programa.
Mariella Florentino Garcia Pavesi, presidente do Conselho de Família, Grupo Algar
Meu primeiro contato com a FDC foi neste programa e gostaria de parabenizar a instituição pela dedicação e comprometimento para que os executivos que buscam seu desenvolvimento tenham uma experiência completa, dinâmica e rica em conteúdo. O PDC foi fundamental para minha nova fase profissional, levantando temas de extrema importância, sempre alinhando o lado acadêmico com a realidade das empresas brasileiras e ressaltando o papel do conselheiro, suas responsabilidades/obrigações e seu relacionamento com sócios/acionistas, demais conselheiros e a própria empresa.
Michele Shen Lee, conselheira da Alibem Alimentos S.A.
Atuando fora do Brasil há muitos anos e membro de Conselhos de várias empresas com histórias e culturas diferentes, era absolutamente necessário participar do PDC, mas o importante foi ter vivenciado tanto conhecimento sobre o tema, ter tido a oportunidade de ouvir profissionais do mais alto gabarito, ter compartilhado tantas experiências e, sem dúvida, entender quão importante são para o futuro empresarial programas como este.
Ricardo Frederico Buarque Barbosa, VP Regional Africa, Intercement Brasil S.A.
A participação no programa foi fundamental para a melhor compreensão do papel a ser desempenhado, das responsabilidades e dos riscos envolvidos na função de conselheiro. A abordagem apresentada pelos professores é realista e condizente com a situação da maior parte das companhias brasileiras. Entender o papel que uma boa estrutura de governança tem no presente e no futuro das companhias é uma competência que todo profissional deveria se esforçar para adquirir, e o programa tem muito a contribuir neste sentido.
Osmar Lima, gerente do Departamento de Investimento (DEIN), BNDES – Área de Capital Empreendedor (ACE)
Desenvolvido para promover uma profunda compreensão sobre as responsabilidades do Conselho de Administração (CAD), o PCD é uma formação que estimula a reflexão e a aplicação prática em um ambiente ideal para os participantes construírem e ampliarem ainda mais as suas redes de contatos de alto nível.