Gestão de caixa: boas práticas para fazer sua empresa sobreviver à crise
22/04/2020
Confira dicas para fazer a gestão de caixa da sua empresa e baixe um modelo gratuito elaborado por professores da Fundação Dom Cabral
A pandemia de Covid-19 impôs uma série de desafios para as empresas, com o agravante de que ainda não sabemos quando ela chegará ao fim. Uma das medidas mais urgentes é saber gerenciar as finanças do negócio e planejar os próximos passos tendo em vista um cenário em que a maior parte dos executivos acompanha queda de faturamento e redução da carteira de clientes. O tema foi discutido na última edição virtual do Comitê de Presidentes e Dirigentes, realizado pela JValério FDC nesta quinta-feira (16) e conduzido pelo especialista em finanças e economia Rodrigo Zeidan, professor da Fundação Dom Cabral e da New York University Shanghai, pesquisador sênior do Center for Sustainable Business da NYU Stern e colunista do jornal Folha de S. Paulo. A saúde financeira das empresas também foi assunto de webinars da COM:unidade, iniciativa da FDC para apoiar empresários no contexto atual. Realizados nos dias 7 e 13 de abril, os encontros foram conduzidos pelos professores Rodrigo Zeidan e Guilherme Amado, este último, economista com especialização em administração financeira e em contabilidade. Neste post, reunimos os principais trechos dos encontros, com avaliação dos especialistas e dicas de boas práticas para gestão de caixa. Confira:
Economia e saúde
Um dos pontos destacados no Comitê de Presidentes e Dirigentes é a importância de entender que economia e saúde não são concorrentes e que neste momento não se deve tomar decisões imediatistas. Ainda que pareça uma boa solução para evitar a quebra de empresas e o desemprego, o retorno às atividades normais agora pode gerar uma situação ainda mais crítica. Quanto mais pessoas estiverem em circulação enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda isolamento, mais difícil será controlar a pandemia e o cenário de crise se manterá por mais tempo. Segundo dados mais recentes da OMS, mais de 149 mil pessoas no mundo já morreram pela Covid-19.
Lucro não deve ser a métrica de 2020
Rodrigo Zeidan foi categórico na avaliação sobre o que as empresas devem esperar daqui para frente. “A métrica desse ano não é lucro, a métrica é quanto tempo eu sobrevivo”. Segundo ele, o lucro não será a métrica do final de 2020 para 70% das empresas brasileiras, por isso é fundamental ter um modelo de fluxo de caixa, que permita construir cenários para os próximos meses e fazer simulações de quebra de contrato. Para Zeidan, a crise vai deixar a lição de que é preciso aprender a “viver líquido”. Seja pessoa física ou jurídica, é preciso entender que ter dinheiro em caixa é importante para oportunidades de investimento ou para situações de crise, como a de agora. Para isso, é preciso ter um plano financeiro de longo prazo.
Caixa é o que importa
Segundo Guilherme Amado, a recessão é certa e seus efeitos serão complexos. Diante de um cenário em que há choque de demanda, ruptura potencial de cadeias de produção com choques de oferta, aumento do risco de crédito e aumento do desemprego, o foco da gestão não deve estar em maximizar lucros, mas sim em maximizar caixa. “Neste momento, mais do que nunca, caixa é o rei, caixa é o que importa [...] é com o caixa que a gente paga salários, dividendos, empréstimos, investimentos, gastos e garante a sobrevivência da companhia”. As empresas mais afetadas pela crise, segundo o especialista, são aquelas que já possuem caixa apertado, estrutura fixa pesada, alto endividamento, as que estão no meio de um ciclo de investimento, que têm amortização de dívida encurtada e as que pertencem aos setores obrigados a reduzir as atividades, como turismo e lazer.
Dicas para gestão de caixa
O professor Guilherme Amado explica que não há uma receita única para todas as empresas, especialmente porque cada uma tem um perfil diferente e está passando pela crise de maneira distinta. No entanto, há algumas ferramentas básicas úteis. Confira:1 - Analise as despesas atuaisTenha ciência de quais despesas precisarão ser pagas nos próximos meses. Sem ter ideia das obrigações da empresa, não é possível entender o impacto da crise para o negócio, nem mesmo traçar estratégias para sobreviver a ela. 2 - Tenha como meta não deixar o caixa fechar no vermelhoEste é o momento de eliminar gastos não essenciais e evitar novas despesas. “É preciso estruturar os custos e despesas fixos para caberem no novo volume de vendas que a companhia tem”, complementa Amado. Avalie renegociar contratos, evite demissões que consomem muito caixa, atente-se para alterações na legislação trabalhista que permitam economia de gastos ou viabilizem postergação de gastos. 3 - Gerir melhor a necessidade de capital de giroA inadimplência tende a crescer, por isso, fique atento aos prazos para receber pagamentos, serviços e mercadorias. Se for preciso, negocie. “Os clientes obviamente têm também as suas dificuldades financeiras e há uma tendência enorme dos recebimentos esperados de uma determinada carteira de clientes simplesmente não acontecer”, adianta o professor, que também indica não manter estoques excessivos nesse período. Se tiver grande quantidade de produtos em estoque, considere se livrar deles, mesmo com baixa margem de lucro. O importante é fazer caixa. 4 - Gerencie as dívidas da empresaConsidere tomar recursos com prazos longos e com carência, mesmo que apenas para reforço de caixa, e renegocie as dívidas atuais seja para alongamento, seja para obter carência de seis meses ou mais. Segundo Amado, uma boa estratégia é focar primeiro nos bancos “da casa”, usando linhas de crédito já aprovadas ou aproveitando o relacionamento para conseguir aprovação de limites mais rápida. Outra recomendação do especialista é fugir das contas garantidas (cheque especial), que são caras, curtas e instáveis. Por fim, recomenda-se agilidade ao abordar os bancos para aproveitar esta fase em que eles estão abertos à negociação. As taxas deverão subir daqui para frente e a inadimplência vai aumentar, levando-os a restringir o crédito.5 - Controlar a saída de caixa Se a sua empresa tem caixa, termine o que está em curso e pare por aí. Só faça investimentos no que for estritamente necessário. No caso de sua empresa já estar com caixa baixo, considere parar imediatamente os investimentos que estiver fazendo.
Orientações e troca de experiências
Precisando de ajuda para entender os efeitos da Covid-19 nos setores econômicos? Conte com a JValério FDC. Criamos a edição virtual do Comitê de Presidente e Dirigentes, com a participação de diretores, professores da Fundação Dom Cabral e especialistas convidados. Realizadas todas as quintas-feiras por videoconferência, as reuniões são um espaço para a troca de informações, compartilhamento de boas práticas e orientações técnicas sobre temas relevantes nesse período de pandemia. O próximo encontro (23/04) será sobre tributação em tempos de coronavírus, com o especialista Lucas Ribeiro. No dia 30 de abril vencerá a primeira parcela do imposto de renda das empresas e o regime de apuração de lucro pode ser determinante de prejuízo em 2020.O Programa Fórum Empresarial também ganhou versão online com dois encontros mensais de duas horas cada. Os temas foram especialmente pensados para atender a necessidade de conteúdo que o momento atual requer. A próxima edição acontece no dia 28 de abril, das 9h às 11h, com a participação do professor Heitor Coutinho. Vamos falar sobre estratégia ágil em tempos de incerteza.
Para saber mais, entre em contato pelo telefone (41) 99288-0587 ou contato@jvalerio.com.br
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