Garantir a longevidade dos negócios está relacionado ao entendimento dos conceitos que fazem parte deste setor vital
A falta de gestão eficiente, sobretudo financeira, é o segundo maior motivo para o fechamento de empresas no Brasil. Atualmente, perde apenas para o maior vilão dos CNPJs nacionais: a alta carga tributária. Se por um lado, vivemos um boom de empreendedorismo no país, com mais de 2,7 milhões de novos negócios abertos até agosto de 2023, segundo o IBGE, de outro, os dados sobre fechamento são alarmantes. Para se ter uma ideia, 48% desse total tende a encerrar suas atividades dentro de três anos. Em outras palavras, um período relativamente curto para conseguir ter uma visão clara dos indicadores de desempenho e, por consequência, aplicar melhorias.
Ainda de acordo com o IBGE, 25% dos empresários apontam pontos fracos da gestão em si como causa direta dos problemas que levam ao encerramento, por vezes, precoce. Diante do cenário, ter acesso a fundamentos de finanças e demais conceitos que fazem parte da boa administração funciona como um antídoto para combater a falência. Da mesma forma, compreender o ecossistema capaz de garantir a longevidade empresarial deve ser, com toda a certeza, uma prioridade no planejamento estratégico. Afinal, por meio de conhecimento e controle se torna possível atingir os objetivos das organizações, independentemente do porte e segmento, de maneira rentável e sustentável.
As competências técnicas para uma eficiência financeira tem te preocupado? O conteúdo de hoje pode ajudar a dar o primeiro passo rumo ao modelo de gestão na qual minimizar custos e maximizar resultados é realidade.
Para o economista Lawrence Gitman, o termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de gerenciar dinheiro”. Embora possa parecer simples, as responsabilidades dos gerentes financeiros não param por aí e abrangem uma série de variáveis indispensáveis ao sucesso organizacional. Além de cuidar do caixa e do crédito, este profissional trata de questões como impostos, recursos, investimentos, ativos, fornecedores, pessoal e expansão. Aliás, ele lida com tudo aquilo que exerce influência direta na tomada de decisões que, neste caso, quanto mais seguras e estratégicas, melhor.
Vejamos as principais vantagens de fazer uma análise correta que viabilize investir, crescer e, de preferência, se manter robusto, consistente e, inclusive, mais competitivo no mercado. Confira os princípios básicos a seguir e como é possível colocá-los em prática.
Este talvez possa ser considerado o pilar mais importante da gestão financeira, a exemplo de outros departamentos da estrutura organizacional. Apenas por meio do planejamento pode-se estabelecer metas, fazer projeções e escolher investimentos, bem como remanejar custos operacionais e aumentar receitas, por exemplo. Vale lembrar que o mapeamento dos processos também configura uma etapa do cronograma financeiro e, portanto, demanda plena atenção.
Parece óbvio, mas nunca é demais frisar a relevância da organização na gestão financeira. Isto é, efetuar o registro preciso de todas as movimentações, tais como entradas, saídas, despesas e faturamentos, de modo a diminuir erros e fraudes. Sem falar que a ação afasta a possibilidade de surpresas desagradáveis que podem colocar tudo a perder. Graças ao monitoramento feito pelo gestor, problemas como atrasos em pagamentos podem ser resolvidos com medidas corretivas imediatas a fim de evitar prejuízos maiores.
Estar em conformidade com as legislações fiscais e tributárias, assim como outras normas e regras relacionadas às leis federais ou políticas corporativas é um dos pilares da gestão financeira eficiente. Nesse sentido, o compliance entra em cena para garantir o cumprimento de todas as exigências para uma performance mais ética e transparente, itens essenciais para a reputação e manutenção da confiança de clientes e investidores.
Para colocar a gestão financeira eficiente em prática, é necessário saber utilizar as ferramentas certas nos momentos adequados a cada uma delas. Entre os elementos mais importantes, vamos destacar três a seguir.
Abrir uma empresa é o primeiro passo de uma longa jornada que depende de como os elementos da gestão financeira são utilizados pelos profissionais de cargos estratégicos. Partindo da premissa, reconhecer que o caminho é repleto de desafios é a primeira atitude para fugir das armadilhas. A ideia é garantir que o negócio não seja mais um número nas estatísticas de falência, mas sim um caso de sucesso.
Pensando nisso, confira o que não fazer na gestão financeira para minimizar riscos e maximizar os resultados:
Sabemos que o sucesso financeiro não acontece do dia para a noite, mas temos plena convicção da força de estar em constante estado de aprendizado. Não por acaso, um de nossos programas é justamente sobre a compreensão das finanças organizacionais.
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