Uso de dados amplia estratégia das empresas

15/10/2021
Uso de dados amplia estratégia das empresas | JValério

Estruturar as informações internas e externas produzidas pela companhia pode encaminhar o negócio a uma nova e promissora fase no mercado

Devido aos reflexos causados no mundo corporativo, os acontecimentos na política, na economia e na vida cotidiana ganharam um nível de importância nos últimos meses como em nenhuma outra fase da história.

Uma das consequências mais diretas para as empresas foi o salto na demanda por análises e previsões, tendo como finalidade escapar ou absorver os impactos que os acontecimentos externos possam geram no setor produtivo. O planejamento estratégico é realizando com base nessas informações, que direcionam a gestão de negócios.

É fato: as estatísticas sempre fizeram parte de qualquer setor econômico. Portanto, é algo que integra a própria natureza da atividade empresarial. Mas com o avanço da inteligência artificial e o uso de algoritmos, capazes de sacudir países inteiros, como mostram as movimentações nas redes sociais, por exemplo, os dados surgidos a partir das medições feitas por poderosos softwares ganharam status de “ouro”, com poderes de levar quem usa essas informações a níveis jamais pensados.

Domínio

Outro exemplo para reforçar a importância do manuseio correto dos dados: uma empresa que conhece o perfil de seus clientes saberá entregar um produto com agilidade e assertividade, facilitando toda a gestão financeira do negócio. 

Apesar do potencial demonstrado pela estruturação das informações, não é algo fácil de ser concebido. Um dos riscos é reunir uma quantidade enorme de referências e acabar sendo afogado por elas, diante do amplo e complexo universo de conhecimento. Antes de utilizá-las, as informações precisam ser filtradas, organizadas e ser processadas. O temor é ainda maior quando a intepretação dos dados é errada e joga todo um planejamento por água abaixo, quando não a companhia inteira.

Engajamento

As empresas devem orientar seus times de colaboradores a desenvolver uma ampla capacidade de escuta. Os dados do callcenter, por onde chega à informação bruta envolvendo reclamações, interesse em adquirir o produto e sugestões dos mais diversos tipos, é um bom ponto de partida para formatar elementos que possam ser usados em favor do negócio. Neste caso, a informação vem direto do cliente é priorizada. 

Ao se debruçar sobre esses dados e aqueles gerados em outros setores da empresa, como número de vendas, faturamento, locais de maior procura e tempo de entrega do produto, é possível obter um raio x com bastante fidelidade sobre como está a operação.

Assim, aumenta a chance de se antecipar a crises e identificar tendências que signifiquem conquistas de mercado no futuro próximo. 

Esses mesmos dados reunidos, separados por área e depois analisados pelas equipes devem também ser capazes de provocar nos funcionários a capacidade de gerar insights: aquela ideia que surge de forma repentina e com ares de originalidade. Um banco de informações sempre atualizado pode ser matéria-prima para os colaboradores encontrarem soluções para as demandas dos clientes.

Segurança

Quanto mais dados concretos à disposição, maior a clareza na tomada de decisões, tendo por base o que se sabe sobre o comportamento do próprio mercado onde a empresa atua. Essa segurança é necessária para evitar deliberações fundamentadas apenas em intuição e visão muito particular sobre o negócio. A falta de embasamento na tomada de decisões pode significar prejuízo certeiro na ocasião de lançamento de um produto sem sintonia com sua clientela.

Serviços de consultoria auxiliam na identificação do processamento dessas informações e no consequente uso em benefício do próprio negócio. Se a empresa, devido a sua estrutura atual, não tem condições de criar um departamento exclusivo que possa ir a fundo nos dados que produz, está na hora de preencher essa lacuna.

PAEX

Concebido e utilizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e a JValério Gestão e Desenvolvimento há mais de duas décadas para inovar o planejamento estratégico, o PAEX (Parceiros para Excelência) é um programa pioneiro, capaz de reverter os dados que a empresa acumula todos os dias em seu benefício próprio a curto, médio e longo prazo.

O PAEX torna possível apurar a fundo a realidade das empresas para entender suas dificuldades, identificar potenciais ignorados e encaminhar soluções. Isso significa monitorar e dar encaminhamento certo aos dados que a empresa produz, mas que sequer conhecia. O trabalho especializado ajuda a jogar luz em realidades que façam a companhia se manter competitiva no mercado.

Como se percebe, contratar pessoal preparado para formular cenários promissores, com total capacidade de se confirmarem, pode ser alternativa viável com a estruturação de informações e análise econômica. 

Iniciativas como o PAEX ajudam o empreendedor a orientar suas decisões fortalecidas por dados e fatos, eliminando o achismo, sentimentos falsos ou opiniões sem argumentos concretos. Assim, o foco no cliente pode ganhar uma perspectiva nova, que não só consolide relacionamentos, mas amplie a atuação da empresa com a conquista de novos parceiros de mercado.

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