Último Fórum Empresarial de 2019 promove debate sobre gestão executiva, competências e sucessão

13/12/2019
Último Fórum Empresarial de 2019 promove debate sobre gestão executiva, competências e sucessão | JValério

Encontro promovido pela JValério Fundação Dom Cabral recebeu a presença do professor Osvino de Souza Filho

Você está confortável na sua cadeira de executivo? No último Fórum Empresarial do ano, clientes do Programa para Executivos da JValério FDC foram chamados a refletir sobre gestão executiva, competências e sucessão. O especialista em comportamento organizacional e professor da Fundação Dom Cabral, Osvino de Souza Filho, conduziu o encontro oferecendo conteúdo técnico e experiências de seu trabalho na área de desenvolvimento organizacional e coach de executivos da FDC

Souza Filho explicou que as organizações são sistemas abertos inseridos em um mundo de mudanças frequentes e intensas. Nesse sentido, não se pode considerar que os cargos empresariais sejam estáticos, seja nas características da posição, seja em quem ocupa a função. "A cadeira não é estática - ela vai mudar, crescer e é preciso estar atento aos movimentos. Toda vez que somos convidados a ocupar uma nova cadeira, precisamos perguntar: que cadeira é essa? qual a oportunidade que essa cadeira me dá? Temos que compreender melhor o que essa cadeira reserva: que autoridade eu tenho? que responsabilidade eu tenho? Essas são perguntas que não podem faltar", explicou o professor.

A carreira de gestão envolve cinco perspectivas:

1 - O líder e seus liderados: além de bom gestor, é preciso ser bom líder;

2 - O líder e o ambiente externo de sua organização: é preciso dedicar tempo para se atualizar sobre o mercado;

3 - O líder e o ambiente interno da sua organização: ter olhar sistêmico, enxergar o efeito de suas ações na organização e o efeito da organização em você;

4 - O líder e seu líder: é preciso prestar contas aos seus superiores;

5 - O líder de si mesmo: ter autoliderança, investir em si próprio e fazer boa gestão do tempo.

Plano de Sucessão e contrato psicológico

A boa gestão também envolve ter planejamento e estratégia para preparar outro profissional para assumir seu cargo. Souza Filho explica que ter um plano de sucessão é fundamental. “Para evitar surpresas negativas, é preciso ter uma preparação de sucessores, estar de olho nas pessoas que têm talento e condições de ocupar aquela cadeira. Gere experiências que levem essa pessoa a entender o papel que ela vai desempenhar”, recomenda.

Preparar o sucessor não envolve apenas técnicas e habilidades. É preciso fazer o que Souza Filho chama de “contrato psicológico”, que consiste em preparar o sucessor psicologicamente para o que o espera. Quais são os desafios? Qual é o nível de responsabilidade? Com quais públicos deverá se relacionar? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas no período de preparação. “Se isso não acontece, pode haver um desencontro de expectativas, o que é ruim para todos”, explica.

Segundo professor da FDC, ao eleger seu sucessor, o executivo não pode deixar de lado dois elementos fundamentais para qualquer cargo: a ética e a confiança. “Para ganhar confiança, é preciso construir credibilidade, que é fruto de agir com integridade, mostrar respeito com as pessoas, desenvolver e manter capacidades relevantes e alcançar resultados. A confiança se manifesta por vários elementos, como autoconfiança, comportamentos consistentes, confiança interna na organização, confiança do mercado e confiança da sociedade”, comenta o especialista.

Competências necessárias

Para falar sobre as competências ideais de um bom executivo, Souza Filho apresentou a ferramenta CHA-R.

Conhecimentos Habilidades Atitudes que geram Resultados

De acordo com o professor, muitos processos seletivos usam essas ferramentas para avaliação de candidatos. “Para nos considerarmos competentes, precisamos desenvolver esses três elementos, que vão gerar os resultados. É o resultado que alimenta a responsabilidade”, explica.

Participação

O Fórum Empresarial de Dezembro contou com a participação de representantes de cinco  empresas clientes da JValério FDC. “O tema deste mês trouxe todo um universo de reflexões sobre conhecimentos, atitudes, competências e liderança. Meu feedback é positivo, saio daqui muito mais leve”, declarou a diretora da Nossa Saúde, Rosemarie Sabota.

Para participar ou saber mais sobre o programa, solicite informações pelo e-mail contato@jvalerio.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99179-5692. A próxima edição está marcada para fevereiro de 2020

 
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER