É interessante quando avaliamos que, atualmente, o maior desafio de gestão das empresas é criar um ambiente de trabalho motivador e atrativo para seus colaboradores. Isso acontece porque independente da área, do tipo de liderança e mesmo do tipo de trabalho, se o ambiente onde trabalhamos não é agradável, todo o restante não fará muita diferença. A somatória de todos os componentes essenciais de uma empresa de sucesso – líderes, desafios, compensações e crescimento – afeta diretamente o ambiente de trabalho. Mas um fato importantíssimo deve ser levado em consideração: um ambiente só se torna “legal” para se trabalhar, se todos os colaboradores, independente de cargo ou hierarquia, fazem sua parte e se empenham para buscar resultados positivos nas relações sociais.
Para explicar um pouco a respeito destas relações sociais, bem como exemplificar o quanto o comportamento de cada pessoa pode fazer a diferença para criar um ambiente de trabalho ideal, vamos citar um capítulo do livro “O Que Podemos Aprender Com os Gansos” do escritor Alexandre Rangel.
Vejamos:
“De vez em quando, ouço pessoas dizerem “Não dá para trabalhar nesta empresa, o pessoal aqui é muito estranho, muito complicado, são todos uns egoístas”… Quando ouço isso, me lembro de uma lenda.
Certa vez, um jovem chegou à beira de um oásis e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:
– Que tipo de pessoas vivem neste lugar?
Ao invés de responder, o velho perguntou:
– Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?
– Ah! Um grupo de pessoas egoístas e malvadas – respondeu o rapaz. – Estou satisfeito de haver saído de lá.
E o velho replicou: – A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, outro jovem chegou ao oásis e, vendo o ancião, perguntou-lhe:
– Que tipo de pessoas vive aqui?
E o velho respondeu com a mesma pergunta que fizera ao outro rapaz:
– Que tipo de pessoas vivem no lugar de onde você vem?
O jovem respondeu: – Pessoas magníficas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter que deixá-las.
– Pois o mesmo você encontrará aqui – respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
– Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
E velho respondeu:
– Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou nada poderá encontrar de bom por aqui. Aquele que encontrou amigos também os encontrará aqui. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo.
O mesmo se dá no nosso ambiente de trabalho: somos nós que o criamos. Ele só depende de nós mesmos.”
Os líderes e gestores de empresas têm um papel essencial em criar um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores. Mas devemos sempre despertar em todas as pessoas o seu instinto cooperativo e participativo, para que elas mesmas possam contribuir para o ambiente desejado e motivador. Se cada um fizer sua parte, o trabalho fica muito mais fácil e muito mais proveitoso.
Fonte: Loja Valecard/ Blog da Gestão
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.