Confira no post de hoje como as ferramentas ágeis podem contribuir com o desenvolvimento dos negócios para promover um crescimento sustentável
Em 2018, a McKinsey realizou uma pesquisa com 2500 empresas e apontou que aquelas que adotam metodologias ágeis têm 70% de possibilidade de estar entre as 25% melhores em saúde organizacional e melhorarem o indicador de desempenho no longo prazo.
Outro fator demonstrado pela pesquisa é que essas organizações que adotaram as ferramentas alcançaram melhores resultados em diversas áreas: tempo de entrada no mercado mais rápido, maior crescimento da receita, custos mais baixos e uma força de trabalho mais engajada.
Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, acredita que um dos principais ganhos na adoção de métodos ágeis de gestão é a mudança de mentalidade de todo o time. “Metodologias como os OKR’s facilitam a autogestão no trabalho e a autonomia. Essas ferramentas deixam as responsabilidades de cada um nos processos mais claros, acabam incentivando a liberdade individual e criando mais espaço para a criatividade”, afirma.
E você, que comanda um negócio de pequeno porte, já havia ouvido falar de OKR’s? Essa ferramenta foi criada por Andy Grove, ex-CEO da Intel, que resolveu, na década de 1990, adotar uma abordagem para engajar os executivos, colaboradores e empreendedores em uma busca contínua de objetivos estratégicos comuns.
Numa definição simples, os OKRS são Objetivos e Resultados-chave. O Objetivo é aquilo (O QUE) deve ser alcançado. Já os Resultados-chave correspondem ao monitoramento sobre COMO chegamos aos objetivos. Para cada objetivo, devemos definir de 3 a 5 Resultados-chave. Vale dizer que são bem específicos e limitados em um espaço de tempo (geralmente trimestrais), além de serem realistas, mensuráveis e verificáveis.
Na opinião de Clodoaldo Oliveira, os OKR’s nos ajudam a fugir da simples definição da lista de tarefas e ações a serem feitas e a focar nos resultados que realmente importam. “Quando uma empresa adota essa ferramenta de gestão incentiva uma política de avaliações constantes, algo que desencadeia em ajustes frequentes no planejamento estratégico. A correção de rumos com agilidade é essencial para o crescimento da organização. Além disso, os OKR’s estimulam a comunicação com a equipe. Cada membro conhece a missão e os objetivos da companhia e sabe exatamente o propósito daquilo que está fazendo no dia-a-dia para alcançar os resultados desejados pela empresa, como um todo”, avalia.
Google, Amazon, LinkedIn, Disney, Walmart e Nubank ajudaram a impulsionar a fama dos OKRs na gestão empresarial. Todas elas alcançaram bons resultados a partir da metodologia. Confira agora quais são os principais benefícios dos OKR’s a favor do seu negócio:
A entrada definitiva no terceiro milênio aconteceu em 2020, em razão da pandemia da Covid-19. É que nos últimos dois anos, assistimos a transformações tão abruptas que não haviam acontecido em duas décadas inteiras no universo da gestão.
Na área da indústria, por exemplo, a 4ª Revolução Industrial já dava sinais sobre o aumento da velocidade necessária para impulsionar o setor, mas foi o Coronavírus que ditou o novo ritmo das mudanças, como necessidade de implementação do e-commerce para alavancar as vendas em tempos de isolamento social - apenas para dar um exemplo.
E os OKR’s, como falamos no decorrer deste conteúdo, são aliados no desenvolvimento de novos projetos. As metodologias ágeis fazem parte do cronograma do Programa de Aceleração de Negócios - PAN, oferecido pela JValério, com a chancela da Fundação Dom Cabral (FDC).
A solução ajuda as pequenas empresas a conquistarem resultados no curto prazo. O programa é pensado para a verdadeira realidade dos pequenos empreendedores, ou seja, ele direciona todos os seus esforços para gerar resultados imediatos. Assim, ele aumenta a rentabilidade do seu negócio, utilizando um plano de aceleração que guia o desenvolvimento da empresa.
O PAN é para administradores, empreendedores e gestores que estão atrás de mais performance, mais crescimento, mais desenvolvimento e mais lucratividade.