Em uma era de ampla informação, os mecanismos de aprendizado e desenvolvimento em uma grande empresa tem sido repensados. Para além dos programas de capacitação, a cultura colaborativa ganhou espaço. Funcionários de diferentes áreas se unem de forma proativa para desenvolver soluções e inovações. Muitas vezes, o conhecimento necessário para uma ideia se tornar realidade está na mesa ao lado.
A mesma estratégia também está sendo adotada por gestores de empresas de médio porte. Em vez de se fechar nos próprios muros, os executivos e empreendedores buscam o apoio e consultoria de outros empresários, num ambiente de troca franca de informações e ideias. A JValério, associada da Fundação Dom Cabral, promove em Curitiba o programa Parceiros para Excelência (PAEX).
O PAEX reúne mais de 550 organizações em um modelo educacional diferenciado e pioneiro no mundo, que traduz, na prática, o que a Fundação Dom Cabral define por construção conjunta. As atividades incluem elaboração ou revisão do projeto empresarial, avaliações gerenciais e monitorias, um programa de desenvolvimento de dirigentes, além de acompanhamento de metas e ampliação de horizontes. Para manter o clima produtivo, são relacionadas apenas empresas não concorrentes entre si, com o mesmo nível de complexidade na gestão e instaladas em uma mesma região.
No dia 8 de março, a JValério realizará o primeiro Comitê de Presidentes de 2017 e a entrega do Prêmio PAEX 2016, uma congratulação às participantes que mais se destacaram no ano passado. No evento, o professor Leonardo Araújo, da Fundação Dom Cabral, vai ministrar a palestra “Empresas centradas no cliente: construindo uma relação de valor”.