Por que priorizar é essencial para o sucesso de uma empresa?

10/04/2023
Por que priorizar é essencial para o sucesso de uma empresa? | JValério

Privilegiar principais tarefas torna as organizações mais organizadas, eficientes e lucrativas. Existem métodos e ferramentas que podem ajudar os gestores neste processo

Uma das tarefas mais importantes para garantir o sucesso de uma empresa é a habilidade de priorizar as atividades para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente. No entanto, essa tarefa pode ser desafiadora para os gestores, principalmente quando há várias atividades em andamento ou muito trabalho acumulado.

Os gestores precisam privilegiar algumas atividades em detrimento de outras para garantir que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira eficiente e que as metas sejam alcançadas. Estabelecer prioridades é essencial para garantir que os funcionários saibam o que é mais importante e o que deve ser feito primeiro. Além disso, essa habilidade ajuda os gestores a tomar decisões mais eficientes, evitando perda de tempo e recursos.

Uma boa priorização também evita que as atividades se acumulem e se tornem uma bola de neve, causando estresse e desmotivação nos funcionários. A sobrecarga de tarefas pode resultar em baixa qualidade do trabalho, falta de atenção aos detalhes e até mesmo erros que podem comprometer o sucesso da empresa.

A Matriz de Eisenhower

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar os gestores a priorizar as atividades. Uma delas é a Matriz de Eisenhower.

Dwight Eisenhower viveu uma das vidas mais produtivas que você pode imaginar. Ele foi o 34º presidente dos Estados Unidos, cumprindo dois mandatos de 1953 a 1961. Antes de se tornar presidente, Eisenhower era um general cinco estrelas do Exército dos Estados Unidos, serviu como Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, foi presidente da Universidade de Columbia, tornou-se o primeiro Comandante Supremo da OTAN e, de alguma forma, encontrou tempo para se dedicar a hobbies como golfe e pintura a óleo.

A estratégia de Eisenhower para agir e organizar tarefas é simples. Basta usar a matriz de decisão, que separa as ações com base em quatro possibilidades:

Com base nessa classificação, os gestores conseguem definir quais tarefas devem ser feitas primeiro e quais podem esperar um pouco mais.

Empresas que priorizam

A importância da priorização pode ser observada em empresas de diferentes setores. Um exemplo é a Ambev, que implementou uma metodologia para privilegiar projetos que envolveu toda a equipe de gestores. Com base nessa metodologia, a empresa selecionou os projetos mais importantes e criou equipes específicas para trabalhar em cada um deles. Como resultado, a Ambev conseguiu aumentar sua eficiência operacional e reduziu o tempo de lançamento de novos produtos.

Outro exemplo é a Zappos, empresa americana de comércio eletrônico de sapatos, que tem como um de seus valores corporativos a priorização dos clientes. A empresa implementou diversas ações para garantir que seus clientes recebam um atendimento de qualidade, como treinar seus funcionários para resolver problemas de forma rápida e eficiente e implementar um sistema de recompensas para os funcionários que recebem feedback positivo dos clientes.

O que priorizar?

Segundo artigo publicado pela revista americana Forbes e escrito por Shawn Freeman, fundador da TWT Group, especializada em tecnologia da informação, existem cinco prioridades que devem ser lembradas ao fazer negócios que garantem o sucesso de uma empresa:

1. Cultura

A cultura do local de trabalho é uma parte crítica do que faz uma empresa valer a pena trabalhar. Sim, o salário e os benefícios são importantes, mas é do conhecimento geral que os funcionários que se encontram em um ambiente de trabalho tóxico têm muito mais probabilidade de procurar outros empregos do que os funcionários que gostam do ambiente em que trabalham.

2. Foco

Nos negócios, o foco é o que lhe dá a vanguarda e a agilidade. É o que torna a lista de tarefas a cada semana conquistável. A menos que você tenha foco, você terá recursos dispersos e desperdiçará tempo e energia. Para incentivar o foco em seu negócio, tenha uma compreensão clara de suas prioridades, necessidades e objetivos e comunique-os de forma eficaz à sua equipe.

3. Objetivos

Os objetivos são o que impulsiona você, sua empresa e sua equipe. Eles ajudarão sua empresa a crescer, atingir objetivos e melhorar a colaboração.

4. Fãs delirantes

Toda empresa deve procurar construir uma base de fãs. Independentemente do seu setor, há espaço para as pessoas se tornarem fãs. Se as pessoas souberem quem você é e gostarem mais de você do que de seus concorrentes, você foi bem-sucedido.

5. Estratégia

Estratégia e objetivos são semelhantes, mas há uma diferença distinta. Os objetivos são o destino e a estratégia é o plano para chegar lá. Uma estratégia de negócios é construída absorvendo o máximo de conhecimento possível e considerando as oportunidades disponíveis, os riscos presentes, as inovações necessárias e os objetivos de longo prazo. Considerando todas essas facetas, você estará apto a criar seu plano de ataque para atingir seus objetivos.

Liderança Transformadora

Definir uma agenda de prioridades é um dos papéis das lideranças. Escolher quais tarefas são imprescindíveis e ensinar a delegar estão na pauta da solução “Liderança Transformadora”, da JValério Gestão e Desenvolvimento e da Fundação Dom Cabral.

A imersão acontece no início de junho, em Toledo, por meio de uma parceria com o Biopark. As inscrições já estão abertas e os interessados devem se inscrever até o dia 1° de junho por meio deste link.

“Iniciamos a parceria com o Biopark com o intuito de criar líderes para levarem consigo e outras pessoas um legado para a construção na sociedade, considerando a diversidade e atingindo todas as camadas sociais”, diz Fabiana Durães, gerente de Desenvolvimento de Indivíduos da Fundação Dom Cabral.

O curso de Liderança Transformadora propicia a base para que os executivos vençam o desafio de liderar equipes de alto desempenho, apresentando os novos paradigmas da liderança e como exercê-los.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER