Planejamento estratégico: bússola para o crescimento

28/05/2024
Planejamento estratégico: bússola para o crescimento | JValério

PAEX, da JValério e da FDC, ajuda as empresas a planejarem suas ações com vistas para o futuro. Conheça a experiência da Baril Advogados, que participa da solução e já está colhendo bons frutos

Mesmo as empresas de médio porte, com maturidade de gestão, precisam de uma base sólida para crescer por meio da adoção de novas estratégias para expandir os negócios. E, apesar de uma condição estabelecida no mercado, essas organizações precisam ter resiliência, formar boas lideranças, além de desenvolver um olhar mais cuidadoso com a visão estratégia para não cair na armadilha da estagnação - que pode ser o primeiro passo para a decadência.

Preocupada em se manter alinhada com as boas práticas de gestão e ascender na curva de crescimento, a Baril Advogados atua no direito empresarial e oferece serviços para outras empresas, em qualquer fase em que se encontrem. São três áreas principais de atuação – propriedade intelectual, consultoria empresarial e contencioso especializado – sendo que a visão holística entre as especialidades proporciona mais segurança e facilita a gestão dos negócios dos clientes.

E, com mais de 40 colaboradores, uma boa carteira de clientes e estabilidade financeira, os sócios e executivos da Baril Advogados, participam do Parceiros para a Excelência, conhecido como PAEX, um programa da Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a JValério Gestão e Desenvolvimento. A solução pode ser definida como uma “catalisadora para médias empresas e empresas familiares que buscam criar musculatura de gestão”. Vale dizer ainda que o PAEX não é uma consultoria, mas uma construção compartilhada de saberes entre os participantes e os professores da FDC. Neste contexto, eles levam perguntas para a sala de reunião dos gestores. Já as respostas são encontradas ao longo do percurso de um ano, que é o período de um ciclo do PAEX.

Para Clodoaldo Oliveira, diretor da JValério, um dos exercícios mais bonitos do PAEX é a construção conjunta dos movimentos da organização para os próximos anos. Para isso, os gestores da empresa constroem um Mapa Estratégico com a orientação de um sponsor, que atua como um “técnico” para orientar todo o processo. “Todas as áreas são integradas para o desenvolvimento desse mapa. Os diretores de cada departamento participam desse processo, que faz um acompanhamento mensal para as empresas olharem para esses indicadores. Portanto, esse Mapa tem uma utilidade prática: ajuda a desenvolver e executar a gestão”, aponta Clodoaldo Oliveira.

Os participantes do projeto na Baril Advogados participam de uma reunião mensal para acompanharem os indicadores e corrigirem a rota de crescimento, se necessário. E, na visão de Ariel Nevel, CFO da empresa desde 2011, esses encontros periódicos se enraizaram na cultura organizacional e esse é um dos grandes trunfos do PAEX.

“Montamos um Comitê com a participação das lideranças do escritório. Todos os meses, nos reunimos por cinco horas para falar de planejamento estratégico. Conseguimos realizar a Avaliação Gerencial Mensal, conhecida como AGM, que materializa a nossa gestão norteada por indicadores. Essa cultura que o PAEX trouxe para nós mostrou a importância de olhar para o estratégico e ter clareza das nossas dimensões e de como iremos atuar. Todo esse processo é importante para engajar a equipe de maneira mais eficiente”, aponta Nevel.

Urgente X Importante

Nevel explica que a AGM está no quadrante 2, da matriz de Eisenhower – que trata do importante e não-urgente - e que essa clareza de dedicar um tempo para questões que são cruciais para o desenvolvimento do negócio, sem deixar que os fatos urgentes dominem a rotina da equipe, também foi uma reflexão trazida pelo PAEX.

A criação da Matriz do Tempo é atribuída ao General Dwight Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos. Essa metodologia divide as atividades que realizamos em quatro quadrantes: Urgente e Importante; Não urgente e Importante; Urgente e Não Importante; e Não Urgente e Não Importante. O ponto alto da Matriz é mostrar para todos os colaboradores de uma organização que é fundamental reservar um tempo para fazer coisas relevantes, sem perder o foco e se dedicar apenas às urgências, que fazem parte da dinâmica de qualquer negócio.

A mudança de comportamento das lideranças da Baril Advogados foi o gatilho para que o planejamento estratégico saísse do papel e se transforma-se em iniciativas concretas para o cumprimento das metas. O passo seguinte foi a criação do “Conexão Baril”, um evento para a equipe onde as lideranças compartilham o planejamento estratégico - que já está na 3ª edição. Todas essas ações refletiram, simultaneamente, na formação de lideranças e de uma equipe engajada.

“Todo esse processo está ajudando a formar novas lideranças. Estamos construindo um legado, ou seja, multiplicando nossos valores entre as 48 pessoas que fazem parte da nossa equipe. Graças ao PAEX, nossas atitudes são compatíveis com as de uma grande empresa. E os resultados de tudo isso pode ser mensurado nos reconhecimentos e premiações que temos recebido, como a certificação Great Place to Work, por exemplo”, enfatiza Ariel Nevel.

Ele acrescenta que toda essa trajetória tem um objetivo específico: fazer com que a equipe incorpore tudo aquilo que o fundador da empresa, o advogado Natan Baril, tem de melhor. “Nossa reputação, que é um dos nossos principais ativos e que atrai clientes para nossa empresa, está ligada à figura do fundador. Contudo, com o crescimento do escritório, ele ficou limitado e não consegue atender pessoalmente todas as demandas. E para estruturar a empresa para que não dependa do fundador é necessário implementar a governança corporativa”, depõe Nevel.

Com as boas práticas de gestão e um departamento de Recursos Humanos estratégico, a equipe da Baril Advogados começou a vivenciar a missão, a visão, os valores. E esse é o alicerce para a construção de um desenvolvimento sustentável.

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER