Pequenas empresas precisam de gestão desde sempre
Então você resolveu abrir uma empresa e já cuidou de tudo, verdade? Já tem o nome, identidade visual, produto ou serviço que vai fazer… Mas possivelmente (quase certeza que sim) tem algo que você nem se lembrou de fazer: o plano de gestão.
Ou melhor, até sabia que precisava fazer, mas julgou desnecessário. Caso te perguntem, as suas respostas possivelmente (novamente, quase certeza que sim) estão preparadas:
- A empresa nem está funcionando direito, calma.
- Estamos com pouca gente trabalhando!
- Nem crescemos ainda, calma…
E este, acreditem é um dos motivos que levam as empresas a fecharem suas portas tão rapidamente.
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, explica que todas as empresas, independente do seu porte, necessitam ter três coisas:
- Planejamento Estratégico, para determinar onde a empresa está e para onde quer ir num determinado período de tempo;
- Planejamento Orçamentário;
- Disciplina e determinação na busca dos objetivos traçados.
"Minimamente, estes três componentes da gestão trarão para a empresa maior possibilidade de crescer com sustentabilidade" explica Eduardo Valério.
Evolução sempre
O desafio da evolução deste plano vai depender de muitos fatores - ainda mais agora, com mudanças em tarifas de energia elétrica e outras demandas que impactam uma empresa.
"Em toda a história de organizações e de países sempre há momentos de pujança e momentos de baixa. Há uma coisa comum nestes momentos que é a necessidade de ajustes na estratégia da empresa, ora por aproveitar melhor o momento, ora para ultrapassar a crise".
Eduardo explica que cabe ao “comando” da empresa estar à frente destas iniciativas. "Quanto antes a empresa detectar a necessidade da mudança, maior será a chance de êxito".
Nível de maturidade da gestão da empresa iniciante
Eduardo diz que uma empresa deve ter mecanismos que a direcionem. "A maturidade da gestão não se dá pela idade da empresa ou dos seus dirigentes, mas sim pela implantação de controles, planejamento estratégico e governança corporativa".
Desafios iniciais
Existem problemas que uma empresa pode - e vai - enfrentar caso não tenha uma gestão bem definida em seu início: "Um dos grandes aspectos pela “mortalidade” das empresas é o desconhecimento nos aspectos fundamentais da gestão. Planejamento estratégico, orçamento empresarial com conhecimento aprofundado da dinâmica das finanças de uma empresa e boas práticas de governança corporativa. Neste último aspecto,é importante não deixar que uma falsa ilusão que o aumento do faturamento tenha os mesmos reflexos no lucro e caixa" conclui Eduardo Valério, explicando ainda que é muito comum empresas que nascem brilhantes e promissoras sucumbam em decorrência de atrapalhou com o seu fluxo de caixa.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.