O que é capital intelectual e como cultivá-lo?

10/06/2024
O que é capital intelectual e como cultivá-lo? | JValério

Descubra se sua empresa tem valorizado o que mais importa na estrutura organizacional

Não é por acaso que os colaboradores são o recurso número #1 de qualquer negócio, afinal, eles entregam bem mais que departamentos bem estruturados responsáveis por fazer uma empresa se manter ativa e em constante desenvolvimento. Para o crescimento empresarial ocorrer e obter sucesso, entra em cena o capital intelectual, formado por nada menos que os ativos intangíveis de uma organização, entre eles, todo o conhecimento, criatividade e experiência dos profissionais que a compõem. 

Segundo o criador do conceito, Thomas Stewart, o capital intelectual pode ser resumido como “a soma de tudo o que todas as pessoas na sua empresa sabem e lhe dá uma vantagem competitiva no mercado”. Em outras palavras, engloba tanto as competências técnicas e comportamentais - hard e soft skills - como a vivência particular que molda valores que constroem caráter e visão de mundo. Portanto, está diretamente relacionado à capacidade de extrair o melhor do repertório de cada um em todos os níveis dentro dos cargos/funções que coexistem dentro da estrutura organizacional. Sem esquecer que, assim como em outros setores, requer gerenciamento para, de fato, contribuir à geração de valor. 

Hoje em dia, é notória a preocupação a respeito da revolução tecnológica e da necessidade de inovar a partir de novos e atualizados modelos de gestão. Por esse motivo, nunca se falou tanto sobre o capital intelectual na rotina corporativa como agora. O tema está em pauta visto que só será possível promover resultados positivos e relevantes por meio de investimentos em prol da valorização dos funcionários e suas respectivas expertises dentro do ambiente de trabalho. Quem souber aproveitar o talento individual e coletivo, maximizando ambos, levará as equipes a outros patamares em se tratando de entrega e performance. 

Vamos ter uma ideia melhor a seguir. 

Pilares do capital intelectual

Como falamos anteriormente, antes de se materializar em ações concretas e palpáveis, o capital intelectual requer espaço, cultura e, por fim, engajamento para ser utilizado em seu pleno potencial. Até porque atuar em um local receptivo e inclusivo é o primeiro passo para que os talentos possam ser atraídos, retidos e, por fim, sintam-se verdadeiramente seguros, motivados e incentivados a contribuir. Diferentemente de um ativo financeiro, que pode ser medido através dos números, o capital intelectual vai aparecer de maneira estratégica no cotidiano na forma de novas ideias e projetos capazes de serem convertidos em economia e riqueza.

Nesse sentido, convém saber quais são os pilares por trás da metodologia que costuma ser dividida nas classes abaixo. 

  1. Humano: refere-se aos recursos humanos de modo geral, nesse caso, abrangendo elementos como conhecimento, competência, habilidades e experiência do currículo do colaborador;
  2. Estrutural: engloba o uso de ferramentas e informações internas, ou seja, sistemas operacionais, bancos de dados, documentos e outros processos que garantem o funcionamento do negócio;
  3. Credibilidade: esse aspecto tem a ver com a capacidade que o colaborador tem de atrair e reter os clientes, incluindo as relações com fornecedores, marcas e stakeholders. Isto é, constitui o branding, o reconhecimento e a percepção da marca pelo mercado.

Como cultivar o capital intelectual no dia a dia 

Apesar do empresariado já ter se dado conta da importância de cultivar o capital intelectual, muitos gestores ainda possuem dúvidas de como fazer isso na prática. Pensando nisso, selecionamos as principais atitudes implementadas por empresas que fazem questão de cultivar o capital intelectual. Antes de listá-las, saiba que todas são passíveis de serem replicadas, basta que haja interesse genuíno em valorizar o atual quadro de funcionários, bem como promover o fortalecimento de lideranças e, inclusive, reduzir as taxas de turnover.

  • Crie políticas de gestão do conhecimento;
  • Invista na capacitação interna;
  • Construa um bom plano de carreira;
  • Busque consultorias especializadas;
  • Implemente avaliações por competências;
  • Ofereça um excelente clima organizacional;
  • Faça análise de dados. 

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