O poder dos profissionais criativos e inovadores

09/11/2023
O poder dos profissionais criativos e inovadores | JValério

Repleta de paixão e entrega, a jornada de gestores que conectam as duas habilidades serve de inspiração a quem deseja se destacar  

De acordo com o dicionário, a criatividade pode ser definida como a qualidade de quem é criativo, inventivo, inteligente e talentoso. Contudo, o que mais chama a atenção na explicação do termo é quando ela afirma que tais competências podem ser tanto natas como adquiridas. 

O que isso tem a ver com os negócios, o ambiente de trabalho e o perfil profissional desejado atualmente? Tudo! Já parou para pensar no que existe ao seu redor neste momento: internet, computador, smartphone… Cada um destes itens começou a ser desenhado, em alguns casos do nada, na mente de alguém. Sem dúvida, as grandes sacadas do empreendedorismo são fruto de processos que envolvem pensamento e produção. 

Prossiga a leitura e mergulhe no tema. 

Ser criativo e inovador requer paixão e entrega

Além de genética, dom ou sorte, construir um repertório de conhecimento vasto, investir em formação continuada e manter uma rede de contatos sólida costuma ser o “segredo” das mentes brilhantes que estão por trás das empresas bem-sucedidas. Munidos de estudos, análises e diálogos constantes, os gestores experientes sabem que pensar e agir “fora da caixa” requer paixão e entrega. Mais do que isso, eles reconhecem que o sucesso está atrelado a suar a camisa e não a títulos ou status. 

Certamente, a teoria é sempre mais fácil que a prática. Mas, quem quer mesmo avançar sempre arranja um meio (e não desculpas). Como disse, certa vez, o pintor cubista, Pablo Picasso, “que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando”. 

Portanto, mãos à obra, afinal, em um contexto de tanta concorrência, elevar o potencial criativo - da gestão aos demais níveis  - é, com toda a certeza, uma vantagem competitiva

 Criatividade é uma das soft skills mais valorizadas

Lembra da época quando a criatividade estava intrinsecamente ligada às artes de maneira geral? Pois é, parecia que só artista podia apontar para este rumo em suas atividades. Por outro lado, aqueles que ousavam assumir algum risco para se destacar eram vistos como partes de um seleto grupo de privilegiados, quase revolucionários. 

Embora o “mito” ainda esteja enraizado nas culturas corporativas mais tradicionais, nas quais o uso da imaginação é restrito ao limite do saber técnico - este, muitas vezes, “engessado” -, nos dias atuais ela é considerada um diferencial de peso no currículo de praticamente todas as áreas. Desde que haja projetos e realizações que comprovem os feitos. 

Dados de um estudo do Fórum Econômico Mundial confirmam a tendência: a criatividade passou a ser uma das soft skills, ou habilidades comportamentais, mais essenciais para os profissionais do século XXI, superada apenas pela capacidade de resolver problemas complexos e de pensar criticamente. 

Porém, não basta imaginar, é preciso transcender o campo dos pensamentos abstratos a fim de transformá-los em conquistas palpáveis. 

Todo mundo pode ser criativo

Em outras palavras, criar e inovar é algo possível para todos. Basta saber pegar as melhores ideias e, por meio das técnicas e ferramentas certas, torná-las realidade. Aliás, é exatamente isso que as organizações fazem o tempo todo: apostam em especialistas - com expertises diversas - dispostos a encontrar soluções para problemas antigos ou inéditos. Da mesma forma, esperam que eles se dediquem ao desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos. Em contrapartida, cuidam do clima organizacional de modo que os ambientes sejam favoráveis à experimentação, aprendizado e interação entre os colaboradores. 

Você deve estar se perguntando: o que os criativos têm de especial? Eles podem ser considerados gênios? Na realidade, é o que elas, pessoas comuns como você, fazem de especial. No comportamento cotidiano, estão sempre interessadas, pesquisando, fazendo perguntas e sugerindo - tendo na sinergia do trabalho em equipe um dos maiores trunfos. Ademais, buscam acessar pontos mais lúdicos, trazendo entretenimento e prazer, inclusive nas tarefas rotineiras. Além disso, possuem grande sensibilidade emocional, empatia e espírito de pertencimento. 

Para Mihaly Csikszentmihalyi, criador do conceito psicológico de fluxo (um estado mental altamente focado), existem 10 características de uma personalidade criativa. Um indivíduo criativo não necessariamente reúne todas elas, mas pode se identificar com um ou mais pontos. A quem possa interessar, o conteúdo faz parte do livro de Csikszentmihalyi intitulado “Creativity: The Psychology of Discovery and Invention” (em português, Criatividade: a psicologia da descoberta e da invenção). 

  1. Possuem muita energia, mas também são quietos e tranquilos;
  2. São espertos, mas também ingênuos;
  3. Apresentam uma combinação de ludicidade e disciplina, ou responsabilidade e irresponsabilidade;
  4. Alternam entre imaginação e fantasia de um lado, e senso de realidade de outro;
  5. Parecem acolher as tendências opostas entre extroversão e introversão;
  6. Notavelmente humildes e orgulhosos ao mesmo tempo;
  7. Até certo alcance, escapam de estereótipos rígidos de gênero;
  8. Geralmente são imaginados como rebeldes e independentes;
  9. A maioria é apaixonada pelo trabalho, mas podem ser extremamente objetivas sobre ele também;
  10. Mais sensíveis, estão frequentemente expostos a sofrimentos, mas também a uma grande quantidade de satisfação e alegria.

Estratégias para impulsionar o potencial criativo nas empresas

Quer aprender como ser mais criativo e inovador?  Vejamos como construir uma ponte entre estes dois aspectos que, quando conectados, geram resultados positivos comuns a todos os elos da estrutura organizacional. Selecionamos 5 estratégias capazes de unir mindset e atitudes. 

Estratégia 1 - conheça 5 os elementos da criatividade

  1. Capacidade de associação: ocorre quando o nosso cérebro tenta processar informações em sequência, dando-lhes lógica e coerência. É tida como a característica mais importante dos inovadores, visto que dá a eles a capacidade de descobrir conexões em questões que parecem isoladas. Isto é, de onde surgem as novas ideias;
  2. Questionamento: os inovadores não deixam dúvidas passarem batidas. Assim, estão sempre desafiando e tendem a rejeitar fórmulas fáceis e/ou prontas;
  3. Observação: um olhar ampliado é mais propenso a ter insights, então faz parte do perfil do profissional inovador. Da mesma forma, são detalhistas no trato com produtos, consumidores, tecnologias, estruturas e serviços. Steve Jobs, fundador da Apple, desenvolveu o sistema operacional da Macintosh após visitar e observar o centro de inovação da Xerox;
  4. Networking: empregam energia para testes a partir de uma ampla rede de contatos que apresenta diferentes bagagens, culturas e perspectivas. Todavia, não se trata do networking convencional. Isso porque eles conversam, preferencialmente, com aqueles que não concordam com os seus posicionamentos. Mais do que fazer contato social, almejam obter ideias frescas, dão preferência para pensamentos ousados, mentes não convencionais e conceitos que estão fora de sintonia com os padrões estabelecidos;
  5. Experimentação: exploram o mundo de forma sensorial e intelectual, sem convicções absolutas sobre nada e sempre abertos a novas hipóteses. 

Em conjunto, essas 5 habilidades ajudam a compor o DNA da pessoa inovadora, o roteiro para criar ideias de negócio que se destaquem no mercado.

Estratégia 2 - saiba conduzir o processo criativo

  1. Preparação: composta por atividades comuns e consideradas repetitivas. Muitos profissionais deixam de considerar as tarefas mecânicas no seu processo criativo, mas elas são o embrião para o resultado final;
  2. Incubação: é quando as duas redes do cérebro se conectam e dão origem à ideia. São feitas diversas conexões, sendo necessário filtrar as sinapses;
  3. Iluminação: o ponto de partida da inovação do processo criativo. Basicamente, é a ideia que surge quando menos se espera. Ela ganha forma e sua implementação começa a ser estruturada;
  4. Implantação: essa é a fase da realização, quando a redação de uma peça publicitária está aprovada, por exemplo. A maioria nem imagina o caminho que foi percorrido, da concepção à campanha pronta. 

Estratégia 3 - invista na rotina dos criativos

  1. Acorde cedo;
  2. Exercite-se regularmente;
  3. Tenha uma agenda;
  4. Esteja sempre atento;
  5. Seja ativo.

Estratégia 4 - entenda como o potencial se manifesta

  1. Criatividade deliberada e cognitiva: consiste em reunir o máximo possível de informações para, então, desenvolver novos conceitos provenientes dos dados iniciais originados de estudos e dedicação;
  2. Criatividade deliberada e emocional: depende menos de análises e racionalizações, sendo um processo com maiores níveis de subjetividade - despertados por fatos, memórias ou reflexões. Sair para caminhar, ver um vídeo divertido, pensar em algo positivo ou tomar uma bebida quente, como café, podem ajudar;
  3. Criatividade espontânea e cognitiva: mais conhecida por insight, costuma ocorrer entre períodos de trabalho intenso e estudo com intervalos de ócio criativo. É aquela comumente retratada em descobertas científicas e histórias de sucesso. Só para ilustrar, o pai da evolução, Charles Darwin, passava várias horas do dia catalogando exemplares de plantas e animais que recebia por correspondência, mas foi nas longas caminhadas em sua propriedade que desenvolveu as principais descobertas que deram embasamento à sua teoria sobre a evolução das espécies;
  4. Criatividade espontânea e emocional: esse tipo de criatividade não costuma acontecer quando trabalhamos com prazos ou sob pressão, justamente por seu caráter profundamente espontâneo. É normalmente atribuída a compositores, músicos e artistas em geral;
  5. Criatividade coletiva: como o próprio nome diz, surge por meio de dinâmicas como a do brainstorming, momento no qual as ideias, opiniões e palpites de um grupo são reunidas. Em seguida, as informações são analisadas, filtradas e lapidadas. 

Estratégia 5 - Benefícios que a criatividade traz aos negócios

  1. Solução de problemas;
  2. Engajamento;
  3. Produtividade;
  4. Menos falhas e queixas;
  5. Tendência para o futuro. 

A criatividade é uma competência que interessa a empreendedores, gestores e colaboradores, pois representa vantagens para todos. Não por acaso, um dos pilares do Programa de Aceleração de Negócios (PAEX), da JValério, são as mentorias coletivas onde os participantes trocam experiências com professores e executivos do mercado. 

Não fique de fora: clique aqui e participe. 

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