Entenda como os relacionamentos cultivados ao longo da jornada profissional são cruciais tanto na progressão da carreira como no fortalecimento da marca pessoal
O termo network é a junção de duas palavras em inglês que, quando conectadas, se tornam uma das ferramentas mais poderosas que existem para alavancar uma carreira. Aliás, ao unir ambas na mesma proposta é possível executar o que chamamos de networking. Na prática, o significado de construir uma rede de contatos tão sólida a ponto de potencializar oportunidades por meio dos relacionamentos, em especial, os duradouros.
Vejamos como partir para a ação a fim de fazer um networking efetivo capaz de criar uma marca pessoal forte e elevar o patamar profissional, bem como estreitar laços em prol de todos os envolvidos.
É provável que você já tenha ouvido a frase “o networking te leva a lugares que os diplomas não levam”. A bem da verdade, ela faz muito sentido quando pensamos no mundo corporativo. Embora a educação formal seja fundamental para adquirir competências e habilidades técnicas, o poder de avançar também inclui as conexões que construímos pelo caminho. Inclusive, a começar pela faculdade e demais investimentos dedicados à educação, tal qual na troca com professores, colegas, mentores e líderes influentes. De fato, o mais importante é que as interações se mostrem genuínas e aconteçam na base da reciprocidade.
Porém, não basta conhecer pessoas, é preciso ativar a estratégia certa e, sobretudo, executá-la. Portanto, ter um bom networking e uma agenda repleta de nomes, telefones e e-mails não configura absolutamente nada. Nem mesmo marcar presença em qualquer evento social aleatoriamente. Para que dê resultados, o processo envolve confiança e benefício mútuo. Ao conhecer profissionais de diversos setores, níveis de experiência e áreas de especialização, torna-se crucial transmitir uma mensagem clara a eles. Afinal, são indivíduos que podem vir a se tornar colegas de trabalho, parceiros de negócios e clientes.
No cotidiano das organizações, as interações de networking podem ocorrer em uma vasta gama de contextos. Em primeiro lugar, se dá a partir da própria rotina compartilhada entre gestores e seus times. Por esse motivo, quanto mais plurais forem as equipes, mais chances de haver trocas reais que se convertam em novas perspectivas e, por consequência, ganhos em termos de crescimento empresarial.
Essa diversidade de pensamento nos permite resolver problemas de forma criativa e encontrar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos em nossa jornada profissional. Em outras palavras, bater metas e aumentar tanto a competitividade como a receita são conquistas inteiramente ligadas à convivência que desenvolvemos com quem está ao redor e, sobretudo, ao nosso lado no desenvolvimento e execução das tarefas diárias. Além disso, quem está inserido no mercado de trabalho tem a chance de, constantemente, participar de conferências, eventos da indústria, encontros de executivos, reuniões formais e informais, considerados ambientes férteis neste sentido.
Hoje em dia, as plataformas online permitem que qualquer um faça parte de redes sociais voltadas à profissões, negócios e demais temas relacionados. Contudo, vale lembrar que não basta ter um perfil no LinkedIn, por exemplo, e não alimentá-lo assertivamente, pois o mais importante é possuir a bagagem necessária para se destacar de maneira relevante e marcar presença. Dessa forma, abre-se um novo universo repleto de suportes, recursos e informações valiosas que não só fortalecem a reputação, como abrem as portas para cargos, posições e colaborações indispensáveis no currículo.
Por ser uma via de mão dupla, o bom networking não foca apenas em si mesmo, mas no sucesso uns dos outros. Para que isso aconteça, requer tempo, esforço e autenticidade. Caso contrário, a tendência é sermos apenas mais um no meio da multidão e, dificilmente, seremos lembrados diante de uma vaga de respeito ou parceria extraordinária.
Como disse a teoria chamada “the small world problem”, estamos a seis pessoas de distância de qualquer outra no planeta. Se pararmos para pensar, onde gastamos a maior parte do nosso tempo? Como estamos cultivando as relações no trabalho e qual a importância que elas têm para a nossa carreira e os negócios? Enquanto líderes, será que CEOs e diretores almejam só mandar e desmandar ou querem fazer a diferença?
Partindo dessa visão, vamos entender como o networking é indispensável para que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes e atinjam os objetivos por meio do aperfeiçoamento dos pontos a seguir.
Nem sempre já convivemos ou temos familiaridade com quem desejamos estabelecer contato. Assim, ao realizar abordagens iniciais convém adotar uma postura generosa e, a princípio, descomprometida. Ao alternar os assuntos listados abaixo, você não precisa dizer a mesma coisa toda vez que se aproximar de alguém. Esses primeiros contatos podem incluir:
Agora, temos um convite a fazer: que tal dar um upgrade no seu networking dentro do grupo de executivos mais exclusivo do Paraná? Esta é a oportunidade que a JValério, por meio do Fórum Empresarial 2024, tem a honra de oferecer a CEOs, gestores, sócios e donos de empresa que realmente desejam fazer a diferença em seus negócios.
Este ano, o programa conta com conteúdos atualizados e novos professores a fim de ficar em sintonia com as principais demandas das lideranças nos dias atuais. Os encontros acontecem de março a novembro e são 100% presenciais.
Quer fazer networking de peso e ainda se munir de artifícios que permitam o crescimento e a perpetuidade das organizações? Clique aqui e garanta sua vaga neste seleto time de profissionais verdadeiramente protagonistas do seu desenvolvimento.