Momento para mudanças foi tema do Fórum de Fundadores JValério
29/09/2015
Na manhã desta terça-feira, 29 de setembro, a JValério realizou mais uma edição do Fórum de Fundadores em Curitiba. O evento foi conduzido por Reinaldo Lucas, professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) especialista em Estratégia e Mudança da área de Pessoas teve como tema principal a "Mudança". O professor explicou que a tônica do encontro é o momento de mudar para construir um novo futuro. "A gente não consegue adivinhar, mas as escolhas de hoje é que vão nos direcionar" conta Reinaldo Lucas.
O professor convidado disse ainda, que a crise de hoje tem um fundo de credibilidade e que o empresário precisa se motivar. Mesmo apontando que não há uma fórmula mágica para essa motivação, Reinaldo entende que cada empresa precisa avaliar a sua vocação e, com isso definido, fazer o melhor para sobreviver na crise. "Quem puder e conseguir fazer isso vai evoluir tranquilamente, mas quem não puder, como em toda crise, vai morrer. É um processo natural em todos os organismos vivos e as empresas são organismos vivos" finaliza o professor da FDC.
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, entende que o tema do encontro tem muito a ver com o que estamos vivendo hoje: " A mudança é necessária no comportamento dos executivos, dos acionistas, das famílias, seja na forma de gerir os negócios, seja na forma de controlar tudo. É imperativo que as famílias comecem a pensar seus negócios em função do que está acontecendo neste cenário" alerta Eduardo Valério.
Ainda sobre o tema do encontro, Eduardo Valério disse nos conta que a crise tem altos e baixos e que nenhuma mudança radical surte um efeito que se sustente no longo prazo. "Ela tem que ser planejada e instalada paulatinamente" completa.
Valdirene Freitas, da Helisul, divide a sua experiência e afirma que os encontros da já estão surtindo efeito na empresa e na família: "Hoje, por exemplo, eu trouxe o meu filho que acabou de passar no vestibular de administração. Ele vai começar agora o processo, entrando aos poucos na empresa, tomando conhecimento de tudo. Desde que entrei na empresa eu já pensei neste momento" recorda a empresária.
Outro participante do encontro que aprovou o tema do encontro é Jeroslau Pauliki, da MM Mercado Móveis de Ponta Grossa. Sobre a crise e a necessidade de mudanças, Pauliki divide que tem que estar muito com o pé no chão: "Nós, do comercio varejista, como tantos outros, estamos entrando em um túnel muito escuro onde o solo do túnel é feito de areia. Para cruzar este caminho e ver o sol do outro lado, é preciso mudar bastante, fazer muita engenharia dentro das nossas próprias empresas e se adaptar aos novos tempos" filosofa Pauliki.
Também de Ponta Grossa, Lúcio Miranda, da agropecuária que leva o seu nome, participa pela primeira vez do Fórum de Fundadores. Cliente de outros programas da JValério há mais de um ano, Lúcio Miranda diz que pela turbulência na economia é "sempre bom ouvir ideias novas, discutir problemas comuns entre outros empresários. Eu tenho uma expectativa muito boa com relação ao encontro de hoje" exalta Lúcio Miranda.
E quem sempre participou de todos os encontros é Amaury Couto, da Lowçucar. Amaury que em todos os encontros tem novas ideias: "Esses encontros ajudam a começar novos processos. Sempre saio com novas visões, algumas já estão até implementadas na nossa empresa. A gente está constantemente mudando algum procedimento errado que muitas vezes não enxergava." completa Amaury.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.