Tudo na vida é regido por metas. Sem um norte definido não se sai do lugar – ou melhor, até consegue sair, mas dificilmente se chega ao destino final. Meta é algo que se deseja alcançar e envolve planejamento, sonhos, trabalho, sacrifícios, etc.
Quase sempre, as metas tem uma origem particular e é aí que tudo precisa estar bem definido – ainda mais para as empresas familiares.
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, empresa associada à Fundação Dom Cabral, explica que este tema envolvendo metas das empresas familiares, metas familiares e necessidades empresariais é relativamente novo por dois motivos:
- pela falta de um planejamento estratégico empresarial formal e estruturado e
- pela falta de um alinhamento familiar com relação às necessidades de liquidez, expectativas individuais, etc.
“Para isso acontece, há necessidade de se estabelecer o processo de se planejar o futuro da empresa e o da família de maneira independente" alerta Eduardo Valério.
Novos membros no conselho. E as metas?
Normalmente as empresas familiares nascem de uma única pessoa (o fundador) e vão ganhando corpo com o tempo. Eduardo Valério afirma que as metas destes novos membros devem estar alinhados com as metas da empresa.
"Nas boas práticas de governança corporativa, o familiar que atua na empresa num determinado cargo terá objetivos e metas inerentes à sua função de acordo com o planejamento da empresa. Portanto, este familiar está sujeito às mesmas regras que os demais funcionários não familiares" afirma Eduardo Valério.
Meritocracia
As famílias preferem tratar cada membro igualmente e, no mundo dos negócios, a meritocracia deve prevalecer. Todos os familiares interessados em ingressar na empresa deverão, além de se qualificar para o cargo, estar sujeito com as mesmas normas dos demais funcionários.
"É importante que o herdeiro conheça a diferença entre o que é ser controlador (dono), gestor (funcionário) e familiar. Há vários cursos que propiciam aos familiares destas empresas conhecer os seus diversos papéis no contexto da empresa familiar".
Metas mantidas
As empresas familiares precisam preparar as suas metas e abordagens tal qual uma empresa não-familiar. Eduardo Valério explica que a empresa familiar brasileira está rapidamente adequando-se com o que é praticado o mercado.
"Elas estão se preparado melhor, construindo o seu planejamento estratégico, implantando modelo de governança corporativa, separando claramente os papéis de familiares e gestores. As pressões financeiras em nada diferem daquelas exercidas nas empresas não familiares. O que temos notado é que as empresas de controle familiar estão surpreendendo em qualificação agilidade e, principalmente, melhorando a sua competitividade".
Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).
Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.
JValério – Gestão da Empresa Familiar
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