Mercados Globais foi o tema do Programa de Especialização em Gestão de Negócios
14/10/2016
A FDC/JValério promoveram no espaço AR 3000, no último dia 07 e 08 de outubro, mais um encontro dentro do PEGN - Programa de Especialização em Gestão de Negócios, com o professor Dirk Thomaz Schwenkon. O tema abordado, mercados globais, envolveu internacionalização e globalização em dois aspectos:
A parte teórica sobre como funcionam os mercados internacionais e a parte mais prática mostrando como trabalhar nestes segmentos.
Dirk Thomaz explicou que o dólar é um dos motivos que fazem com que o Brasil esteja tão defasado dentro do cenário econômico mundial, mas a moeda norte-americana é apenas um destes fatores:
"Possuímos uma estrutura muito ineficiente com todas as dificuldades do chamado 'custo Brasil' que prejudicam e muito o desenvolvimento do país. O Brasil foca em produtos de valor agregado baixíssimo. Isso tudo precisa ser repensado O Brasil não é competitivo, as estruturas políticas são arcaicas e a parte legal não funciona." afirmou o professor.
Para ilustrar melhor quão deficitário é o mercado brasileiro, Dirk Thomaz traçou um comparativo sobre o minério de ferro, a commoditie que o país mais exporta, com outros produtos:
Minério de Ferro: 50 dólares por tonelada
Aço: entre 250 e 700 dólares por tonelada
Peças de Automóveis: por volta de 10 mil dólares por tonelada
Veículos Esportivos como Ferrari: 200 mil dólares por tonelada
iPhones: 15 milhões de dólares por tonelada
Chips de Computador: 5 bilhões de dólares por tonelada.
"Todos os países tem um imposto chamado Imposto de Valor Adicionado, e o Brasil substitui este único imposto por 89 impostos diferentes. Existe um esforço deliberado de dificultar a vida no Brasil. A velha história do criar dificuldades para vender facilidades. Isso gera burocracia, corrupção, enriquecimento ilícito. É uma situação bastante complicada." completa.
Sobre o programa – PEGN
Desenvolvimento de competências essenciais para a alta performance na gestão.
O Programa de Especialização em Gestão foi desenvolvido para o indivíduo, a partir da visão sistêmica das organizações, do mercado e das mudanças globais.
Além do aporte científico aplicado em gestão, o Programa objetiva instigar o participante ao seu autoconhecimento a fim de que possa estabelecer um processo de autodesenvolvimento permanente.
As atividades são realizadas por professores com formação acadêmica e experiência prática, à frente de importantes instituições e/ou com larga experiência profissional.
Os temas são abordados de maneira a estimular no participante o desenvolvimento de uma postura profissional inovadora e estruturada em princípios contemporâneos da gestão de negócios.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.