Marketing em 2016: confira as projeções dinâmicas dessa área

01/02/2016
Marketing em 2016: confira as projeções dinâmicas dessa área | JValério
A cada início de um novo ano, é comum que os profissionais participem de reuniões com um “protocolo” de tendências que, de acordo com os líderes da equipe, deverão ser consideradas categoricamente ao longo dos próximos doze meses. É como se as tendências tivessem sido previstas por um “oráculo” e, por isso, não há espaço para discussões críticas sobre conceitos que talvez possam ser aplicáveis apenas para algumas empresas. Para evitar deslizes de estratégia, o mais adequado é analisar as tendências de uma perspectiva neutra, dando maior atenção às movimentações do marketing como um todo integrado, em vez de se concentrar apenas no que está em voga. Isto é essencial, sobretudo quando a empresa não consegue perceber de imediato o que é mero “modismo” e o que é uma certeza viável a seus objetivos de marketing e vendas. Para 2016, especialistas apontam que a dinâmica do marketing brasileiro será espelhada basicamente em cinco movimentos: 1. A convergência omni-channel, ou seja, a centralização de diversos canais simultâneos para atendimento e compra; 2. A priorização do marketing de conteúdo; 3. A formação de equipes multidisciplinares com profissionais de finanças, tecnologia da informação e publicidade criativa; 4. A utilização expansiva de estratégias mobile; e 5. O engajamento com vídeos em streaming, isto é, a interação da marca com o seu público via canais de vídeo. E, conforme indicam referências da Davanas Brindes – empresa do segmento de produtos promocionais (http://www.davanasbrindes.com.br/produtos/) –, o marketing focado em promoções também passará por alguns movimentos relevantes em 2016. Nas estratégias de divulgação, captação e fidelização, por exemplo, as empresas tendem a investir em táticas cada vez mais individualizadas, ofertando acessórios customizados. Essa apuração dos movimentos de marketing para 2016 pode ser valiosa para as empresas que buscam aprimorar suas estratégias de crescimento. O grande desafio será acompanhar a “correnteza”, no entanto, com uma equipe composta por experts criativos, é possível nadar até o final e alcançar excelentes resultados. Fonte: Falando da Gestão
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