Logística foi tema da Especialização em Gestão com Ênfase e Negócios da Fundação Dom Cabral
17/09/2015
Os alunos de Especialização em Gestão com Ênfase em Negócios se reuniram na última sexta-feira (11/09) para a abertura de mais um módulo, desta vez sobre logística. Com o tema Gestão de Performance em Cadeias de Suprimento , a aula foi ministrada por Roberto Vinicius de Melo Reis, professor convidado da Fundação Dom Cabral.
O Especialista em Ciência na Cadeia de Logística e Suprimentos, entende que este módulo é um dos mais relevantes pela questão do gargalo no setor logística, que afeta as empresas, independente do seu porte. "A questão da infraestrutura no país ainda é um problema sério. Existem planos do Governo para os próximos anos, inclusive para mudar essa distribuição da malha logística. São cinco modais, basicamente: Rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário e dutoviário -. mas o Brasil está muito concentrado na malha rodoviária, o que atrapalha o fluxo" explica o professor convidado da FDC.
Reis explicou que há projetos para incentivar a malha ferroviária, mas que ainda não saíram do papel. "No minério de ferro estamos um pouco avançados, mas a questão de grãos, de forma geral é um problema. Os altos custos para o transporte e o desperdício nas estradas nos fazem ser menos competitivos” complementa.
Sobre os alunos da Especialização da Fundação Dom Cabral, o professor Roberto Vinícius de Melo Reis já fez o estudo: " Já recebi o perfil dos alunos e são todos maduros, com boa vivência profissional. Vamos fazer muita interação, algo bem dinâmico. Não vou ficar apenas falando" declara o professor que acrescenta ainda que a contribuição dos alunos engrandece, de forma geral, não só a aula, mas todos os envolvidos - inclusive ele mesmo.
Expectativa dos alunos é alta
Para Olavio Dias, da Incavel Ônibus e Peças, o tema logística vem ‘como uma luva’, já que a sua empresa trabalha com exportações diariamente. "Este é um tema de enorme interesse para a gente e acredito que para todos aqui. A logística é uma atividade essencial no nosso cotidiano. Espero que hoje eu possa acumular conhecimento suficiente para usar em beneficio da Incavel", afirma Olavo Dias. Aliás, para Olavo, toda a Especialização está ajudando o seu desenvolvimento e da sua empresa. "Está muito proveitoso do ponto de vista doe volume de aprendizado, de novas tecnologias e de atualização de conhecimento", comenta Olavo.
Outro aluno que está totalmente envolvido com o curso - e que tem muita ligação com o tema deste módulo - é João Vicente , da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A - Ferroeste. João acredita que a cadeia logística brasileira precisa melhorar bastante. "Quando comparado com outros países, a gente percebe que estamos muito atrás. Infelizmente, grande parte das ações depende do Governo Federal e nada disso tem acontecido ultimamente", explica João Vicente.
Este é mais um motivo para João Vicente estar presente na Especialização. "A gente percebe um cenário para o futuro que deveria ser de grandes ações e investimentos para a logística brasileira, mas a gente não vê acontecer. E as empresas precisam trabalhar apesar disso. Essas matérias da Especialização da FDC são importantes para compreender como podemos melhorar todo o processo logístico das empresas, na atual conjuntura brasileira", afirma.
Geraldo Horfran, da Horfran Comercial Eletromóveis Ltda, também aproveita a Especialização para ampliar e renovar conhecimentos. O empresário disse que está sendo uma experiência muito boa para compreender como funciona a cabeça das novas gerações de empresários e de empresas. "São interessantes essas trocas de informações envolvendo novas tecnologias, com pessoas de diferentes nichos de mercado, com diferentes tempos de experiência e de vida mesmo", completa Geraldo Horfran.
Sobre a Especialização
A Especialização em Gestão com Ênfase em Negócios da Fundação Dom Cabral é uma Pós-Graduação Lato Sensu, desenvolvida para o indivíduo, a partir da visão sistêmica das organizações, do mercado e das mudanças globais, tendo a sustentabilidade como pano de fundo. A estrutura curricular visa ampliar a base de conhecimento dos participantes nas áreas de Estratégia, Gestão de Pessoas, Marketing, Finanças, Projetos, Operações, Logística e Supply
Chain Management, contribuindo para o seu aprimoramento profissional e sua preparação para novos desafios no mundo corporativo. Além do aporte científico aplicado em gestão, o programa objetiva instigar o participante ao seu autoconhecimento, a fim de que possa estabelecer um processo de auto desenvolvimento permanente. As atividades são realizadas por professores com formação acadêmica e experiência prática, à frente de importantes instituições e/ou com larga experiência profissional. Os temas ética e sustentabilidade são abordados de maneira transversal nas diversas disciplinas, permitindo ao participante desenvolver uma postura profissional inovadora e estruturada em princípios contemporâneos da gestão de negócios.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.