"Você é um líder tóxico?" Foi essa a indagação que deu início ao primeiro Fórum Empresarial de 2018 da JValério - associada à Fundação Dom Cabral - com o tema “Os Males da Liderança”, e palestra do professor da FDC Osvino Souza Filho, no último dia 27.
O professor Osvino apresentou alguns estudos do americano Peter Frost e falou sobre as toxinas da gestão. “O ser humano é capaz de intoxicar e ser intoxicado pelo ambiente. Numa organização, o líder pode ser vítima ou algoz, e tanto o líder quanto os liderados podem sentir fisicamente os efeitos dessa intoxicação e o papel do líder é influenciar para ações positivas”, explicou.
Ele ainda complementou destacando que um líder ideal é aquele que é um bom manipulador de toxinas. “Como um farmacêutico, ele pega as toxinas que estão no ambiente e transforma em remédio para a organização, sabendo ouvir, amortecer as dores e transformando o ambiente.”.
No evento a diretora de assuntos administrativos e recursos humanos no Grupo Barigui, Odete Marchet, comentou sobre os benefícios de uma relação saudável entre líderes e liderados. "O sucesso de uma empresa familiar é resultado de uma relação saudável que compete aos dois lados, tanto para os proprietários/fundadores como para os colaboradores. É uma relação que gera confiança, e quando os colaboradores conquistam essa confiança, é uma realização e quem ganha é a organização.".
Liderança 2018
Em 2017 os Fóruns abordaram temas relacionados à gestão, e nesse início de ciclo em 2018 o tema escolhido é a liderança.
Os encontros são mensais e sempre com participação de um renomado professor da Fundação Dom Cabral, a fim de promover a reflexão e a troca de experiências com temas relevantes para as empresas familiares, em um ambiente seleto, voltado exclusivamente para seus presidentes e fundadores.
Serviço: Mais informações sobre os Fóruns Empresariais pelo e-mail: relacionamento@jvalerio.com.br
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.