Descubra quais são os tipos de alianças estratégicas mais utilizadas e como iniciar o processo que visa vantagens para todos os envolvidos
Conquistar novos clientes, impulsionar as vendas, ampliar a participação no mercado, melhorar os processos internos e potencializar o desempenho dos colaboradores é o ideal de toda empresa. Um combo de respeito, não é mesmo? Saiba que ele tem sido a realidade em organizações que descobriram a importância das alianças estratégicas. Cada vez mais, líderes e gestores de diferentes áreas apostam na prática que traz inúmeros benefícios, inclusive, em se tratando de credibilidade.
No entanto, unir forças com quem compartilha dos mesmos valores e objetivos é apenas o primeiro passo do planejamento que requer um plano de ação estruturado e, sobretudo, baseado em conhecimento. Além disso, para destravar novos patamares é necessário saber usar as técnicas e ferramentas certas e da forma mais assertiva possível. Por consequência, a atuação em sinergia ao lado de parceiros em potencial possibilita a criação de propostas com alto valor agregado.
Quer transformar sua marca em diferentes níveis até abrir as portas que levam ao sucesso? Seja em receita ou performance, o “segredo” para maximizar resultados têm no trabalho em conjunto uma chance de ouro. Descubra como identificar as oportunidades e quais as mais utilizadas por quem já encontrou maneiras de integrar produtos e serviços com eficiência.
Antes de estabelecer um acordo formal com outras empresas, a gestão deve conhecer as opções disponíveis para só então bater o martelo. Nesse sentido, caberá ao gestor reunir as informações vitais ao entendimento e compreensão de todas as partes interessadas. Afinal, trata-se de um movimento audacioso que, por envolver expertises, pode assumir várias perspectivas. Vejamos algumas delas a seguir.
O que é: a parceria estratégica trata de acordos entre duas (ou mais) empresas para compartilhar recursos que objetivam alcançar metas consideradas mútuas. Tais metas podem incluir desde novos mercados até aumentar a geração de leads e os lucros, bem como aperfeiçoar os processos internos.
O que envolve: normalmente, o compartilhamento de tecnologia, conhecimento de mercado, marcas, canais de distribuição, instalações e, em alguns casos, o quadro de pessoal. Pode ser corporativa, com universidades e centros de pesquisa, como resultar em fusões e aquisições - duas operações econômicas se juntam e dão origem a um único empreendimento com outro nome.
Exemplo: quando uma empresa de tecnologia forma uma parceria estratégica com outra de manufatura para produzir um novo produto. Enquanto a primeira traz seu conhecimento em design e desenvolvimento de produtos, a segunda disponibiliza sua experiência em produção e distribuição.
O que é: aqui, a parceria estratégica também envolve duas (ou mais) empresas, mas o alvo é criar uma nova entidade empresarial. A saber, esse “braço” é separado das empresas-mãe e apresenta estrutura própria de gestão e controle. Na prática, são comumente usadas para acessar nichos inéditos e desenvolver soluções ambiciosas, as quais estão ligadas a altos riscos e custos.
O que envolve: cada empresa contribui com recursos, dinheiro, propriedade, conhecimento do setor e outros ativos. Vale lembrar que assim como os lucros serão compartilhados, o mesmo será aplicado às perdas.
Exemplo: em grandes projetos que visam a obtenção de uma nova tecnologia ou para ampliar a participação no mercado estrangeiro em uma atividade onde existe presença prévia. A Sony-Ericsson é um exemplo de joint venture envolvendo duas grandes empresas globais (a japonesa Sony e a sueca Ericsson) para a fabricação de celulares.
O que é: acordo no qual uma empresa (o afiliado) ganha comissões para comercializar e vender os produtos ou serviços de outra empresa (o anunciante).
O que envolve: em outras palavras, o afiliado recebe uma recompensa por cada cliente ou venda que trouxe para o anunciante através de seus próprios esforços de marketing.
Exemplo: este tipo de parceria é comum no marketing digital. Os afiliados podem usar uma variedade de métodos para promover os produtos ou serviços do anunciante, incluindo postagens em blogs, vídeos do YouTube, marketing de mídia social, marketing de conteúdo, anúncios PPC (Pay Per Click), email marketing, entre outros. Só para ilustrar, um blogueiro posta um artigo comparando diferentes televisões e, ao final do post, insere um link para o site que vende cada um dos eletrônicos.
O que é: uma forma de colaboração entre duas (ou mais) empresas para trabalhar juntas em campanhas de marketing. Essa estratégia não é benéfica apenas para reduzir os custos das ações, mas também para fortalecer a imagem - seja ela uma loja virtual ou física - frente ao mercado.
O que envolve: a promoção de um produto ou serviço conjunto ou dos produtos ou serviços uns dos outros para públicos-alvo compartilhados. Ademais, visa aumentar a exposição da marca, atingir novos públicos e compartilhar os custos de marketing por meio de confiança mútua, comunicação eficaz e alinhamento de valores entre os envolvidos.
Exemplo: uma imobiliária fecha parceria com uma loja de itens para decoração e, juntas, pretendem lançar um catálogo on-line. A imobiliária poderá usar os itens da loja para decorar os cômodos dos imóveis e torná-los mais atraentes. O mesmo vale para a parceira, que terá seus produtos expostos, aumentando a quantidade de pessoas impactadas ao divulgar a loja.
Aqui no blog, sempre batemos na tecla da inovação por se tratar de uma vantagem competitiva fundamental aos negócios. Isso para quem não quer se tornar obsoleto e ser engolido pelo mercado. Mas, como inovar se a companhia possui limitações relacionadas à infraestrutura, recursos e mão-de-obra? Com as alianças estratégicas certas, é claro.
Porém, antes de levar essa discussão à equipe, confira o passo a passo abaixo para encontrar o parceiro ideal de acordo com sua realidade. Lembrando que cada parceria é unica e um guia geral não trará etapas adicionais, as quais devem ser analisadas pelas lideranças em momento oportuno.
Marque um ponto para cada item que está no planejamento de uma parceria estratégica bem-sucedida.
( ) Conheço bem meu público-alvo e a persona
( ) Ofereço um produto ou serviço que atende as necessidades e anseios dos clientes
( ) Analisar e mapear a concorrência é um recurso da gestão
( ) Tenho metas e objetivos de curto, médio e longo prazo bem claros e definidos
( ) Sei o que posso oferecer e esperar das parcerias estratégicas
( ) Busco acordos de cooperação com empresas referência do setor
( ) Valorizo as regras que proporcionam benefícios mútuos
( ) As avaliações de retorno e ajustes são feitos periodicamente
( ) O networking é sólido
Agora que você já sabe a importância de fazer alianças estratégicas, que tal colocar no papel uma lista de parceiros de que desejar conectar e colocar esse contato no seu planejamento estratégico de 2024?
O ano novo está logo ali e começar o mês de janeiro com parcerias encaminhadas pode ser o “pulo do gato” para sai empresa em 2024. #ficaadica!