Descubra quais são as 8 competências mais importantes encontradas nos CEOs das maiores empresas do mundo
Pare tudo o que estiver fazendo por um instante, inclusive a leitura deste artigo, e tente lembrar de alguém que tenha passado por sua trajetória profissional e deixado uma marca positiva, um legado. De preferência, mentalize os líderes com quem atuou na carreira. Pensou?
Podemos apostar que este boss foi alguém capaz de ensinar, motivar, inspirar e liderar por meio de uma série de características muito peculiares. Além disso, deve ter sido nítida a preocupação dele com o desenvolvimento pessoal, algo que com toda a certeza contribuiu tanto em projetos como nas relações interpessoais, e na capacidade de dar bons exemplos. Isto é, praticar aquilo que prega verbalmente.
Em outras palavras, sabe aquele momento sensacional no qual ouvimos: “foi um prazer trabalharmos juntos, obrigado pelos aprendizados!”? Pois bem, trata-se de uma meta desafiadora, porém absolutamente possível. Caso você seja um líder em busca de direcionamento, ousamos dizer que ao lado de um forte espírito de coragem e pertencimento, construir uma marca sólida da empresa Você S/A é tão fundamental quanto seu desempenho em si. Para quem deseja despertar respeito e admiração em um ambiente de alta produtividade, um fator indispensável.
Então, comece se perguntando: qual impressão quero deixar nos times sob meu comando? Se a ideia é ser lembrado com um sorriso no rosto, confira se as habilidades e estratégias listadas abaixo estão sendo colocadas em prática no dia a dia dos seus negócios.
Antes de tudo, vamos entender o conceito de liderança de forma ampla. Mais do que uma função ou posição que, invariavelmente, possui responsabilidades e status, configura uma missão de vida. Algo que representa dezenas (ou centenas, milhares) de colaboradores que irão levantar todos os dias da cama para desempenhar funções em prol dos objetivos da organização influenciados pela atuação de seus líderes. A grande questão é: eles irão trabalhar dispostos ou já estão enviando currículos para a concorrência?
De maneira idêntica ao conhecimento, a capacidade de liderar está em constante evolução. Diante do mundo globalizado e hiperconectado em que vivemos, o líder acaba sendo um agente de mudanças não só no ambiente no qual está inserido, como também nos demais espaços sociais. Em suma, precisa ter a capacidade de mudar sua própria realidade ao mesmo tempo que impacta a de quem estiver ao redor com protagonismo, execução e inteligência emocional.
Ademais, o papel de liderar requer comunicação eficaz, capacidade de tomar decisões sob pressão e em condições pouco favoráveis (como durante a pandemia). Diante do cenário, ter facilidade de assimilar os problemas com rapidez, agir assertivamente diante deles e praticar a empatia são considerados exigências e não mais diferenciais.
Durante o expediente, o CNPJ do empresário fica em primeiro plano. Todavia, a pessoa física por trás dele não desaparece. Pelo contrário, quanto melhor for sua performance mais a personalidade do executivo estará à mostra. E, não por acaso, será colocada à prova.
Pensando nisso, confira as 8 principais competências e talentos apontadas por especialistas como indispensáveis na atuação de um líder de sucesso que, por consequência, sente-se realizado em todos os aspectos.
Em praticamente todos os artigos sobre liderança o termo autoconhecimento é citado.De fato, por ser verdadeiramente relevante. Pessoal e profissionalmente, liderar significa saber quem você é, o que quer e como traçar planos para atingir metas. Portanto, se conhecer profundamente é o primeiro passo para construir uma marca impactante.
Procure saber a respeito da executiva americana da área de tecnologia, Sheryl Sandberg, e sua luta pela igualdade de gênero no local de trabalho. Ela pode ser considerada uma referência clássica de líder notável que entendeu a si mesma e moldou suas ações sem abrir mão de valores e paixões.
Lembra da tríade missão, visão e valores? É ela quem guiará a jornada do líder bem-sucedido. Após definir o caminho, cabe ao profissional seguir com foco naquilo que idealizou, sendo fiel aos seus instintos. Tão importante quanto será ter a capacidade de mudar a rota quando e se necessário, mas sem desviar do alicerce central. Só para ilustrar, pense na visão como a estrela guia que orienta as ações e a missão como a estrada que se percorre.
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, sabe como ninguém a importância de ser focado. Ele transformou a forma como as pessoas compram on-line e nunca parou de elaborar planos que visam aperfeiçoar cada vez mais os serviços. Ou seja, mesmo sendo coerente com o negócio, está em constante inovação. O resultado é uma marca tão forte e presente no mercado que fala por si.
Ser consistente não significa ser duro, muito menos inflexível. É uma habilidade muito mais atrelada a como gerenciamos todo o repertório que possuímos e o transformamos em mensagens voltadas aos nossos pares. Não esqueça que a palavra de um líder acaba tendo mais peso que a dos demais, por isso é fundamental que discurso e prática estejam em sinergia. Dessa maneira, convém se preparar para participar de reuniões com equipes e encontros presenciais, bem como ter extremo cuidado ao redigir as postagens no LinkedIn ou discursos públicos.
Para se ter uma ideia na prática, pesquise sobre Tim Cook, CEO da Apple. O executivo conta em entrevistas que nunca teve a pretensão de ser um novo Steve Jobs - até porque sabia que seria impossível. Assim, tratou de se concentrar na melhor versão dele mesmo. Diante dos números da gigante dos eletrônicos, parece ter dado certo. Cook mantém uma consistência notável nas abordagens e aparições, mantendo os valores de inovação e design do fundador (o coração da companhia) em todas as suas comunicações.
Para quem vê hoje o valor de mercado da Microsoft - que ultrapassa US$ 2 trilhões - e o seu protagonismo na tecnologia de ponta, chega a ser difícil lembrar da empresa que começou a se tornar obsoleta em meados dos anos 2000. Quando assumiu como CEO em 2014, no lugar de Steve Ballmer, Satya Nadella tinha um grande desafio: transformar a gigante de software em uma potência de dispositivos e serviços.
Sabe qual foi um dos principais trunfos do CEO? Sua autenticidade. Ao destacar o poder da empatia e da diversidade, Nadella tem sido capaz de gerenciar conflitos sendo gentil e inclusivo. Talvez por este motivo ele tenha conseguido virar o jogo em uma das maiores crises da empresa de tecnologia.
A comunicação eficaz é uma das principais habilidades de liderança. Um líder eficiente deve ser capaz de transmitir claramente sua visão, metas e expectativas para sua equipe. Além disso, eles devem ser excelentes ouvintes e serem capazes de fornecer feedback construtivo. Investir no desenvolvimento de habilidades de comunicação, como aprimorar a clareza, a empatia e a capacidade de adaptação a diferentes estilos de comunicação, pode fazer uma grande diferença na capacidade de liderar efetivamente.
As habilidades de comunicação são o veículo que leva sua marca pessoal ao mundo. Melhorar a oratória, escrita e escuta ativa é essencial. Espelhe-se em Richard Branson, fundador da Virgin Group, cuja habilidade de comunicação cativante o tornou um líder globalmente reconhecido.
Quando falamos em Warren Buffett, logo pensamos em liderança e sucesso. Afinal, um dos investidores mais importantes do mercado financeiro global também está entre os mais ricos do planeta. Em 2019, sua fortuna foi estimada em quase US$ 90 bilhões. A origem de tanto dinheiro e reconhecimento está no fato dele ser presidente e principal acionista da Berkshire Hathaway, empresa de investimentos fundada na década de 1960 e que, atualmente, detém participações em dezenas de companhias como Apple, Coca-Cola, Visa e Kraft-Heinz.
Segundo Buffett, os relacionamentos sólidos com outros executivos e empresários são a espinha dorsal de qualquer marca pessoal eficaz. Para quem sabe chegar ao patamar dele algum dia (não custa sonhar), invista tempo em construir conexões autênticas com colegas, mentores e outros líderes para expandir sua influência.
Não faz muito tempo, publicamos um conteúdo sobre como se manter relevante dentro de um conselho empresarial. Para quem não leu, elencamos as principais características dos profissionais que entregam valor às organizações. Ser graduado é só o primeiro passo que vem acompanhado de muitas outras pautas, tais como diversidade, inclusão, consciência digital e conhecimentos aprofundados sobre ESG. Sem falar nas megatendências de negócios.
Lembre-se de que sua marca pessoal como líder não é estática. Esteja disposto a aprender e evoluir à medida que sua carreira progride. Elon Musk é um exemplo de líder que está sempre se reinventando, de fundador da Tesla a pioneiro da exploração espacial com a SpaceX. Busque feedback, esteja aberto a melhorias e continue aprimorando suas habilidades de liderança.
Ao manter a integridade, se constrói a confiança que é o básico para qualquer líder de sucesso. Concentra-se no legado de líderes como Malala Yousafzai, cujo caráter e compromisso com a educação das meninas no Afeganistão a tornaram uma voz poderosa para a mudança. Cumpra suas promessas, seja ético e mantenha os mais altos padrões de conduta.
Fazer cursos voltados ao aperfeiçoamento da capacidade de liderar também é um hábito cultivado por líderes preocupados com suas performances. Eles sabem bem o quanto fazer imersões nas complexidades da função pode trazer diversos benefícios. Para obter o máximo das pessoas em um ambiente de confiança e colaboração, o líder precisa entender de que maneira o seu estilo de liderança interfere no desempenho da equipe e da organização.
São justamente esses conteúdos que serão abordados no programa Liderança Transformadora, da JValério, em parceria com o Biopark. Os encontros, que serão presenciais, estão marcados para acontecer no próximo mês de março, em Toledo (PR).
Não perca a chance de debater sobre os novos paradigmas da liderança e os meios para exercê-los.
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