Insights sobre vendas digitais que toda gestão deve saber

28/08/2024
Insights sobre vendas digitais que toda gestão deve saber | JValério

Além de dados e informações do setor, confira 12 dicas para montar um planejamento estratégico de respeito

Já faz algum tempo que a transformação digital se tornou algo inerente ao nosso dia a dia e isso, certamente, alterou os padrões de consumo e, por consequência, a gestão de vendas. Se com a popularização dos computadores avançamos em diversos sentidos, sobretudo em termos de comunicação, com a chegada dos smartphones a revolução se tornou ainda maior. De um lado, o volume expressivo de informações na palma das mãos das pessoas, conectadas aos seus aparelhos celulares cerca de 5,02 horas por dia ao longo de 2023, conforme aponta o relatório “State of Mobile“, feito pela Data.AI. Do outro, organizações tentando encontrar uma fatia e se estabelecer neste novo contexto, repleto de marcas similares e uma enxurrada de ofertas e promoções.

Não por acaso, e em meio a correria da vida moderna, onde você acha que a maioria esmagadora desses usuários foram buscar opções de produtos e serviços? Sim, por meio de cliques na loja de aplicativos dos principais sistemas operacionais em atividade no país (Android e iOS, desenvolvidos pela Google e Apple, respectivamente). Para se ter uma ideia, downloads de apps pagos, compras em aplicativos ou assinaturas de serviços, como streaming ou plataformas de paquera, renderam US$ 1,73 bilhão aos desenvolvedores. No topo da lista, o Google One entrou para o grupo que lucrou mais de R$ 1 bilhão, superando o Globoplay, o HBO Max e o Disney+. Com relação ao ticket médio, R$ 470 por carrinho de um total de 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores virtuais - sendo boa parte deles, nativos que já nasceram hiperconectados.

Diante de grandes saltos tecnológicos, não houve empresário atualizado que, por ventura, tenha ousado escolher nadar contra a corrente, pois isso significaria assumir a missão praticamente impossível e absolutamente inglória de se manter relevante e competitivo ao optar por uma atuação exclusivamente off-line. Tendo em vista o alcance da internet e todas as possibilidades proporcionadas por ela, a exemplo do que acabamos de ver, o mundo corporativo precisou se render ao ambiente virtual e, felizmente, no fim das contas, todos saíram ganhando. Resta saber como encontrar o modelo ideal de funcionamento, evitando os erros mais comuns ao fazer marketing digital. Feito isso, de que forma administrar a área de vendas nesta quebra de paradigmas nas relações comerciais.

Vamos aprofundar?

Pandemia acelerou mudanças na gestão de vendas

Para manter os negócios prosperando, principalmente depois de uma quarentena que, à princípio, parecia interminável (nos referindo à pandemia da covid-19, decretada em março de 2020), a gestão de vendas teve que se reinventar e alterar, drasticamente, o mindset. Mesmo as que já possuíam estratégias voltadas à presença ativa nas redes sociais ou de comércio eletrônico, se viu às tantas com o aumento da demanda e a necessidade de atender plenamente os consumidores ao longo de toda a jornada de compra. De preferência, sem brechas para avaliações negativas que pudessem manchar a reputação. Ou seja, não bastava mais apenas vender, era preciso investir em personalização, bem como cuidar da experiência do cliente e o relacionamento com ele de ponta a ponta.

Além disso, embora se atentar às projeções de vendas seja fundamental, é preciso também pesquisar as principais tendências, como o uso da inteligência artificial (IA) em diversas etapas, entre elas, na redução de custos operacionais relacionados a tarefas repetitivas, como controle de estoque e abastecimento. Sem falar em detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de tornar o processo mais fluido: o omnichannel e sua capacidade de atendimento híbrido deve funcionar caso o cliente tenha comprado on-line e queira fazer a retirada pessoalmente, tendo contato com um vendedor ou suporte. O mesmo vale para os sites que passaram a contar com design responsivo, isto é, capazes de se adaptar a diferentes formatos de telas.

Comércio eletrônico tende a crescer ainda mais no Brasil e no mundo

Após o período conturbado, o cenário varejista global afastou de vez o fantasma do isolamento social, mas não sem potencializar o poder das vendas on-line. Inclusive, a exemplo do que vem ocorrendo na China, com a digitalização das lojas físicas a expectativa é que este mercado em constante crescimento se torne ainda mais gigante nos próximos anos. Segundo os dados mais recentes da Statista Digital Market Insight, ferramenta de acesso a projeções e insights sobre tópicos digitais emergentes, estima-se que, até 2027, o e-commerce e o mobile commerce respondam por cerca de um quarto das vendas no varejo em todo o planeta.

Aqui no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a modalidade de consumo caiu tanto no gosto da população que a curva de crescimento tem sido ascendente. A expectativa de faturamento do setor é fechar 2024 na casa dos R$ 205,11 bilhões, aumento de 10,45% em comparação com 2023, que foi de R$ 185,7 bilhões. O ticket médio, por sua vez, tende a subir para R$ 490, enquanto o número de pedidos pode totalizar 418,6 milhões. Tanta demanda será devido a um aumento também na quantidade de clientes comprando on-line, chegando à marca de 91 milhões de consumidores.

Principais estratégias de vendas on-line

Para aproveitar todo esse potencial da melhor forma, a única maneira é buscar conhecimento ou atualizar os existentes em prol de estratégias capazes de turbinar as vendas on-line. Pensando nisso, anote as dicas a seguir, sendo a última uma oportunidade imperdível que pode ser a virada de chave para  alavancar de vez sua gestão neste vasto universo.

  1. Faça um planejamento estratégico;
  2. Conheça seu público-alvo;
  3. Tenha uma plataforma de vendas segura e confiável;
  4. Acompanhe as tendências do setor;
  5. Esteja presente nas redes sociais de maneira perspicaz;
  6. Invista em marketing de conteúdo;
  7. Faça anúncios on-line;
  8. Aprenda a usar SEO (otimização para mecanismos de busca);
  9. Venda nos principais marketplaces;
  10. Aproveite ferramentas como o e-mail marketing;
  11. Seja consistente e analise as métricas regularmente;
  12. Faça cursos de educação continuada voltados à gestão de vendas.

Agora, anote a dica de ouro: nos dias 19 e 20 de novembro, na sede da JValério, em Curitiba (PR), uma nova turma de profissionais que não tem tempo e, muito menos, dinheiro a perder, estará reunida para destravar as hard skills necessárias para o sucesso empresarial na era digital. Clique aqui e faça parte!

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