Soluções disruptivas devem fazer parte do planejamento estratégico de empresas que querem se destacar no mercado
A inovação aberta faz parte do modelo de gestão de negócios de organizações que querem crescer com sustentabilidade e pode ser conceituada como um modelo de gestão empresarial para a inovação que promove a colaboração com pessoas e organizações externas à empresa. Por exemplo, nem sempre a organização possui uma estrutura de Tecnologia de Informação (TI) para abraçar sozinha um projeto de transformação digital. Mas pode contratar um parceiro com expertise em e-commerce para decolar nas vendas na internet. Ou seja: a inovação aberta é a combinação de recursos internos e externos para impulsionar a cultura de inovação dentro de uma companhia.
E o primeiro passo para implementar práticas de inovação aberta é reconhecer que existem profissionais competentes e com conhecimento em áreas específicas e atraí-las para o negócio para tirar os projetos do papel. Alianças com outras empresas, apoio para pesquisa em universidades, competições de crowdsourcing e ecossistemas de startups são ferramentas que estimulam a implementação da inovação aberta.
São dois tipos de inovação aberta:
1. Inovação inbound – adotar a expertise e a experiência de fora da organização. Analisar o ambiente externo e encontrar novas informações para identificar, selecionar, usar e internalizar ideias é o caminho para acolher projetos de inovação aberta.
2. Inovação Outbound – é quando uma empresa elabora um ativo em seu processo de inovação e encaminha a um parceiro externo para desenvolvê-lo ou comercializá-lo.
Conheça três casos de inovação aberta que podem inspirar empresas, independente do porte, a serem disruptivas e ganharem destaque frente à concorrência.
Séries clássicas como Harry Potter, Friends e The Big Bang Theory viraram coleção da Lego. Todos eles são frutos da plataforma de inovação aberta da empresa: Lego Ideas. Nela, o público é convidado a enviar sugestões e participar de concursos. Quem quiser se sentir à vontade para criar um cenário, produto ou personagem de lego e enviá-lo para a Lego por meio da plataforma. E são os próprios usuários que escolhem as melhores ideias por meio de votação.
A Samsung é reconhecida como uma das grandes empresas que mais investe em inovação. Essa área é dividida em quatro categorias:
A grande vantagem da Apple em relação aos concorrentes é a grande variedade de aplicativos disponíveis para seus produtos. Para o Iphone, por exemplo, são inúmeros, o que torna melhor a experiência do usuário.
Tais aplicativos são frutos de projetos de inovação aberta voltada para desenvolvedores de aplicativos possam criar seus produtos funcionando em seu próprio ambiente Apple.
O aprendizado que fica e que pode ser aplicado por qualquer empresa, independente do porte, é que a inovação aberta pode ser feita pelo caminho da cooperação. Engaje seu público alvo. Use criatividade e avalie as necessidades do seu próprio usuário para criar produtos que sejam a sua cara e que satisfaça seus desejos. Lembre-se: os clientes gostam de ser ouvidos! Além disso, se você é um líder, lembre-se de que nem sempre é possível resolver seus problemas sozinho. Busque o parceiro ideal para inovar.
As empresas que querem estimular a inovação podem se inscrever no PAEX - Parceiros para a Excelência. Trata-se de uma solução oferecida pela JValério Gestão e Desenvolvimento, com a chancela da Fundação Dom Cabral. O programa, destinado às empresas de médio porte, proporciona intenso aprendizado em rede, amplia a visão estratégica, aumenta a capacidade dos executivos em resolver problemas, desenvolve competências gerenciais de ponta e constrói um modelo de gestão orientado à estratégia e resultados.