Apesar dos desafios, o cenário do agronegócio brasileiro é positivo. É o que avaliou o consultor e professor da Fundação Dom Cabral, Junior Crosara, durante o Encontros de Gestão, evento gratuito e exclusivo para gestores de médias empresas do Paraná e de Rondônia, promovido pela JValério FDC. “Acredito que passaremos por tudo isso bem porque adotamos todos os protocolos necessários para garantir a segurança alimentar e não paramos nossas empresas”, afirma Crosara.
O agronegócio é visto como motor da recuperação da economia brasileira. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 4,62% nos primeiros cinco meses de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O segmento “dentro da porteira” (ou segmento primário agropecuário) foi destaque com crescimento acumulado de 11,67% de janeiro a maio de 2020. Segundo a CNA, o resultado foi impulsionado pelo desempenho do ramo agrícola, cujas expansões foram de 4,62% em maio e de 15,17% nos cinco primeiros meses de 2020. Entre os produtos, os destaques em termos de altas de preços foram: milho, café, cacau, arroz, soja e trigo.
O segmento de agrosserviços também cresceu em maio e no acumulado do ano, apesar da pandemia. Esse resultado reflete, por um lado, a manutenção das atividades do agro mesmo em meio às medidas de distanciamento social, e por outro, o forte ritmo de exportações do agronegócio. Nesse cenário, a parceria comercial com a China tem feito a diferença. “Mais de 60% das exportações agro no Brasil estão indo para a China”, diz Crosara.
Crosara aponta alguns fatores importantes para o fortalecimento do agronegócio e as estratégias que devem ser criadas em torno deles. “Quando a gente olha para a ponta da cadeia, vemos clientes mais exigentes e preocupados com os três S’s: saúde, sanidade e sustentabilidade. Na área de transformação digital, estamos lidando com a necessidade de implementar soluções digitais que nos aproximem do cliente. Um bom exemplo disso é o case da Magalu, que criou novos ambientes de interação com os consumidores que resultaram em mais vendas digitais”. Isso faz parte, segundo o especialista, da estratégia Omnichannel, tendência do varejo que usa conteúdo multicanal para promover melhores relacionamentos com o público.
Para garantir perenidade, as empresas agro precisam investir em profissionalização e qualificação de sua equipe. Crosara elenca quatro habilidades fundamentais para líderes e colaboradores:
Agilidade: capacidade de se adaptar rapidamente
Foco: capacidade de concentrar no que é prioridade
Senso de dono: tomar para si a responsabilidade e desenvolver pessoas para tomarem decisão
Execução: ter planejamento e indicadores para executar de maneira uniforme
Também são importantes as habilidades de orientação às mudanças, criatividade, resolução de problemas e bom relacionamento. “Revise o perfil de pessoas a serem contratadas, que são as pessoas necessárias para te levar para frente”.
Muitas empresas vão crescer em faturamento esse ano, mas não em rentabilidade. Por isso, fazer a gestão de maneira estratégica pode fazer toda a diferença no pós-crise. Crosara indica dez eixos temáticos para levar em consideração no planejamento:
1) Gestão do portfólio
2) Excelência em gestão de clientes
3) Excelência em processos
4) Excelência em Supply
5) Excelência em gestão de despesas
6) Excelência em gestão de riscos
7) Gestão de pessoas
8) Desenvolvimento de novos mercados
9) Indústria 4.0
10) Imagem e reputação corporativa
“Hoje o sonho de todo mundo é ter uma Amazon do agronegócio e várias empresas buscam ser uma plataforma referência no mercado. Minha dica é que você esteja conectado em alguma delas. Tenha uma forma de estar em algum marketplace”, afirma Crosara. O marketplace é um e-commerce mediado por uma empresa, em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. “Isso garante marketing digital em um cenário em que 98% dos seus clientes têm WhatsApp e mais de 60% está em alguma rede social. A predisposição de comprar online cresceu muito nessa pandemia. Comece esse processo agora”.
Outras tendências indicadas pelo consultor são a evolução da agricultura de precisão (administração das informações do campo com o uso da tecnologia, o que permite maior controle), integração de e-commerce na cadeia de abastecimento e automação (de equipamentos agrícolas, uso de fertilizantes e automação do tempo de inatividade). “Por fim, faço o convite: separe de sete a dez dias úteis para ler e estudar. Não espere só da empresa, desenvolva a educação ativa. Você é responsável por isso”, finaliza Crosara.
A JValério Gestão & Desenvolvimento é a associada à Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, possibilitando programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. De forma prática e por meio de estratégias e ferramentas gerenciais aplicadas individualmente em cada companhia, os clientes estão em permanente aperfeiçoamento de resultados e aumento de competitividade.
Em setembro, a JValério FDC realiza o Workshop online Governança em Empresa Familiar, voltado para membros de famílias empresárias de Rondônia e do Paraná. Conduzido por professores da Fundação Dom Cabral, o Workshop é exclusivo para membros de famílias empresárias do Paraná e de Rondônia. Serão duas turmas: Turma I nos dias 1 e 3 de setembro e Turma II nos dias 15 e 17 de setembro. Faça sua inscrição aqui.