Ferramentas para profissionalizar uma empresa familiar
06/10/2015
Toda empresa familiar tem seus métodos de trabalho, a sua filosofia estabelecida e a sua cultura empresarial. Mesmo assim, ter tudo isso não basta e é aí que o profissionalismo entra em cena. As empresas precisam olhar para a concorrência e para o mercado, forçando uma empresa familiar a rever muitos elementos da gestão para manter a competitividade.
Em outras palavras: É preciso adotar novas ferramentas para profissionalizar tudo.
Para Eduardo Valério, Diretor-Presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, profissionalizar quer dizer resumidamente:- ter planejamento;- saber executar, - manter indicadores em dia,- nunca perder os controles de gestão e de meritocracia.
"Quando os resultados não estão acontecendo de maneira sistemática é importante rever o planejamento, a execução e os indicadores. Normalmente os sinais estão nestas três dimensões" aponta Eduardo Valério.
Há também o entendimento de que "profissionalizar" seria como separar os interesses familiares dos da empresa. Dentro desta visão mais ampla, Eduardo Valério detalha que nas empresas familiares, quanto mais segregados estiverem os temas efeitos à família dos temas relacionados à gestão, mais 'profissional' ela será, mas alerta: "Entretanto, é preciso ter o planejamento empresarial muito claro, com objetivos definidos, metas, indicadores e sistema consistente de acompanhamento de resultados. Ou essa separação não adiantará muita coisa".
Um passo importante nesta direção é a elaboração e implementação do planejamento estratégico, bem como definir alçadas e fóruns de decisão. "Com estes instrumentos, a empresa poderá avançar na direção da sustentabilidade" disse Eduardo Valério.
Gerindo o seu pessoal
Contratação, remuneração e promoção de funcionários, assim como regras de trabalho e níveis para a tomada de decisão, são elementos básicos dentro de uma empresa, mas muitas nem se preocupam em criar ferramentas para gerir todos estes aspectos.
Para não cometer erros na hora de adotar novos direcionamentos, Eduardo Valério ressalta que dentro deste tipo de reformulação empresarial, é fundamental encontrar uma empresa (ou um profissional) com especialização neste ramo de implantação de projetos de Governança Corporativa e de sucessão em empresas familiares.
"Na implantação dos projetos de Governança, por exemplo, nós da JValério estabelecemos as regras e as normas de gestão nas quais são estabelecidas premissas e critérios de como melhor gerir a empresa. Dentre as premissas e critérios estão aqueles relativos à gestão geral da empresa e, consequentemente, a gestão de pessoas. Contudo, detalhamento de temas como políticas de cargos, salários, remuneração e outros dentro dessas esferas devem ser tratados por empresas especializadas e com know-how" conclui o especialista.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.