Entenda mais sobre o conceito considerado um grande diferencial competitivo e saiba como Netflix e Airbnb se destacam no uso do imbatível recurso
Quando uma empresa decide vender valor e não preço ela se torna praticamente imbatível. Isso acontece devido um exímio trabalho de gestão focado em proporcionar as melhores experiências de compra ao público-alvo. Para tanto, partem do princípio de que produtos e serviços representam mais do que uma simples aquisição, pois devem, acima de tudo, atender dores, necessidades e desejos dos clientes. A partir de uma dinâmica capaz de deixar evidentes os benefícios de optar por determinada marca em detrimento de outra, conquistar a preferência entre as milhares de opções disponíveis acaba sendo uma mera consequência.
Aliás, tem muita gente disposta a pagar mais caro se a oferta vier acompanhada de um posicionamento contundente. Aqui, entra em cena um manifesto persuasivo no qual as características e particularidades são colocadas sobre a mesa juntamente com uma promessa e a fama de cumprir o que promete. Ao agir desse modo, o valor financeiro não deixa de impactar, no entanto, passa a ser um detalhe tendo em vista o custo-benefício daquela tomada de decisão. Daqui para frente, a tendência é gerar conexões genuínas e relacionamentos duradouros não apenas com os consumidores, mas também com as demais partes interessadas (parceiros, fornecedores e até colaboradores).
Diante do cenário, você se pergunta: quais estratégias são eficazes para ter uma boa proposta de valor? E como comunicar ao mercado a existência dela? É o que veremos a seguir.
Criar uma proposta de valor significa ter em mãos um grande diferencial competitivo responsável por aumentar as vendas e, por consequência, a receita de qualquer tipo de negócio. E é justamente essa importância que a torna tão eficaz quanto desafiadora. Mais que ações de marketing e um super-time de vendas, ambos essenciais no processo, trata-se de assumir uma postura que requer o engajamento de toda a estrutura organizacional para, de fato, dar certo. Independentemente do formato de atendimento, físico ou virtual, a abordagem precisa soar natural e transcender os slogans superficiais para atingir em cheio mentes e corações por longos anos.
Além de dar clareza e foco a quem busca algo que sua empresa tem a oferecer, a proposição de valor melhora a compreensão das pessoas e faz com que elas sintam-se predispostas a finalizar a transação toda vez que tiverem a oportunidade - tanto nas lojas como nos sites. Antigamente, bastava cobrar mais barato para chamar a atenção, porém, a cada nova geração o nível de exigência cresce, obrigando as organizações a se reinventarem caso queiram continuar ativas e, sobretudo, relevantes em seus nichos de atuação.
Portanto, ao planejar a estratégia não esqueça de:
Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, a fidelização do cliente está diretamente relacionada à ideia de valor. Mais do que benefícios, os indivíduos tendem a calcular essa percepção a partir de suas experiências de interação com as marcas. Para Kotler, “a proposta de valor é um conjunto de benefícios ou valores que se promete oferecer aos consumidores para satisfazer suas necessidades”.
Partindo da premissa, pare para pensar no case das empresas abaixo e veja como elas executam o conceito de maneira reconhecidamente assertiva.
A Netflix não é gigante somente em faturamento (teve lucro líquido de US$ 2,33 bilhões no 1º trimestre deste ano), mas também entrega tudo em termos de proposta de valor. Além de salvar os amantes de desenhos, filmes, séries e documentários de todas as idades do tédio, a empresa de streaming não se limita ao oferecer vasta seleção de conteúdos, formada por uma infinidade de títulos de sucesso competindo de igual para igual com os originais - restritos a estúdios renomados de Hollywood até pouquíssimo tempo atrás. Vale destacar a capacidade que tiveram de criar uma atmosfera repleta de atributos mantida desde que iniciaram as atividades, em 2010 (a versão brasileira chegaria em 2011) - ou melhor, de lá para cá, sempre investindo em novidades.
Ao observar as barreiras físicas impostas pelas locadoras, os preços dos ingressos para ir ao cinema e a dificuldade de acompanhar a programação da TV a cabo (pensando em quem já buscava assistir com um pouco de exclusividade) marcada por uma grade fixa de horários, lançou uma plataforma intuitiva sem limitações e altamente personalizável. Detalhe: o usuário pode logar e ter acesso em qualquer dispositivo eletrônico que esteja à mão. Em resumo, pegou o supra sumo do entretenimento e serviu de bandeja à população mundial, sem interrupções e complicações (nunca se ouviu dizer de apagões ou algo do gênero).
Já a proposta de valor do Airbnb é baseada em oferecer diversas possibilidades de hospedagens a preços competitivos, geralmente abaixo dos praticados pela rede hoteleira tradicional. Por meio de uma plataforma, disponível via site e aplicativo, há duas opções: ser hóspede ou anfitrião. Eis aí o maior trunfo do serviço que tem atraído tantos viajantes em busca de uma experiência alternativa e personalizada: poder economizar com diárias de hotel ao viajar e faturar uma grana caso possua acomodações aconchegantes (de residências inteiras e quartos individuais a cabanas e casas na árvore) e em conformidade com a política da empresa - pautada em fazer com que o usuário sinta-se em casa em qualquer lugar do planeta.
Após fazer o cadastro, inteiramente gratuito, ambos são clientes e contam com atendimento exclusivo dentro de uma comunidade criada para resolver toda espécie de problema que possa surgir, incluindo os relacionados à cobranças até as dúvidas mais corriqueiras. Em resumo, a companhia - surgida em São Francisco (Califórnia - EUA) por volta de 2008 -, conta com milhões de contas administradas por quem deseja descobrir o mundo sob novos pontos de vista, mais distantes da padronização oferecida pelos hotéis, pousadas e etc. Ainda em comum, compartilham o anseio por realizar essa demanda de forma transparente e confiável, dois pilares da Airbnb que se destaca ainda pela comunicação fácil, suporte acessível e transações seguras.
Boa parte dos resultados obtidos por meio da proposta de valor passam pelo crivo da gestão comercial. Clique aqui e faça parte do seleto time de profissionais que estarão reunidos em Curitiba (PR), nos dias 19 e 20 de novembro, para um curso rápido com metodologia robusta voltada a resultados excepcionais!