Essa ainda é uma dúvida muito comum que os profissionais da área de negócios possuem, sendo que as vezes ocorre até uma confusão entre os dois conceitos, levando as pessoas a acharem que se trata da mesma coisa, ou ainda que são sinônimos um do outro (mas não são). A eficiência e eficácia são dois conceitos muito utilizados na gestão de empresas, uma vez que uma atividade pode ser desempenhada com eficiência, porém sem eficácia e vice-versa. Ao princípio parece um pouco complicado, mas o desenrolar das duas palavras, principalmente nas ações profissionais, são mais aplicadas do que imaginamos. É justamente isto que trazemos para vocês e vamos abordar ao longo do texto.
Eficiência e a excelência na execução
Explicando da maneira mais simples possível, a eficiência aborda o modo como executamos uma atividade (como fazê-la), e não do que fazer ou qual atividade devemos realizar. É um conceito no qual consiste em fazer certo as coisas que nos são atribuídas, estando geralmente ligadas ao nível operacional da organização. Dizemos que uma operação foi realizada de forma eficiente quando esta consumiu o mínimo de recursos na obtenção de um determinado resultado, ou seja, realizando uma operação com o mínimo de recursos, tempo, pessoas, orçamento, dentre outros quesitos, você estaria sendo um funcionário altamente eficiente.
Podemos dizer que a eficiência melhora as operações, otimizando-as de maneira contínua. É através da padronização e especialização que as empresas atuais procuram obter o máximo de rendimento com a menor quantidade possível de recursos, seja ele humano, financeiro, ou material. Por exemplo, para avaliarmos a eficiência de uma fábrica, teríamos de avaliar a quantidade de recursos que ela consome e se esses recursos são compatíveis ou não com a necessidade das operações que possui. Se uma empresa é mais eficiente do que seus concorrentes, ela consegue produzir a custos menores, adquirindo vantagem estratégica.
Eficácia e superação dos resultados
Ao contrário da eficiência, a eficácia trata do que fazer, quais atividades executar, realizando estas da maneira certa, alinhada à decisão de qual o melhor caminho a ser seguido. De forma resumida, a eficácia caracteriza-se pela excelência na execução da atividade, fazendo o que for necessário para alcançar um determinado resultado, tendo em vista também a satisfação de uma necessidade e o alcance de um objetivo. Na forma de conceito, a eficácia mede a relação entre os resultados obtidos mediante os objetivos pretendidos pela empresa, ou seja, se o mesmo foi realizado (alcançado) da maneira que deveria ter sido.
Diversos autores dizem que a eficácia está geralmente ligada ao nível tático (gerencial) da organização, já que é função dos gerentes fazerem com que seus colaboradores trabalhem da maneira certa, orientando-os a fazer uso da menor quantidade de recursos possíveis. Contudo, é válido ressaltar também que todos dentro da organização podem tomar a iniciativa de otimizar suas atividades e não necessariamente esperar que o gerente o diga para fazer isso. Para identificar se a execução está sendo eficaz, avaliando a eficácia de uma fábrica por exemplo, basta verificar se a mesma atinge ou não a meta estabelecida que possui.
Conclusão - A diferença entre eficiência e eficácia
Recapitulando, a eficiência está relacionada à produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. Podemos dizer que a pessoa eficiente vai além daquela que se mostrou apenas eficaz, executando tudo na mais perfeita ordem, sem falhas, ou incoerências. Por outro lado, a eficácia consiste em atingir o objetivo proposto, executando algo de acordo com o que foi determinado, é o resultado alcançado, mensurável e alinhado com o objetivo corporativo. Enquanto a eficiência envolve a forma como uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma. Por esse motivo, um bom gestor deve saber alinhar os dois conceitos, alcançando assim resultados satisfatórios para a organização.
Para uma empresa adquirir vantagem competitiva, é muito importante ser atuante em termos de eficiência e eficácia. Como citamos acima, se uma empresa é mais eficiente do que seus concorrentes, ela consegue produzir seus produtos a custos menores, bem como obtém um grande nível de consistência na sua produção, ou seja, torna-se capaz de produzir produtos de maior qualidade. Além disso, se a organização for superior no âmbito da eficácia, ela também possui maiores chances de reter ou ampliar sua carteira de clientes (superando a concorrência em market share), uma vez que apresenta êxito contínuo no alcance das metas e do nível se serviço que os clientes necessitam ou contratam.
Fonte: Portal Administração