Diagnóstico do momento de Governança nas empresas precisa ser completo
13/04/2016
A importância do Diagnóstico de Governança Corporativa
Cada empresa familiar possui a sua própria história e por este motivo as soluções para os mais variados problemas que cabem feito uma luva para umas, não servem para outras. Muitos empresários estão vivendo momentos diferentes nas suas empresas e em suas famílias, exigindo assim soluções personalizadas. Quando algo não está saindo da maneira como deveria no andamento dos negócios (gestão de pessoas, etc) e o empresário não consegue detectar o quê, e nem onde, ele sente que precisa de ajuda externa para resolver um problema. A lista de causas destes problemas é enorme e pode envolver, dentre outras: - Falha na gestão das contas da empresa;
- Situação envolvendo um familiar que é acionista e não está atuando da maneira como se esperava;
- Plano de ação defasado;
- Questões envolvendo relacionamento dentro da empresa;- Falta de liderança por parte dos gestores;
Como saber o que está errado?
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, explica que é normal os empresários o procurarem sem saber exatamente o que está acontecendo: “Eu costumo brincar que eles vão ao médico sem saber onde está doendo. Por isso desenvolvi uma série de ferramentas para fazer justamente o diagnóstico do momento que está vivendo a empresa familiar”.São baterias de perguntas estratégicamente preparadas que conseguem chegar em um diagnóstico preciso do que está errado. Essas ferramentas envolvem os fundadores das empresas e depois passam pelos familiares e em determinados casos também com os gestores das empresas.O processo todo envolve um software especial que compila essas informações, mas Eduardo Valério alerta que o software por si não é a essência do diagnóstico e sim, a abordagem pessoal e o parecer que é feito logo em seguida. “Nós indicamos alguns caminhos que poderão ser adotados pela empresa familiar na direção de evitar problemas maiores ou para resolver problemas já existentes. O parecer completa este diagnostico que em seguida é entregue para a empresa que decide os caminhos que vai seguir”.
Os egos
Algumas empresas podem ter seus gestores com o ego sensibilizado com este diagnóstico. Por ser imparcial, as informações resultantes vão atingir pontos que até então, podem ser considerados intocáveis dentro da empresa. Eduardo explica que quando a empresa procura por orientação, todos os envolvidos precisam ter ciência do trabalho que está sendo feito: “É uma característica da demanda. A gente acaba sendo chamado por uma razão mas a conclusão do diagnóstico pode levar para outros caminhos e apontar outras soluções. Isso pode passar por desconfortos, porém estes desconfortos são necessários para o crescimento das pessoas e das empresas. São questões complexas tanto no âmbito familiar quanto societário e de gestão", alerta o especialista.
Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).
Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.JValério – Gestão da Empresa FamiliarEndereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 Cj 1507, Cabral, Curitiba.https://www.jvalerio.com.br/
Fonte: KAKOI Comunicaçãowww.kakoi.com.br
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.