Antecipar se a tendências e apresentar soluções que atendem às demandas e necessidades dos clientes é sinônimo de destaque no mercado
Inovar é basicamente gerar valor para o negócio por meio de um novo processo, produto, ou serviço capaz de gerar benefícios para a empresa.
Um dos benefícios do desenvolvimento de novos produtos e serviços é aumentar a competitividade do negócio. Essa é uma prática comum dos maiores players do mundo para se tornarem relevantes e continuarem crescendo.
Afinal, as marcas não podem se prender apenas a ideias consolidadas para se destacarem num cenário de concorrência acirrada e de constantes mudanças tecnológicas que acabam moldando um novo comportamento do consumidor.
Leia a seguir sobre metodologias para inovar por meio do lançamento de novos produtos e serviços.
O desenvolvimento de novos produtos (DNP) é o conjunto de diversas áreas como pesquisa, design, engenharia, gestão e marketing. Todo esse processo inicia a partir da análise oportunidades de mercado e a criação de uma solução inédita para suprir necessidades e demandas dos consumidores.
O DNV pode surgir de uma ideia inovadora ou também do aprimoramento de um produto que já existe, mas que seja realmente relevante para público-alvo.
A inovação em serviços pode ser definida como a transformação positiva e significativa da experiência dos usuários que utilizam determinado serviço.
Um corte de cabelo, por exemplo, é um serviço no qual as habilidades do cabeleireiro são colocadas em prática para mudar o visual do cliente.
Aluguéis de carro ou imóveis em plataformas como o Airbnb também são serviços porque dizem respeito à utilização de um produto, mas não a transferência de sua propriedade.
Outro exemplo mais palpável é o setor de alimentação. Nele, é possível inovar em um produto, em um serviço ou em ambos.
Quando um chef cria uma receita exclusiva e oferece essa iguaria em seu restaurante, ele inovou em um produto. Contudo, se essa novidade envolver um jeito de servir ou uma nova forma de atendimento, por delivery, por exemplo, trata-se de uma inovação de serviço.
A economia digital é uma das principais incentivadoras da inovação de serviços. A internet e o avanço tecnológico revolucionaram a forma como as pessoas interagem entre si e, sobretudo, com as marcas. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e consumidores e é um serviço que se tornou uma tendência no varejo. Nesse formato a experiência do consumidor é valorizada e ele não pode perceber diferença entre o mundo on-line e o off-line.
Na prática, no que tange à inovação em serviços há muitas soluções chamadas de inovadoras, mas que, na realidade, apenas incrementam algo que já existe. Todavia, quando há uma quebra de padrão essa inovação é chamada de disruptiva.
Com a medida de isolamento social, na pandemia, muitas empresas foram obrigadas a dar um salto na transformação digital para continuarem conectadas com os clientes. E essa foi uma oportunidade que elas tiveram de inovar numa velocidade em que não estavam acostumadas.
Existe uma relação direta entre o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a inovação. E a matéria prima são as ideias que saem da caixa e que se transformaram em uma solução que faz a cabeça dos consumidores.
Produtos e serviços inovadores preenchem lacunas do mercado, atendem ou criam necessidades e agregam valor às marcas. Por isso, as empresas devem investir em programas de inovação que incentivem os colaboradores a identificar novas oportunidades. Os insights que surgem nesses fóruns de inovação passam por uma filtragem, ou seja, um processo de validação, para que a ideia bruta seja refinada e se torne um novo produto ou serviço.
De acordo com a consultoria McKinsey, empresas que lançam novos produtos frequentemente são mais propensas a ter um desempenho superior no mercado, em relação às que não investem. Relatórios de pesquisas indicam que lançamentos aumentam a receita, reduzem custos e melhoram a imagem da empresa.
Confira a seguir, outros benefícios advindos da inovação para a competitividade dos negócios.
A empresa consegue expandir sua participação no mercado. Consequentemente, o negócio também ganha uma vantagem competitiva e aumenta suas receitas.
Novos produtos também ajudam as empresas a aumentarem a sua base de clientes. Esse ganho é especialmente importante para negócios em setores altamente competitivos, onde atrair e fidelizar o consumidor é um desafio.
Empresas que investem no desenvolvimento de novos produtos vislumbram novas oportunidades de mercado e tendem a crescer num ritmo mais intenso e ter maiores margens de lucro do que seus concorrentes.
Empresas que atendem mais facilmente às necessidades dos clientes ganham relevância e conseguem se posicionar como líderes em seu ramo de atuação.
Antecipar tendências e sair na frente num momento em que o comportamento do consumidor muda rápido é uma forma da empresa cimentar a construção do seu futuro. Essas organizações também são mais propensas a adotar novas tecnologias para atender às necessidades emergentes dos clientes e, ao mesmo tempo, se preparar para as mudanças que ocorrem no mercado.
Abrir os olhos para a inovação é um dos objetivos do Programa de Aceleração de Negócios - PAN, da Fundação Dom Cabral e da JValério Gestão e Desenvolvimento. A solução é ideal para transformar pequenos negócios e ajudá-los a conquistarem resultados no curto prazo.O programa é pensado para a verdadeira realidade dos pequenos empreendedores, ou seja, ele direciona todos os seus esforços para gerar resultados imediatos. Assim, ele aumenta a rentabilidade do seu negócio, utilizando um plano de aceleração que guia o desenvolvimento da empresa.
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