Debate sobre implantação da estratégia marca o 2° encontro do Circuito de Palestras JValério 2015

22/06/2015
Debate sobre implantação da estratégia marca o 2° encontro do Circuito de Palestras JValério 2015 | JValério
Dando continuidade ao 1° Circuito de Palestras JValério, o segundo encontro aconteceu na última quinta-feira (18), também na cidade de Curitiba, e contou com a palestra “As principais dificuldades na execução da estratégia”, ministrada pelo professor da FDC, Flávio Nusbaum. Segundo o professor, em 70% dos casos de fracasso das empresas, a principal causa não é por falhas na criação do planejamento estratégico em si, mas a sua execução dentro da empresa; na hora de coloca-lo em prática. E os motivos que fazem uma implementação pouco eficaz são diversos. Seja porque os processos não estão bem formalizados ou porque não houve desdobramento da estratégia até os demais níveis dentro da empresa; entre vários outros. Essas informações apresentadas provêm de uma compilação de dados coletados por 80 professores da Fundação Dom Cabral, ao longo de 21 anos de experiência dentro de empresas. Desses dados, foi criada uma lista de dificuldades que as empresas têm na hora de implantar a estratégia que traçaram. Dividida entre comportamento, competência e estrutura, essa lista contém 21 dificuldades observadas na prática pelos professores, e, conforme explicou o professor Flávio, há algumas dificuldades pelas quais todas as empresas passam. São elas: falha na comunicação, síndrome de bombeiro, foco no operacional e falta de recursos humanos e financeiros. Por outro lado, existem aquelas dificuldades que, se acontecerem na empresa e não forem resolvidas de pronto, terão grande chance de fazer o projeto empresarial não dar certo. Ausência de liderança e de disciplina e descrédito na estratégia são essas dificuldades. O próximo encontro acontecerá dia 22 de junho na cidade de Londrina, com o tema “Gestão Financeira em Momentos de Crise”, conduzida pelo professor da Fundação Dom Cabral, André Rodrigues. Depoimentos Para Michelle Susan, da empresa Placlux, o assunto em questão aparenta ser de conhecimento de todos, mas há a necessidade de ser detalhado por um especialista que indique o norte e por onde começar todo esse processo. Ailton Correa, da empresa familiar Realflix, procurava apoio no momento de transição do negócio para a segunda geração. “O que foi colocado se encaixa exatamente na nossa empresa. Parece que essa apresentação foi feita pra nós “, afirmou Correa, antes de lembrar que muito do que limita o crescimento de uma empresa é falta de pensar à frente. Texto: Lucas França
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER