Congresso do Empreendedor traça cenário econômico otimista no Brasil
04/10/2017
O Congresso do Empreendedor, realizado em setembro pela ACIM- Associação Comercial e Empresarial de Maringá,com o apoio da JValério, apontou cases e traçou um cenário otimista ao setor empresarial e econômico no Brasil mesmo depois de anos de instabilidade econômica e política.
Nesse contexto, Eduardo Valério, fundador da JValério, que é associada da Fundação Dom Cabral, ressaltou a importância das empresas familiares no setor. “No Brasil, essas empresas familiares respondem por 62% do PIB, mas 90% não iniciaram processos de governança corporativa”, explicou o empresário, que também destacou a importância das empresas com gestão familiar nesse momento, pois são as que tendem a ter mais resiliência e perseguir metas de longo prazo.
No evento, o economista do Banco Votorantim, Roberto Padovani, fez uma previsão otimista apontando que, em um prazo de dez anos, a economia do Brasil será totalmente diferente. “Estamos começando um novo ciclo de retomada de crescimento, com uma gestão pública mais responsável” afirmou, dando como exemplo dados dos últimos anos como o superávit comercial, inflação e taxa básica de juros em queda. “Saímos da crise no ano passado e devemos crescer entre um e 1,5% neste ano”.
Cases na crise
Além dos diagnósticos, o evento também trouxe cases de organizações que já enfrentaram a crise com índices positivos, como a Magazine Luiza Luiza. Mesmo afetada em 2015, a companhia focou esforços nas vendas e distribuiu no ano seguinte um recorde de prêmios entre os mais de 21 mil funcionários, faturando R$ 12 bilhões. A marca continua em expansão além das 818 lojas físicas já existentes. Luiza, proprietária da Magazine Luiza, lembra que nesse momento, dois fatores separam as empresas: atendimento e inovação. “O resto é commodities. Hoje quem tem poder é quem tem conhecimento e faz acontecer”, afirma.
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