Cursos de pós-graduação e coaching ajudam profissionais identificar seus pontos fortes e fracos e mudar sua mentalidade para se tornar um líder completo
É bem verdade que algumas pessoas que atuam na gestão de negócios têm vocação para liderar. Até nas brincadeiras de crianças notamos aquelas que se sobressaem, que puxam as brincadeiras e ditam as regras. Mas, afinal, liderança é uma competência nata ou uma habilidade que pode ser desenvolvida? A resposta certa é: sim, apesar de algumas pessoas terem um talento natural para liderar, qualquer uma delas é capaz de se tornar um grande líder.
A própria etimologia da palavra liderança aponta para a ideia de uma capacidade que pode ser exercitada. Liderança deriva do inglês “leader”, que significa “guia”. De origem celta, a terminologia líder remete “ao que vai na frente”. Daí o entendimento de que liderar não é um dom que está no nosso DNA. Ao contrário: para ir na frente um indivíduo precisa realizar um conjunto de ações.
Uma característica marcante dos líderes é uma personalidade bem definida. O primeiro passo para aqueles que querem conquistar uma posição de liderança é investir em autoconhecimento para a observação das suas fortalezas e deficiências. E este é um exercício que pode ser praticado por qualquer um. É a partir do conhecimento próprio que podemos desenvolver competências, melhorar nossas atitudes e nosso posicionamento.
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada por mentores e coaches que ajudam os profissionais a se conhecerem a si mesmos e saber quais habilidades precisam dominar e quais ainda precisam ser desenvolvidas. A metodologia abrange os seguintes elementos:
Se na sua matriz SWOT forem identificadas características como capacidade de inspirar, influenciar, conduzir, motivar e engajar as pessoas, você é um talento que precisa ser lapidado. E se tais competências não fizeram parte da sua personalidade não precisa ficar desanimado. A ajuda profissional de um coaching e a formação continuada em escolas de negócios vão abrir seus olhos, sua mente e seu coração para que se torne um líder completo. Como diz o executivo americano, Donald H. McGannon, “liderar é ação e não posição”.
Confira agora alguns atributos necessários para ser um bom líder:
Ter a mentalidade de líder é enxergar além e fazer o que ninguém faz. É saber organizar processos, ter foco nos resultados e conduzir as pessoas. Ser chefe não é apenas delegar: é pensar em mecanismos para impulsionar o negócio.
Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, destaca que uma liderança de alta performance precisa ter uma visão estratégica das pessoas e da empresa, além de fomentar a inovação e resultados extraordinários continuamente. “Uma equipe bem direcionada sabe quais são as prioridades e o que deve ser feito para alcançar as metas. O bom líder é empático, sabe ouvir e está próximo a sua equipe. Juntos, eles podem criar estratégias para entregar o que se espera. O trabalho conjunto gera também o senso de pertencimento, que une os colaboradores em torno de uma causa comum”, afirma.
Mesmo as pessoas com talento para liderar precisam de aprimoramento. Uma trajetória de sucesso começa a partir da observação dos pontos fracos - habilidades técnicas, emocionais e comportamentais - para mudar comportamentos e minimizá-los.
A capacidade de comunicar-se bem é uma das maiores habilidades de um líder. E a comunicação vai além da linguagem verbal, corporal e escrita. A forma como se comportam e tratam os membros da sua equipe, a escolha das palavras e o tom certo são competências indispensáveis.
O bom líder é uma referência para todos, é flexível, demonstra respeito e empatia. Todas essas características são necessárias para que consiga motivar, engajar, instruir, corrigir, cobrar, reconhecer e inspirar seu time.
Na Pós-graduação em Gestão de Negócios (PGNE) prepara os executivos para enfrentar os desafios atuais e antecipar os cenários futuros do ambiente de negócios.
O participante aprende na prática como utilizar as melhores ferramentas da gestão contemporânea e recebe uma atualização sobre tendências, pesquisas e análises que influenciam o ambiente global de negócios. O Programa promove o diálogo com líderes e profissionais conceituados e amplia a rede de contatos dos executivos, oferecendo, assim, uma sólida e efetiva orientação profissional de carreira. A PGNE é um conhecimento imprescindível para quem deseja promover transformações relevantes na carreira e na empresa.