Energia empregada no traçado das ações empresariais deve ser a mesma ao longo da implementação de cada uma das etapas do trabalho
O sucesso da gestão empresarial é consequência direta de um planejamento estratégico eficiente, mas não se resume a isso. O acompanhamento de resultados das ações propostas no campo das ideias é fundamental em um modelo de gestão sustentável.
De acordo com o diretor-executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento, Clodoaldo Oliveira, de pouco adianta ter um bom planejamento se a implementação apresenta lacunas. “A execução da estratégia não deve ser deixada para depois. Para serem bem-sucedidas, as organizações devem ter uma visão simultânea do planejamento e da ação, ou seja, quando estiverem formulando os planos, os gestores também devem pensar na execução”, explica.
Mas, como garantir um acompanhamento eficiente, que resulte na implementação das propostas traçadas no plano de trabalho? O primeiro passo é apostar em uma comunicação efetiva. “Os colaboradores precisam ter conhecimento da estratégia, por meio de uma comunicação clara, baseada no dia a dia deles”, explica Oliveira.
Estar atento à resolução rápida de conflitos é outro passo importante para não comprometer o planejamento estratégico. Em uma recente pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC), 43% dos respondentes relatam demora dos gestores para aparar arestas que podem comprometer o bom andamento dos processos. “Estar ligado e agir rápido diminui o tempo entre a tomada de decisão e a execução”.
Para dar dinâmica no plano de ação, também é fundamental pontuar as prioridades e as decisões mais urgentes, que exigem maior celeridade para serem tomadas e implementadas.
O time também precisa estar alinhando nos propósitos e seguir na mesma direção. Por isso, é essencial estimular e valorizar a integração das diferentes áreas e níveis de hierarquia. Aqui, é importante pontuar que na pesquisa realizada pela FDC, 29% relataram que sentem falta de uma maior sintonia entre as diferentes peças do todo. “Para azeitar a máquina, mais uma vez a gente reforça a importância da circulação de informação entre as áreas, não apenas em quantidade, mas em qualidade”.
Nessa esteira, é importante lembrar que a munição de informação deve incluir todos os stakeholders, com a separação do joio do trigo. Em síntese, os gestores devem atuar absorvendo incertezas e depositando confiança na própria capacidade de interpretar os acontecimentos.
No planejamento, também é fundamental estabelecer métricas claras, mensuráveis e, principalmente, realizáveis para o monitoramento efetivo da estratégia. “As regras do jogo devem ser claras para que seja possível avaliar o plano tático à medida em que as ações sigam seu curso natural”, reforça Oliveira. Aliado a isso, é importante desenvolver práticas de monitoramento, avaliação e comunicação para a gestão do desempenho da estratégia.
Por fim, e não menos importante, é válido lembrar que, apesar de muitos profissionai projetarem estratégias adequadas ao ambiente externo, o olhar para o ambiente interno é indispensável para o sucesso do planejamento. “O caráter dinâmico do ambiente externo, no qual as organizações estão inseridas, faz com que praticamente qualquer planejamento estratégico exija alguma mudança organizacional para sua execução e validação”, conclui Oliveira.
A JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), oferece um programa que garante um planejamento estratégico com foco na execução de ações para o funcionamento do negócio, no cumprimento de metas e conquistas de resultados a curto, médio e longo prazo.
Estamos falando do PAEX (Parceiros para Excelência), que reúne empresas de médio porte que querem incrementar sua competitividade. O novo modelo de gestão, via PAEX, é construído de forma gradativa e a linha de ação é sistêmica.
O programa estimula todos os setores da empresa (finanças, processos, recursos humanos, projetos, operações, logística, marketing e vendas) a trabalharem de forma integrada.
O PAEX promove ainda um acompanhamento periódico de metas por meio da definição de indicadores de performance da organização. A criação desse cronograma, que esclarece a responsabilidade de cada um na organização, dá condições para a empresa crescer e alcançar novos mercados.