ACEFB e fundação Dom Cabral realizam segundo módulo do PDA em dezembro
03/12/2015
A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), a JValério Gestão da Empresa Familiar e a Fundação Dom Cabral realizam o segundo módulo do PDA (Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária) nos dias 4 e 5 de dezembro (sábado e domingo), na sala de treinamentos do Sebrae de Beltrão. O primeiro de um total de 12 módulos foi realizado na semana passada nos dias 20 e 21 de novembro, no Senac, com a palestrante Danielle Quintanilha Merhi. Ela abordou o tema “Relações de confiança e coesão familiar.” O segundo módulo estará sob o comando da palestrante Fabíola D’Ovidio, que vai tratar temas jurídicos como o novo código civil e a estrutura jurídica das empresas.
Danielle enfatiza que esse módulo inicial teve como objetivo traçar um panorama do que acontece nas empresas familiares, bem como os desafios de gestão empresarial. “Pudemos perceber nesse primeiro momento como acontece esse relacionamento familiar dentro das empresas.”
É a primeira vez que o treinamento está sendo aplicado no Sudoeste, encurtando a distância de participantes que percorriam, em média, 500 km até Curitiba. “Estamos facilitando o acesso aos participantes, além de outros pontos positivos como acesso a conteúdo diferenciado, que vai melhorar a gestão das empresas da região, e consequentemente terá impacto a longo prazo na economia local. Isso porque esses empresários estarão mais bem capacitados para cuidar do desenvolvimento regional”, diz Ademar Cardoso, gerente de negócios regional da JValério.
O PDA é uma solução educacional que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares ajudando seus membros a criarem um ambiente favorável para discutir e construir um futuro maduro e profissionalizado, garantindo a perenidade do negócio, a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares. Com mais de 14 anos de existência e a participação de mais de 40 famílias empresárias, o PDA tem atuado em diversos estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Ceará e Amazonas.
Preocupação com a sucessão familiar
Boa parcela das empresas do Sudoeste do Paraná são administradas por pessoas da mesma família. Com o passar dos anos, os proprietários vão delegando funções específicas como gerência de departamentos aos seus sucessores, geralmente filhos, noras e genros. Danielle informa que haverá um módulo específico para trabalhar esse assunto. “É um tema muito relevante, a gente está sempre pincelando algum tipo de assunto que contribui para o preparo do sucessor familiar e do sucedido. Quando a gente fala em sucessão, a gente fala muito no preparo de quem será o sucessor. O sucedido também tem que ser trabalhado para esse momento importante para a empresa. Se ele não fizer parte desse programa de desenvolvimento, o sucedido não consegue fazer a abertura de espaço para que essa nova geração assuma os negócios.”
A Fundação Dom Cabral foi criada em Belo Horizonte (MG) em 1976, como instituição autônoma e sem fins lucrativos. Comprometida com a excelência na educação executiva, a FDC exerce suas atividades no Brasil e no exterior, em cooperação com instituições locais, por meio da sua rede de alianças internacionais. Ademar lembra a fundação tem interesse trazer uma filial para Beltrão. “Há possibilidade devido a potencialidade da região”, acrescenta Ademar.
Sobre o atual cenário econômico
“É satisfatório ver que essas pessoas estão aqui participando do PDA, se preparando para ultrapassar as dificuldades que o país atravessa. O Brasil já teve outras situações parecidas com essa. Se a classe empresarial entender que essa é uma oportunidade de desenvolvimento juntamente com seus familiares ficarem mais unidos, mais fortes e pensar em alternativas para enfrentar essas situações. Acredito que o cenário é oportuno para refletir e pensar em novas alternativas para enfrentar essa crise”, analisa Danielle.
Tarsízio Bonetti, vice-presidente da Acefb e participante do PDA entende que o treinamento oferece condições de o empresário lidar com os conflitos que há na sucessão familiar. “O PDA nos prepara para trabalhar com essas situações e assim termos condições de encaminhar o processo de sucessão com mais tranquilidade. Até mesmo para as empresas que estão com o processo de sucessão familiar em andamento e estão encontrando dificuldades”, aconselha Tarsízio.
Dúvidas e mais informações sobre o PDA podem ser esclarecidas com Rodrigo Ilheu pelos fones (41) 9242-9147 / 3243-7159 ou e-mail rodrigo.ilheu@jvalerio.com.br.
Da assessoria/Acefb
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