Estes novos profissionais são preparados e exigentes. Saiba como estar atento para as transformações que estes jovens vão causar no mercado de trabalho
A geração Z, nascida a partir de 1995, está tomando o mercado de trabalho e transformando as relações profissionais. Segundo um levantamento das Nações Unidas (ONU), a geração Z corresponde atualmente a 36,7% da população mundial (de 10 a 25 anos). A expectativa é de que, juntamente com a geração Alpha (nascidos a partir de 2010), ambas somem globalmente 50% em 2030.
Como surgiram em meio a um boom tecnológico e digital, os integrantes desta geração são considerados nativos digitais, com grande habilidade para aprender e usar as ferramentas do mundo virtual. Sem falar que é a geração mais educada da história, com 57% matriculados em um programa de graduação de dois ou quatro anos, contra 52% dos millennials e 43% da Geração X,
Por estarem chegando ao mercado de trabalho com expectativas e comportamentos muito diferentes das gerações passadas, acredita-se que este grupo de jovens profissionais causem muitas rupturas e mudanças profundas no mundo corporativo.
E embora sejam extremamente competentes e preparados, são também céticos e pragmáticos, ou seja, não tendem a vestir a camisa da empresa facilmente. Por isso, para que as organizações consigam atrair e reter esses novos talentos, será preciso estar preparado para estas mudanças desde já.
De maneira geral, a geração Z espera que as empresas ofereçam ambientes estimulantes, rotinas de trabalho mais flexíveis, e independência na execução de suas funções.
A autonomia geográfica também é muito importante. Motivo pelo qual os modelos de trabalho remoto e híbrido tiverem tanta aderência, mesmo com o enfraquecimento da pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 a 2022. Cumprir metas e demandas faz muito mais sentido para esta geração do que simplesmente cumprir horário.
Além de prezar pela liberdade, a geração Z também valoriza muito a diversidade, a inclusão e as causas sociais. Organizações engajadas, antenadas e socialmente responsáveis tendem a chamar a atenção destes novos profissionais. Cumprir um propósito com o seu trabalho é o que os mantém energizados e produtivos.
Os GenZ também são sedentos por novas experiências e pela oportunidade de desenvolver diferentes competências. Por isso, a preocupação em manter um ambiente de trabalho motivado e colaborativo é essencial para garantir o bom desempenho e a satisfação destas equipes.
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Gallup, em 2022, 54% dos colaboradores da Geração Z, são ambivalentes ou estão insatisfeitos com o seu trabalho.
Já dados do Ministério do Trabalho e Previdência, coletados no Brasil em 2020, mostram que quase 25% dos jovens, entre 18 a 24 anos, permanecem dentro de uma empresa por menos de três meses. Esse grupo é equivalente a 2,47 milhões de pessoas; 24,1%, o equivalente a 2,4 milhões de jovens, ficam de um a pouco menos de dois anos em um emprego.
A geração Z também apresenta um índice mais alto de problemas de saúde mental do que as gerações anteriores. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela American Psychological Association, os adultos da Geração Z (18 a 23 anos) relataram um nível médio de estresse de 6,1 em 10, o mais alto de qualquer geração. Além disso, 75% dos adultos da geração Z declaram ter sentido um ou mais sintomas de depressão.
Apesar de serem diferentes de qualquer outra geração, os profissionais GenZ têm muito a oferecer para o crescimento das empresas. Para que a sua organização esteja preparada para receber e manter estes profissionais em seu quadro de funcionários, confira cinco estratégias que podem ser adotadas:
Os GenZ adoram aprender novas skills e buscam rápida ascensão, mas também sentem falta de líderes que possam orientá-los a seguir o caminho certo. Programas de mentoria que envolvam os profissionais mais experientes da sua empresa pode ser uma ótima oportunidade para que diferentes gerações possam se motivar e trocar experiências.
Para construir confiança e maior conexão com estes profissionais, é importante que as informações e mensagens sejam compartilhadas de maneira clara, didática e transparente. Estes jovens têm necessidade em saber o que está por trás de certas decisões e processos, pois foi uma geração fortemente impactada pela crise econômica e sanitária causada pela pandemia.
Justamente por terem vivenciado anos de tantas incertezas e preocupações, os Gen Z precisam se sentir seguros e certos de que estão no caminho certo. Por isso, conversas frequentes com gestores e profissionais experientes para que se mantenham confiantes e motivados.
Se for possível, ofereça a estes profissionais a liberdade de escolher o seu horário de trabalho e ambiente de trabalho, desde que prazos e processos sejam sempre respeitados. Se a atividade não permitir este tipo de autonomia física, permita espaço para que eles tomem algumas decisões por conta própria e se sintam à vontade para expressar as suas opiniões e ideias, sem constrangimentos.
Implemente benefícios e práticas que ajudam a saúde mental de suas equipes. Folgas adicionais, programas de bem-estar, sessões com profissionais da saúde, treinamentos são algumas das estratégias que podem ser adotadas.
Se você é sócio ou CEO de uma empresa, deve fazer o Parceiros para Excelência - PAEX. O programa irá proporcionar um aprendizado em rede, sobre como as empresas estão desenvolvendo estratégias, por exemplo, para atrair e reter talentos da Gen Z.
A solução aumenta a capacidade dos executivos em resolver problemas e aprimorar competências gerenciais, construindo um modelo de gestão orientado à estratégia e aos resultados.
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