A força do PDCA – Planejar, Executar, Checar e Agir – para as empresas familiares
11/06/2015
Em algum momento da sua caminhada empresarial você deve ter ouvido ou lido a expressão PDCA e sobre como essas letras juntas são importantes para a gestão das empresas. Mas essa é uma sigla mágica? Como ela pode ajudar na gestão da minha empresa, você deve estar se perguntando?
Vamos por partes então...
PDCA vêm do inglês e significa:
.: Plan (planejar)
.: Do (executar)
.: Check (checar)
.: Act (agir)
Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, entende que essa "fórmula" pode ser o diferencial para uma empresa seguir em frente. "O PDCA é uma ótima ferramenta para diagnosticar problemas, identificar soluções e agir. E isso tudo se aplica para qualquer natureza de empresa, seja familiar ou não".
E dentre toda essa sopa de letrinhas, Eduardo aponta como a mais crítica para as empresas a letra A.Ou seja, é na ação que as empresas familiares erram mais: "o mais difícil é a implementação das ações, mas um diagnóstico errado pode levar a sérios problemas" complementa, Eduardo Valério.
Outras ferramentas são importantes também
O PDCA é sim, uma importante ferramenta de gestão, mas há outras que devem ser levadas em consideração na hora da estratégia de gestão de uma empresa.O diretor-presidente da JValério entende que nesta área (análise e solução de problemas) é que o importante é a empresa ter na sua cultura a utilização de métodos e de disciplina para o alcance da solução dos problemas. "Mais do que isso, essas ferramentas servem para que estes problemas sejam evitados" explica Eduardo.
E como o empresário pode saber quando é hora de mudar de status (de planejar para executar, por exemplo)? Eduardo é enfático:
"Com o planejamento estratégico da empresa. É através dele que uma determinada empresa conquista a disciplina necessária para projetar o seu crescimento, implantar as ações que a conduzam na direção planejada e sobretudo nos controles e aferições dos atendimentos intermediários."
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.