O conceito de Governança Corporativa, que é o conjunto de relações entre a administração de uma empresa, seu conselho, seus acionistas, órgãos de fiscalização e controle, e outras partes interessadas, vem ganhando maior atenção nos últimos anos entre pesquisadores, especialmente no que se refere à sua função estratégica.
Exercida pelo Conselho Executivo ou Conselho de Administração, ela se compõe da Governança da Gestão do Portfólio de Iniciativas Estratégicas e de Mudanças e da Governança do Negócio, conhecida pela sigla BAU (Business as Usual), que trata dos assuntos inerentes à operação dos negócios de uma organização.
A Governança de Portfólio de Iniciativas Estratégicas é uma estrutura que possibilita a tomada de decisão visando a seleção, priorização e a efetiva gestão dos projetos, de forma alinhada com a estratégia da organização. Ela se refere também às políticas e diretrizes que determinam como as mudanças são conduzidas, executadas e controladas para a geração de valor compartilhado. Quando devidamente estruturada, ela proporciona os seguintes benefícios: