Morre em Londrina aos 76 anos José Eduardo de Andrade Vieira, dono do Grupo Folha
02/02/2015
O empresário do ramo de comunicação e proprietário do Grupo Folha de Londrina, José Eduardo de Andrade Vieira, 76 anos, morreu na manhã deste domingo (1º). Ele estava internado no Hospital Evangélico de Londrina e o óbito foi registrado por volta das 6h em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Político, ex-banqueiro, pecuarista, José Eduardo Vieira ingressou no ramo das comunicações em 1992 como sócio da Folha de Londrina. Em 1999 assumiu a superintendência do jornal.
O nome de Vieira está diretamente ligado ao antigo Banco Bamerindus, que presidiu de 1981 a 1997, até ter sido vendido para o grupo financeiro HSBC.
Na política, esteve filiado ao PTB, foi senador na década de 1990 e, durante o governo do presidente Itamar Franco, foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo, além de ser também ministro da Agricultura durante esta gestão. No governo seguinte, de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), voltou a ocupar a pasta de ministro da Agricultura, permanecendo no cargo até 1996.
Segundo informações da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), o velório de José Eduardo de Andrade Vieira será na Capela do Crematorium Londrina. O corpo será cremado neste domingo em horário ainda a ser definido.
O empresário, ex-senador e ex-ministro deixa sete filhos. A família emitiu uma nota nesta manhã. "Comovidos com a morte do nosso pai, um homem cuja vida foi um exemplo por nós seguido e que, por certo, será inspiração para as próximas gerações dos Andrade Vieira. Uma vida dedicada ao trabalho, ao desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Nosso querido José Eduardo deixa seu legado no campo e nas cidades, em todos os lugares que percorreu com seus nobres ideais. São estes sentimentos que nos moverão adiante, com a missão de manter viva sua memória e seus ensinamentos. Sob forte consternação, subscrevemos: Germano, Edson Luís, Alessandra, Tânia, Juliana, Cláudio e Alexandre".
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.