Embora não haja uma fórmula exata para uma empresa ser considerada um bom lugar para trabalhar, alguns itens se destacam entre as 25 premiadas como as melhores no Paraná em 2014. Apostar no crescimento profissional, darfeedbacks constantes, treinamentos e incentivar qualidade de vida são características comuns. Essas são conclusões do levantamento do Instituto Great Place to Work (GPTW), que realizou neste ano a 14.ª edição do ranking no Brasil e a 5.ª no Paraná.
CarreiraFuncionários que chegam à presidência demoram em média 13 anos para ocupar o cargo. Entre os presidentes, 42% fizeram carreira dentro da empresa e 31% deles são os próprios fundadores.
No ranking nacional, o Paraná é o terceiro colocado, ao lado de Minas Gerais e do Ceará, com nove empresas premiadas entre as melhores de todo o país. Fica atrás apenas do Rio de Janeiro, com 12, e de São Paulo, com 69. Entre as paranaenses, a Gazin e a Pormade estão entre as mais premiadas nacionalmente, com 12 e 13 vezes, respectivamente. “Uma das características mais interessantes é o fato de serem de regiões, portes e setores diferentes. Qualquer empresa em qualquer lugar pode ter um excelente ambiente de trabalho”, afirma o consultor do GPTW, Bruno Mendonça.
O executivo lembra que, apesar de distintas, todas possuem um aspecto que as diferencia da concorrência: a inovação. “A boa interação entre as pessoas, a maior participação dos funcionários em questões estratégicas e uma tolerância maior com erros não intencionais incentivam o fluxo de ideias inovadoras que podem impactar nos resultados de negócio”, explica.
As empresas têm estimulado os jovens talentos a fazer carreira e se desenvolverem até chegarem a cargos de chefia ou presidência. “São sólidos programas de desenvolvimento individual, que incluem os iniciantes, trainees e menores aprendizes”, afirma Mendonça.
Fonte: RENAN ARAÚJO, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO - 04/12/14
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.