A comemoração dos 80 anos de Londrina será celebrada com uma programação cultural com mais de 50 eventos das mais diferentes manifestações artísticas, incluindo solenidades que também integram a agenda. Elas foram agrupadas numa programação única, reunida por entidades e serviços públicos que se uniram para festejar a data de uma cidade que é fruto de uma experiência colonizatória que trouxe para o Norte do Paraná gente de todo o mundo e de todo o Brasil em busca de uma nova vida.
São 80 anos resultado de uma mistura das diferentes raças, culturas, regionalismos, credos e saberes, que capitaneados por extrema coragem e ousadia, transformaram um lote de terras coberto de mata em uma cidade com mais de 500 mil habitantes em tão pouco tempo. A união de homens e mulheres dispostos para o trabalho, cientes do desafio que os esperavam e da certeza da solidariedade e cooperação mútua, tornaram a tarefa menos árdua. O reflexo disso se manifesta na pluralidade cultural da cidade.
A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, destaca que “a riqueza e diversidade da bibliotecaLJPprogramação comemorativa simbolizam o que é Londrina, com pessoas ousadas, que inovam e colaboram entre si.” A secretária ainda defende que a ousadia, o anseio pelo progresso e pelo moderno, o afeto e respeito pelo passado e o apreço à cultura são marcas que perduram até hoje na cultura da cidade, e de forma nítida são perceptíveis não só nas pessoas que construíram e ainda constroem Londrina, mas também em suas empresas e instituições, sempre orgulhosas de sua origem “pé vermelho”.
Neste ano, não por acaso, a Prefeitura Municipal constituiu uma Comissão Organizadora das Comemorações dos 80 Anos da Cidade formada por 21 integrantes representando as mais variadas instituições e órgãos públicos, coordenada pelo vice-prefeito, Guto Bellusci, com a missão de elaborar um calendário com todos os eventos comemorativos à data, e que por sua deveria evidenciar toda a rica diversidade cultural que é uma das marcas de Londrina.
Como resultado da ação integrada da comissão, a secretária lembra que não surgiu apenas uma agenda cultural, mas uma agenda que demonstra também o prestígio político da cidade. “Vivemos numa cidade com grande valor histórico, político e cultural, e a agenda contempla isso, já que uma das cerimônias previstas é a homenagem do Governo do Estado à Londrina”.
O vice-prefeito Guto Bellusci afirmou que a programação é resultado de muitas mãos, assim como é a cidade de Londrina. “Buscamos otimizar, de forma conjunta, o que seriam iniciativas isoladas. A união dos diferentes segmentos retrata a história da cidade. Uma cidade de luta, de garra e de união”, disse.
Programação
No dia 10 de dezembro, às 9h, haverá uma cerimônia de instalação do Governo do Estado em Londrina e homenagem aos 80 anos da cidade. Será no IAPAR. No mesmo dia, às 19h30, haverá a cerimônia de inauguração do SESC Londrina Cadeião-Centro Cultural. Ainda no mesmo dia, às 15h, será lançada a decoração de natal da Rua Sergipe, com apresentação da Orquestra de Metais de Londrina. O Ballet de Londrina fará nos dias 9 e 10, às 20h30, a estreia do espetáculo “Sem Eira e Nem Beira”, na obra do Teatro Municipal de Londrina, que será adequado para receber o público e os artistas com segurança para apreciar o evento ao livre.
Entre as 58 ações, ainda há exposições de artes, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, atrações musicais, além da promoção de ocupações culturais em diferentes locais. A programação ainda contempla projetos especiais, como o Dia da Cidadania, Oficinas Cafés Especiais, Feira de Artesanatos e Concerto 30 Anos Orquestra Sinfônica da UEL.
A programação completa pode ser acessada no portal da Prefeitura,
www.londrina.pr.gov.br.
A agenda cultural do aniversário da cidade também está disponível no site comemorativo dos 80 anos de Londrina -
www.londrina80anos.com.br. O trabalho é resultado da parceria da Prefeitura de Londrina com diversas entidades, entre elas com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Londrina Convention & Visitors Bureau e Museu Histórico.