O médico oftalmologista
Nobuaqui Hasegawa, 68 anos, fundador do Hospital de Olhos de Londrina, o
Hoftalon, e responsável por inúmeros projetos filantrópicos na sua área de atuação, será homenageado hoje (28/11), pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, com o título de Cidadão Honorário. A concessão da honraria foi proposta pela vereadora Elza Correia (PMDB) e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD), por meio da Lei n° 12.130, de 25 de julho de 2014.
Nobuaqui Hasegawa nasceu em Guaiymbê (SP), em 4 de setembro de 1946. Veio para Londrina com a família em 1950 e viveu sua infância entre a roça de café, o bicho-da-seda e os animais. Cursou o ensino fundamental no Colégio Marista e o curso médio na capital do Estado. Ainda em Curitiba formou-se em Medicina na 1ª turma da Faculdade Evangélica do Paraná em 1973. Nos dois anos seguintes realizou a residência médica em Oftalmologia na capital e, em 1976, concluiu especialização pela Universidade de Hokkaido, no Japão.
Ao retornar a Londrina em 1977, iniciou seu trabalho num consultório médico, para em 1991 fundar o Hoftalon, à época um pequeno prédio com aproximadamente 500 m². Investiu todos os seus recursos neste sonho e hoje o hospital apresenta uma área construída de 2.277 m². O Hoftalon atende anualmente cerca de 250 mil consultas de pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza aproximadamente 14 mil cirurgias, sendo 80% delas também pelo SUS.
Projetos sociais - Em 2006, Nobuaqui Hasegawa criou o projeto Primeiros Olhares, que já atendeu mais de 1.800 crianças carentes e aproximadamente 60 instituições, certificado em 2011 pelo programa Nós Podemos Paraná. Em 2007 criou o projeto Glaucoma, reconhecido por meio do prêmio Caio em 2011 e realizou milhares de atendimentos gratuitos de consultas, exames e cirurgias. Em 2013 passou a atender os detentos da Penitenciária Estadual de Londrina e da PEL II.
Desde 2003, Nobuaqui é membro da Comissão de Prevenção da Cegueira e Reabilitação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Também registrou participações no Conselho Municipal de Saúde, no Comitê de Urgência e Emergência, e no Conselho Fiscal da Unimed de Londrina. Em 2007, o Hoftalon foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Londrina com a Comenda Ouro Verde, um das mais importantes honrarias concedidas a entidades que prestam relevantes serviços à coletividade.
A vereadora Elza Correia, principal autora da proposta que concede Cidadania Honorária ao oftalmologista Nobuaqui Hasegawa, disse que ao aprovar a homenagem, a Câmara de Vereadores faz uma justa homenagem ao profissional que sempre ofereceu tratamento humanizado e igualitário aos pacientes, que valorizam o ser humano. "O doutor Nobuaqui não é simplesmente um oftalmologista, mas um ser humanista e generoso, que sempre pregou uma saúde justa para todos e está muito presente nas questões sociais da cidade. Merece muito esta homenagem", afirmou a vereadora.
A solenidade em homenagem ao médico Nobuaqui Hasegawa será realizada nesta sexta-feira (28/11), às 20h, na sala de sessões da Câmara de Vereadores, com transmissão online por meio do site
www.cml.pr.gov.br.
Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa
Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR
Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR