Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, explica que a preparação do herdeiro deve começar desde a fundação da empresa. “Poucos fundadores se dão conta de que a sucessão leva tempo e requer uma série de procedimentos e cuidados prévios que, em muitas vezes, deixam de ser atendidos e a sucessão acaba acontecendo de maneira atabalhoada”.Outro aspecto muito importante apontando por Eduardo Valério no processo de sucessão é entender o que está sendo desenhado para o futuro da empresa e para onde o proprietário quer seguir. “Esse é um fator decisivo para a montagem do processo sucessório” .
Inserir o herdeiro em qual momento?
Eduardo Valério afirma que não há uma receita pronta para isso e recomenda que os herdeiros conheçam a empresa em etapas. “Primeiro, quando são ainda pequenos, eles devem ser levados na empresa para conhecer o local. Depois ele começa com estágios nas férias, depois, alguns trabalhos pontuais. A experiência numa outra empresa é sempre fator de desenvolvimento para um herdeiro”.
Alguns cursos oferecidos pela JValério ensinam exatamente essa prática. Eduardo Valério aponta que um tipo de intercâmbio entre empresas é benéfico, justamente para que os herdeiros entendam uma empresa como executivos e funcionários sem a “proteção”da empresa familiar.
Número de herdeiros
Quando há muitos herdeiros, é preciso detectar aquele que poderá ser um administrador. Ficará mais fácil, de acordo com Eduardo Valério, identificar herdeiros com a devida competência para exercer um cargo na empresa familiar na medida que a empresa desenvolveu o seu planejamento de futuro.
“Com base nas competências requeridas no planejamento é feita uma análise de potencial com todos os postulantes ao cargo. Essa análise técnica leva em consideração aspectos técnicos da gestão e aspectos concernentes ao comportamento da pessoa. Com tudo isso em mãos, é fácil analisar o perfil de cada um e ver qual está adequado ao cargo”.
Desta maneira, o processo fica mais claro, isento e, sobretudo, aponta caminhos para o desenvolvimento das pessoas.
Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).
Sobre a JValério
A JValério foi fundada em 1998 e é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros.
A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.
JValério – Soluções Empresariais Inovadoras
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Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação
Divulgado em 04/11/14 - R7 Notícias