O conselho de sócios é um importante órgão dentro da dinâmica da governança corporativa. Eduardo Valério explica que este fórum tem como objetivo o alinhamento societário com relação aos aspectos que se referem diretamente com: - os riscos do negócio - a distribuição de lucros e dividendos - a orientação para o Conselho de Administração e - as decisões de investimento ou desinvestimento que excedam as alçadas dos demais órgãos da governança.
Eduardo explica que o conselho é responsável pela definição de limites e interesses das famílias nas suas relações com a sociedade e a empresa. "Ele funciona como portador dos interesses dos familiares em relação ao negócio, que é a empresa, bem como com o alinhamento quanto às expectativas de distribuição de lucros".
Cuidar do desenvolvimento do processo sucessório e de programas de formação e treinamento também fazem parte deste conselho.
No entendimento de Eduardo Valério, poderão fazer parte da pauta do conselho de sócios diversos assuntos pertinentes aos interesses deste público e esta abrangência é construída na modelagem do acordo de sócios. "Vale lembrar sempre em separar as questões de gestão das questões familiares e societárias" reforça o especialista.
Os critérios para a proteção patrimonial é outra função importante deste conselho. O conselho de sócios, quando trata da gestão de riscos, deve colocar na sua pauta/agenda os aspectos que poderão contribuir para a proteção patrimonial sempre acompanhado de assessoria especializada.