Inteligência Competitiva foi tema do Comitê de Presidentes em Maringá – REDE PAEX
17/10/2016
A FDC/JValério promoveram em Maringá, hoje, dia 11 de outubro, o Comitê de Presidentes com o professor convidado da FDC, Ricardo Abdala. O evento tratou de inteligência competitiva discorrendo sobre importância do monitoramento na visão prospectiva para empresas visando a cadeia de valores para o futuro, além de comparar a performance da empresa com relação ao comportamento de mercado e de tendências.
Para o professor da FDC o tema é de fundamental importância, pois a velocidade das mudanças acontece de tal forma que se a empresa não monitorar o processo com uma visão prospectiva, quando a oportunidade acontece, a empresa não consegue reagir em tempo hábil:
"Os concorrentes que estiverem monitorando com certeza sairão na frente. Além de monitorar a concorrência e o mercado, as empresas também deveriam monitorar os fornecedores e a concorrência em termos de performance." alerta o professor.
Independentemente do tipo de organização, seja primário, secundário ou mesmo o terceiro setor, o tema inteligência competitiva é relativamente recente aqui no Brasil. Ricardo Abdala ressalta a importância do tema não só para a presidência e fundadores, mas também para as futuras gerações com a perpetuação dos seus negócios:
"É importante para que eles possam se preparar para ajudar a empresa a construir o futuro e para os gerentes de nível operacional se compararem em termos de eficiência.Temos participado de projetos aqui e fora no Brasil e a percebe-se que o retorno do processo de inteligência de monitoramento destes três fatores (mercado, concorrente e fornecedores) contribuem de maneira importante não só para a construção de futuro e perpetuação do negócio mas também para tomadas de decisões com informações mais objetivas."
A inteligência competitiva atua de várias formas:
- Na visão prospectiva: Como vai acontecer e como performar diante deste cenário que virá;
- Na visão atual: Como se comportar hoje para gerar caixa e sustentabilidade no futuro;
- No processo de inovação: Construção de futuro e registro de ações aprendidas, ou seja, a geração de conhecimento organizacional para que não se cometa vários erros repetidamente.
Sobre o Professor
Ricardo Abdala é Mestre em Engenharia da Produção – Ênfase em Gestão de Negócios e Marketing, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Associado da Fundação Dom Cabral desde 2002, Ricardo atuou como Coordenador Técnico do Curso de Especialização - Ênfase em Gestão de Negócios, da Fundação Dom Cabral, 2004 -2013. Foi Coordenador Técnico dos Grupos PaexTEC e MG VII.
É Diretor Presidente da Synapses Serviços de Informação Ltda e fundador e diretor de Operações da Indicador Consultores Associados Ltda, desde 1995. Publicou o livro " Utilização da Inteligência Competitiva na Cadeia de Valor – 2006. Fatores que influenciam a decisão de utilização dos Serviços Bancários através da Internet na cidade de Belo Horizonte ", 2004. Co-autor dos livros de Administração e Controle, volumes 1 e 2. Editora Lítera Maciel, 1998.
Sobre o PAEX
Um modelo de gestão com foco em resultados para médias empresas.
O PAEX – Parceiros para a Excelência é um Programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma Parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão através da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento.
O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.