5 dicas para unir ideais profissionais e pessoais na gestão de empresas
17/03/2016
A publicidade nos engole com prazos, pressões e demandas que, somadas a cultura louca de trabalhar dia e noite, parecem estar em um looping infinito. Aprendemos desde muito cedo que passaremos mais tempo trabalhando do que nos divertindo. Mas por que não os dois? Se não trabalharmos com o que realmente acreditamos, que tenha a ver com nossos princípios, a ideia de ser feliz será cada vez mais intangível nos dias de hoje.
A palavra da vez é propósito. A questão principal para quem se aventura a empreender é bem parecida com a grande questão existencial: qual é o sentido da vida? Quando você encontra seu propósito, fica muito mais fácil acordar de manhã, conseguir apreciar e digerir cada etapa, esperar a hora certa de cada passo, e, o mais importante: trabalhar, trabalhar e trabalhar. Quando você tem propósito, tudo parece se encaixar. E pouco a pouco, você fica mais próximo do objetivo final.
Essas são 5 dicas que poderão ajudar a dosar os seus ideais de vida e suas pretensões profissionais na gestão de uma empresa.
1. Respire bons ares
Pense em realizar coisas, deixar sua marca, fazer do mundo um lugar um pouquinho melhor, que seja por algum instante. Não deixe a correria das grandes cidades e o stress do dia a dia ofuscarem as conquistas. Entenda que as vezes é preciso fazer algo que você não gosta para permitir que as coisas que você gosta aconteçam. É preciso doar-se um pouco, mas focar cada vez mais em se aproximar do objetivo final.
2. Seja líder, não chefe
Quem começa a empreender muitas vezes só tem um sonho. Não tem a estrutura ideal, nem o melhor salário a oferecer. Só é possível evoluir fazendo com que outras pessoas se sintam parte desse sonho e dividam as conquistas.
O caminho é ser verdadeiro, ser você mesmo, e praticar a empatia. Quanto mais você consegue se colocar no lugar do outro melhor vai entender todo tipo de gente. É um exercício diário. Publicidade é argumentação, é entender a necessidade do consumidor. Entenda também a motivação e as diferenças de cada colaborador: uns são motivados por grandes desafios, outros respondem mais sob pressão, tem quem prefira um ambiente mais calmo, ou então mais frenético. Tente cada vez mais se colocar no lugar das pessoas tanto internamente, com seus funcionários, quanto com os seus públicos. Admitir erros e corrigir trajetórias também são práticas que vem para somar.
3. Fuja dos modelos tradicionais
Existe uma linha tênue na hora de dividir funções. O esperado é que você tome todas as decisões e defenda os pontos de vista da empresa mas, se realmente quiser saber de tudo e tomar todas as decisões, perderá muito em agilidade. Perderá a capacidade de olhar o macro. Ficará difícil sair e olhar de fora sem se contaminar com o dia a dia. Permita que outras pessoas sugiram saídas ou soluções diferentes do que você faria. Não precisa ser dono para pensar como empreendedor e trabalhar com uma visão mais proativa.
4. Construa um ambiente inspirador
É extremamente importante trabalhar em um lugar que você se sente à vontade. Hoje acontece o fenômeno de fulano que larga tudo pra viajar o mundo e morar na praia, ou o cara que saiu da empresa que trabalhava para montar um food truck. Tem um pouco do sonho de cada um, mas no fundo também são formas de escapar daquele ambiente corrosivo, das caixinhas das empresas tradicionais. Priorize um lugar que estimule a criatividade e que permita respirar coisas boas.
5. Realize (ou não tenha medo de mudar)
Walt Disney dizia que não queria fazer filme para ganhar dinheiro, mas ganhar dinheiro para fazer mais filmes. Quanto mais você fizer, melhor você vai ser e mais vai querer fazer. É claro que a sensação de plenitude vai se aproximando à medida que você acumula novas conquistas, mas é preciso ser um pouco inquieto, insatisfeito. Foi isso que tirou o homem da caverna. É a ambição do homem de explorar o mundo e de construir coisas novas. É a ânsia que trouxe a roda, todas as invenções e o progresso. No fundo, a realização pessoal é um conjunto de pequenas conquistas acumuladas.
Fonte: ADnews
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