Descubra como o Grupo Jardim da Saudade impulsionou ainda mais sua atuação após 50 anos no mercado por meio da participação no PAEX, o programa da JValério para quem almeja exercer as melhores práticas dentro de um robusto sistema de gestão
Após 50 anos de existência, o que mais um negócio neste patamar de maturidade empresarial poderia querer? Apesar do questionamento soar abrangente, a verdade é que mesmo com um legado como esse a maioria das empresas ainda precisam encontrar maneiras de se manter em constante movimento em meio à concorrência acirrada.
Partindo da premissa, é nítido que entre as administrações bem-sucedidas está justamente a capacidade de enxergar tal realidade como uma oportunidade de se reinventar e expandir, fato que leva muitas delas a participarem do Parceiros para a Excelência, ou simplesmente PAEX, como é o caso do Grupo Jardim da Saudade. Com atividades em Curitiba e Pinhais, ambas no Paraná, e em Blumenau (SC), a empresa conta com 140 colaboradores que foram expostos, direta ou indiretamente, ao intercâmbio de experiências proposto pela intervenção.
A começar pela postura aberta à novas ideias e de caráter inovador, o empreendimento que está há meio século no segmento funerário - oferecendo uma vasta gama de serviços ao longo do processo de luto e preservação da memória -, é conduzido de modo que a tomada de decisões não seja centralizada, pelo contrário, mas sim pautada em um propósito comum capaz de impactar toda a estrutura organizacional.
Diante do cenário, viram no PAEX - programa idealizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a JValério Gestão e Desenvolvimento -, a oportunidade ideal de ampliar o sólido trabalho realizado. Ao entrarem no ciclo virtuoso idealizado pelas instituições voltadas à educação corporativa, tanto o mindset como a metodologia do suporte - especializado em cemitérios, estruturas para velórios, crematórios e planos funerários com abrangência nacional -, passaram por diversas alterações positivas que puderam ser sentidas de ponta a ponta.
Para a diretora executiva, Bruna Louissi Garcia Miranda, ao abrir as portas do grupo para a parceria formalizada a partir da presença de um especialista no dia a dia, foi possível estabelecer uma visão holística com grande potencial transformador. “Assim como um divisor de águas, o PAEX nos permitiu enxergar o futuro e quais ações seriam indispensáveis para que, juntos, pudéssemos superar desafios e compreender os meios necessários para atingir as metas traçadas”, analisa.
De acordo com Bruna, ao buscar alinhamento com as melhores práticas por meio dos novos modelos de gestão provenientes do PAEX, ficou mais fácil contar com a colaboração e engajamento de todos os envolvidos, em diferentes níveis hierárquicos, durante o percurso. Não por acaso, aqui ela resumiu perfeitamente o alvo central do PAEX, que é possibilitar a construção conjunta de saberes a fim de ir mais longe na escalada de crescimento rumo ao sucesso ou a manutenção dele.
Entre as principais reflexões trazidas pelo sponsor, orientador técnico que passou 12 meses observando de perto o funcionamento de toda a engrenagem, está a conexão entre setores no intuito de manter os canais de comunicação sempre abertos e acessíveis. “Em primeiro lugar, tivemos que entender os ambientes interno e externo para, em seguida, disseminar as informações coletadas de forma franca e transparente com os demais membros da equipe. Feito isso, internalizamos o que deveria ser executado até chegarmos ao consenso de evitar ações isoladas, altamente prejudiciais, e passamos a correr a maratona conscientes da importância dessa convergência”, diz.
Inspirados pelo método, Bruna acredita que houve aumento do profissionalismo e do conhecimento, mensurados em discussões mensais incorporadas à rotina dos gestores de departamentos. “Graças ao sincronismo conquistado via PAEX conseguimos lidar melhor e coletivamente com as ferramentas que constituem sistemas de gestão robustos, a exemplo do nosso principal objetivo”, conclui.
Clodoaldo Oliveira, diretor da JValério. enfatiza que a proposta do PAEX é contribuir na formação de lideranças bem preparadas e resilientes, para que tenham o perfil desejado tanto pela organização como pelo mercado, sobretudo, à frente de projetos que exijam acompanhamento contínuo pelos próximos anos. “Entramos em cena exatamente no momento em que as organizações já estabelecidas em seus respectivos nichos sentem que chegou a hora de criar novas rotas a partir de um mapa estratégico definido a quatro mãos: do sponsor da FDC e do cliente”, finaliza.