Um bom planejamento permite um crescimento ordenado, mesmo que ocorram mudanças no cenário econômico
Segundo o dicionário Aurélio, estratégia vem do grego strategia, e remete a um cargo do comandante de uma armada, uma manobra ou um artifício militar. Essa palavra tão utilizada pelos guerreiros de Roma adquiriu outros significados nos dias de hoje. Claro que não estamos indo para a guerra – literalmente –, mas podemos afirmar que manter um negócio de sucesso no mundo pós-moderno é uma verdadeira batalha. Por isso, ter uma estratégia bem definida é crucial na administração de empresas.
Estratégia é um conjunto de metas e objetivos anteriormente traçados pelos administradores de um negócio, visando à concretização de uma situação no futuro. Sendo assim, a estratégia, geralmente, é delineada a médio e longo prazo. Quando determinada, deve mobilizar o corpo empresarial como um todo, ou seja, todos os setores e organismos do negócio. Em um português mais corporativo, a estratégia é o planejamento, execução e o controle de ações. Abrange os departamentos comercial, pessoal, financeiro, de comunicação, operacional, entre outros.
A estratégia empresarial é importante porque é através dela que o gestor conseguirá responder a questões fundamentais. Como tocar um negócio em um ambiente inconstante? Devo investir em infraestrutura, capacitação ou pesquisa e desenvolvimento? Quanto de capital preciso ter para expandir o negócio? Os recursos que tenho são suficientes para expandir o faturamento? Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas com uma boa estratégia.
Um planejamento bem feito permite olhar para o futuro, mesmo que seja impossível prever, com exatidão, as mudanças que irão ocorrer na sociedade, nos consumidores, nos produtos e nas empresas. O best seller de literatura corporativa “Buil To Last”, dos americanos Lim Collins e Jerry I. Porras, aponta que há um ponto em comum entre empresas de sucesso que sobrevivem por anos a fio, como Disney e Motorola.
Segundo eles, todas têm uma missão, visão e série de princípios bem definidas, as quais norteiam todos os organismos da empresa a caminharem rumo a uma direção. Mesmo que esse caminho tome acessos diferentes para atender a necessidades imprevisíveis no decorrer do percurso, a sinergia entre os membros desse corpo permite que o trabalho continue de forma coerente. Esse é um tipo de administração estratégica de alto nível.
Para empresas que estão nascendo agora, montar uma estratégia vai permitir um crescimento ordenado, com conhecimento e entendimento das potencialidades e limitações da organização e de sua operação, além de compreensão sobre os resultados reais que podem ser alcançados. Para organizações que já existem há algum tempo, a estratégia é essencial para manter a competitividade. Em muitas delas, a reestruturação de produtos e serviços pode ser necessária para sobreviver às novas demandas.
Há cinco componentes necessários para executar uma boa estratégia empresarial. São elas: pessoas, recursos, organização, sistemas e cultura.
Pessoas: uma equipe bem qualificada, engajada e técnica faz total diferença no resultado concreto de uma estratégia. Por isso, na hora de contratar, é preciso verificar se o profissional possui as competências e habilidades para determinado trabalho.
Recursos: recurso é tudo aquilo que temos à disposição, como mão de obra e dinheiro. Esse conjunto de fatores permite a implantação da estratégia. Saber destiná-los é um desafio, que interfere diretamente na eficiência do resultado.
Organização: todos os membros que compõem a empresa precisam estar cientes da estratégia pela qual trabalham e aonde querem chegar. Além disso, é necessário esclarecer qual o papel de cada pessoa no processo. Isso possibilitará uma execução bem organizada.
Sistemas: toda estratégia precisa não só de um, mas de vários sistemas atuando de forma concomitante. As ferramentas de trabalho permitem que haja funcionalidade nas atividades.
Cultura: a valorização do fator humano ainda é deficiente nas organizações brasileiras. Em períodos de mudanças ou fundações, como a implementação de uma estratégia, o estresse e o desgaste mental são praticamente inevitáveis. Por isso, ter políticas de cultura bem estruturadas, com foco na valorização das pessoas, respeito e união, é importante para manter um bom ambiente de trabalho e nível de produtividade.
Essas são só algumas das etapas necessárias para elaborar uma estratégia empresarial. Quer conhecer todos os passos do desenvolvimento de estratégia com os melhores especialistas do mercado? Então, você precisa conhecer o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD, da JValério Gestão e Desenvolvimento em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
A formação é aplicada em formato carrossel, de modo que os participantes podem ingressar no programa em momentos diferentes do ano. Entre os conteúdos previstos estão temas como estratégia, projetos, finanças, marketing, processos e gestão de pessoal, em aulas presenciais e online.
Os módulos presenciais têm 16horas de duração, divididos em dois dias consecutivos de 8horas. Já os online são compostos de 4 encontros de 3,5 horas cada. As turmas são formadas por até 25 pessoas. Para saber mais, acesse acesse este link.