Como formar um time de alta performance?

05/07/2023
Como formar um time de alta performance? | JValério

Boas políticas de recursos humanos refletem na produtividade e, consequentemente, nos resultados da organização

A atração e retenção de talentos é uma preocupação constante dos gestores. Em muitos negócios, o sucesso depende do capital intelectual da força de trabalho para a promoção de bons resultados a curto e longo prazo. Daí a preocupação em manter a equipe motivada e engajada com o propósito da organização.

Sem dúvidas, um time de alta performance é formado por colaboradores que dão o melhor de si e compreendem a importância do seu papel para o funcionamento da engrenagem e para que os objetivos do grupo sejam alcançados. A sinergia entre os colaboradores das diferentes áreas, além das competências individuais, são o ‘pulo do gato’ para formar equipes de alto desempenho.

Vamos falar sobre isso neste artigo. Continue a leitura para saber como melhorar a produtividade do seu time e alcançar as metas da organização.

As principais características das equipes de alta performance

Alguns fatores influenciam no desempenho dos colaboradores. São eles:

  • Multidisciplinaridade: profissionais de diferentes áreas, com experiências, conhecimentos, especialidades e competências diversas;
  • Complementaridade: as habilidades individuais dos membros da equipe devem se complementar;
  • Colaboração: os profissionais devem trabalhar de maneira colaborativa, ou seja, um contribuindo com o outro em busca de um resultado comum;
  • Alinhamento: os colaboradores precisam se sentir parte de um mesmo barco e entender por qual caminho devem navegar;
  • Comunicação: a comunicação deve ser clara e objetiva, com o mínimo possível de ruídos;
  • Autonomia: os colaboradores devem ter autonomia na execução de suas tarefas;
  • Confiança: a autonomia sobre a qual falamos acima, influencia na confiança mútua entre líder e liderados;
  • Comprometimento: os colaboradores devem estar comprometidos com os resultados da organização.

Agora, aproveite essas instruções e faça uma avaliação da sua própria equipe: quais dessas características estão presentes na rotina da sua organização? Após esse diagnóstico inicial, é hora de partir para a ação. Veja a seguir algumas dicas para formar equipes de alta performance.

6 dicas para melhorar o desempenho do seu time

Geralmente, colaboradores que se destacam são pró ativos e produtivos, mas são a minoria dentro de uma equipe. A boa notícia é que, com algumas ações, essas características podem ser predominantes em todo o grupo.

Formar uma equipe de alta performance é um desafio, mas está longe de ser impossível. Para isso, é necessário melhorar o clima organizacional e criar um ambiente que estimule a produtividade, o respeito mútuo e com incentivos para que as pessoas explorem o seu potencial ao máximo.

Veja, a seguir, algumas dicas para montar um time de alto desempenho.

1. Incentive o engajamento do time

Um time engajado trabalha feliz e em busca de um propósito comum, sugere inovações, bate metas e atua em parceria com as lideranças para resolver os problemas.

Mas esse tipo de vínculo não acontece como num passe de mágica: os líderes precisam promover essa proximidade por meio de uma liderança empática, com capacidade de escuta ativa. Estar disponível, debater ideias, tirar dúvidas sobre funções e pedir sugestões são formas de mostrar para os colaboradores que a opinião deles importa e é valorizada. Assim, eles farão de tudo para que suas metas individuais e de todo o grupo sejam cumpridas.

Portanto, um bom ambiente de trabalho é construído pelas lideranças.

2. A importância dos feedbacks

Uma rotina de feedbacks úteis é imprescindível para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso. Para isso, estimule uma cultura aberta e contínua de feedback. Assim, os colaboradores estreitam suas relações interpessoais e trabalham alinhados.

Quando as lideranças implementam uma cultura de feedback, os integrantes da equipe recebem avaliações pessoais com naturalidade e se sentem confortáveis para receber e dar sugestões, análises e insights.

Essa é uma característica de equipes de alta performance. Com esse nível de confiança, eles se tornam mais propensos a colaborar mais e dar suporte para o trabalho das chefias diretas.

3. Promova a melhoria contínua

Promover a melhoria contínua significa primar pelo aperfeiçoamento de forma constante, para alcançar resultados cada vez melhores. A melhoria contínua deve fazer parte, inclusive, da cultura organizacional, como uma forma de estimular a inovação.

E quando falamos em inovar não nos referimos a feitos extraordinários, como reinventar a roda, mas estar atentos a detalhes e formas de melhorar processos que fazem parte da rotina da empresa. A melhoria contínua pode resultar em diminuição de custos, redução de erros e retrabalho, por exemplo, que interferem na produtividade da equipe.

Por isso, os líderes devem estimular o desenvolvimento profissional e a busca contínua por conhecimento, por meio de treinamentos. Dessa forma, os colaboradores se manterão atualizados em relação às demandas do mercado e às técnicas mais recentes.

Quem é leitor assíduo do nosso blog já ouviu falar do termo lifelong learning (algo como "aprendizado contínuo"), que tem sido muito utilizado no meio corporativo, diz tudo sobre essa mentalidade, que deve ser encarada como um estilo de vida. Afinal, com a tecnologia cada vez mais presente na sociedade, todo dia, temos que revisar nossos conhecimentos para acompanhar as tendências do mercado.

4. Comunicação eficiente

Os gargalos na comunicação são prejudiciais para o sucesso de qualquer equipe. Afinal, trabalho em equipe requer alinhamento para que tenha êxito. Algumas ações podem melhorar a eficiência da comunicação no mercado de trabalho, como:

  • reuniões periódicas (quinzenais ou mensais), para que todos discutam o que está sendo feito e fiquem na mesma página.
  • desenvolvimento de uma newsletter semanal, que informe a todos sobre as novidades da empresa, estratégias, lançamentos, investimentos em treinamentos e funcionários que se destacaram para valorizá-los e incentivar os demais.
  • implementação de políticas de feedback.
  • em caso de empresas com muitos funcionários no home office, manter a rotina de reuniões e estratégias para aproximação da equipe com as lideranças. A sensação de pertencimento não se pode perder com o trabalho à distância porque influencia na motivação dos colaboradores.

5. Ofereça possibilidades de crescimento

Planos de carreira, promoção de capacitação e treinamentos e benefícios corporativos são fatores valorizados sobretudo pelas novas gerações - estudos indicam que o salário não os prende a um emprego. Todos esses esforços por parte da organização fazem com que os colaboradores se sintam reconhecidos e isso pode ser um combustível para que desempenhem seu papel cada vez melhor.

6. Política de contratações eficientes

As contratações devem ser levadas a sério pelas lideranças. Encontrar talentos que, naturalmente, estejam alinhados aos objetivos e ao clima organizacional do negócio, facilitam a formação de equipes de alta performance.

Outra forma é testar as mesmas formações de equipe durante um bom tempo para que os colaboradores entendam o modo de agir de cada um dos membros. Assim, será mais fácil montar times produtivos e que se respeitam mutuamente.

Tudo isso ajudará na continuidade, ou seja, na retenção de talentos, que é um dos grandes desafios das empresas na contemporaneidade.

Formando lideranças capazes de montar equipes de alto impacto

Como já dissemos neste artigo, a formação de times de performance elevada é um trabalho que deve ser conduzido pelos líderes. E a gestão de pessoas faz parte do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD, da JValério Gestão e Desenvolvimento, com a chancela da Fundação Dom Cabral (FDC).

O PDD auxilia os gestores a promover mudanças na organização e se posicionarem estrategicamente no mercado. São seis módulos cuidadosamente elaborados para aprimorar as vendas e tornar o negócio mais competitivo.

Entre os temas, estão a evolução e gestão das mudanças nas organizações, bem como a análise de cenários, a importância da sustentabilidade e da internacionalização. O Design Thinking é uma das metodologias utilizadas especialmente para fazer os líderes refletirem e serem mais assertivos na condução da empresa.

Para saber mais, acesse: https://materiais.jvalerio.com.br/pdd.

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